Excertos da versão alemã integral de A. Schaeffer, trad. por Zilda Hutchinson Schild
Assim que ficou sozinha, Psique, transtornada e agitada, inquieta-se apanhada nas correntezas do sofrimento que a transporta de um lado para outro como se fosse um mar; embora resolvida a perpetrar o crime, ela subitamente hesita, sem poder resolver-se, arrastada por pensamentos contraditórios que aumentam a sua indecisão, impulsionada pelos vários efeitos que a infelicidade parece lhe causar. Ela se decide, (...)
Página inicial > Arte e Simbolismo
Arte e Simbolismo
-
Eros e Psique 5
6 de abril, por Cardoso de Castro -
Eros e Psique 2
6 de abril, por Cardoso de CastroExcertos da versão alemã integral de A. Schaeffer, trad. por Zilda Hutchinson Schild
Nesse lugar adorável, em meio ao vale florido, deitada sobre a relva coberta de orvalho, Psique adormeceu de mansinho. Depois de descansar bastante de tantas emoções, recuperada pelo sono reparador, ela ergueu-se com o espírito muito mais tranquilo.
Logo viu um bosque de grossas árvores gigantescas; viu uma fonte de águas transparentes e brilhantes e, no âmago desse bosque, um palácio principesco, que não fora (...) -
Bernard Dubant Castañeda
28 de marçoBernard Dubant teve o trabalho de sintetizar a obra de Castañeda, apreciando-a sob a ótica tradicionalista. De seus três livros publicados, apresentamos já alguns excertos, e nesta página nos voltamos para o último livro, "O Retorno do Espírito", em sua versão em espanhol realizada por Milagro Revest Mira. Excertos El «hombre natural» El hombre archi-racionalizado de los tiempos modernos intenta justificarse y hacer apreciar el mundo incongruente al que está ligado hablando de progreso, de evolución, (...)
-
Finalidade dos Hinos
28 de marçoConsiderações de Teofano o Recluso A Prova de Todas as Coisas A finalidade dos hinos da Igreja
"Falando a vós mesmos em salmos e hinos e cantos espirituais, cantando e fazendo melodia em vossos corações ao Senhor" (Ef. V,19).
Como deveríamos interpretar estas palavras? Significam que quando estiveres plenos do Espírito, deveríeis então cantar com vossa boca e vosso coração? Ou que se quiseres estar plenos com o Espírito Santo, deveríeis primeiro cantar? Deve o canto com a boca e o coração, mencionado (...) -
Perenialistas Philokalia
28 de marçoAlguns dos perenialistas tiveram um reconhecimento especial pela tradição ortodoxa cristã, fazendo várias referências em suas obras. Algumas destas referência podem ser estudadas aqui. René Guénon Cartas Sin duda hay verdad en lo que decís con respecto a Santo Tomás; estaría totalmente de acuerdo con M. Préau, que llega incluso hasta a considerar a Aristóteles y Santo Tomás como los primeros responsables del racionalismo moderno... lo que es quizás incluso un poco exagerado. Desde el momento que ellos (...)
-
Perenialistas Vigilância
28 de marçoPerenialistas Frithjof Schuon:
Os termos oratio e jejunium implicam que a invocação do Nome - ou dos Nomes - deve sempre ser acompanhada pela perfeita sobriedade, o que quer dizer que não se deve esperar qualquer resultado durante a invocação; toda a nossa satisfação deveria vir somente do fato que estamos praticando a invocação ou que estamos em presença do Nome. Não se deve ter expectativas de qualquer graça sensível; é necessário se comportar como se a graça virá apenas no momento da morte. Pois o (...) -
Apotegmas
28 de marçoApophthegma é uma palavra grega que significa "dito breve", por conseguinte se aplica a sentenças ou máximas. "Apoftegmas dos Padres" refere-se ao conjunto de sentenças breves proferidas pelos antigos padres cristãos que viviam em sua maioria no deserto, praticando oração e asceses; eram sentenças que propunham uma doutrina, uma norma de vida espiritual, ou narravam um episódio instrutivo, edificante, da vida desses ascetas; referiam assim ditos ou feitos de famosos homens de virtude. (D. Estêvão (...)
-
Faivre Gnose
28 de marçoEmbora não se possa considerar Faivre como um pesquisador da tradição gnóstica, seus estudos intensivos sobre suas ramificações no esoterismo ocidental, lançam alguma luz sobre a Gnose e o Gnosticismo primordial e sobre suas prolongações no Ocidente.
Excertos de "O Esoterismo" (Ed. Papirus)
Segundo Antoine Faivre, o Esoterismo corresponde ao que se entende geralmente por "gnose", donde decorre o Gnosticismo dos primeiros séculos de nossa era que não é senão um caso bastante particular. Convém com (...) -
Nadidade
28 de marçoVIDE: POBREZA; KENOSIS, NADA, VAZIO Perenialistas Andre Allard - Allard l’Olivier: L’ILLUMINATION DU COEUR
Quando se abre o Olho do Coração, a mente humana vê que é, desde sempre e para todo sempre, vista por Deus que se mira nela. Então, o Existir divino ressoa nesta mente, de sorte que esta mente experimenta que nada é existencialmente senão Deus que nela ressoa, e que todo o resto, a psique, o corpo, e além do corpo, o o mundo das coisas sensíveis em seu conjunto, não existe, jamais existiu, não (...) -
Bonet Simbolismo Espaço
28 de marçoSimbolismo del Espacio Excertos de "Iniciación al Simbolismo"
El Ser humano, peregrino en este mundo hacia otro lugar «lejano», nos da, por esta su condición de extranjero, la primera connotación simbólica. El término «peregre» significa «cruzar el campo», atravesar extraviado el agro. La idea subyacente es que el hombre «erra» a través del espacio, recorriendo mil caminos porque, justamente, quisiera anular las distancias y el sufrimiento de la separación. Estar en el espacio, representa «estar fuera», (...)