Página inicial > Antiguidade > Judaico-Cristandade
Judaico-Cristandade
Cristandade não se confunde com Cristianismo. A Cristandade é a graça da libertação no advento da “liberdade dos filhos de Deus ” (Rm 8,21). O Cristianismo vive da Cristandade para organizar e impor padrões fixos de comportamento nas ordens, nos rituais, nas respostas. Embora sempre convivam no empenho de um mesmo envio histórico, Cristandade e Cristianismo não se integram nem se abraçam para, sempre em todos os planos e em todas as épocas. Mas, em qualquer tempo e lugar, a Cristandade é e tem sido a caminhada da “libertação da verdade” de Deus nas chegadas históricas. Apesar de seguir a Cristandade, nem sempre o Cristianismo lhe tem acompanhado a libertação. Muitas vezes mesmo, tenta substituí-la por uma liberdade sem verdade. E então o desamparo toma conta e se torna um destino mundial. O niilismo, a morte de Deus e do homem , a pretensão de produzir tudo enchem de decadência os palcos da história. A Cristandade parece sucumbir de todo no Cristianismo, a liberdade parece sufocar a verdade, a instituição parece garrotear a vida e a letra parece matar o espírito. [CARNEIRO LEÃO, Emmanuel, Aprendendo a pensar . Volume II. Petrópolis: Vozes, 1991]
-
Schaya (CD:493-496) – Seth
8 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
De acordo com a Cabala (cf. Zohar, I, 54 a-55 a), Caim encarna o mal, Abel o bem, e Seth a própria Vida divina.
O pecado original do homem repercutiu em toda a esfera da existência humana. Sendo o centro, o mediador, o "rei" de seu mundo, o homem causou por sua própria culpa uma mudança completa em seu estado terreno, sua própria queda para um estado inferior, tanto análogo quanto inverso ou caído em relação ao estado paradisíaco. O ato de união de Adão e Eva no "conhecimento do bem e do mal", (...)
-
Schaya (Cabala:51-55) – Tiphereth
7 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
Tiphereth é a Sephirah mediadora por excelência, o «Coração» de Deus ou Sua «Misericórdia» (Rahamim) que abarca e fusiona tudo o que, no Mundo da Emanação, se encontra «no alto» e «em baixo», «à direita» e «à esquerda».
Tiphereth, a «Beleza» de Deus, é Sua Unidade infinita, enquanto Ela Se revela como Plenitude e Harmonia beatíficas de todas Suas Possibilidades. Ao passo que estas residem em Kether em sua Identidade suprema, em Tiphereth elas aparecem como tantos Arquétipos particulares, dos quais cada reúne-se (...)
-
Abade Stéphane – Interpretação Metafísica da Trindade
7 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
Las tres interpretaciones de la Trinidad dadas por F. Schuon (Comprender el Islam) pueden obtenerse por transposición metafísica del dogma cristiano, bien a partir de las Hipóstasis , o bien a partir de las Procesiones divinas, por medio de un conjunto de correspondencias analógicas o de «identificaciones misteriosas» entre los elementos de las tres «representaciones». En el caso de las Hipóstasis, la base de la analogía será la «determinación»; en el caso de las Procesiones divinas, será la (...)
-
Schaya (Cabala:129-133) – Humano na Cabala
7 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
O que é então o homem? É feito de pele, de carne, de ossos e de nervos? Não, é a alma que constitui realmente o homem; a pele, a carne, os ossos e os nervos só formam seu envelope, seu “hábito”, mas não são de modo algum o homem ele mesmo.
Metatron é Deus em Ato; é por isso que a Tradição o designa como "pequeno YHVH", a Manifestação universal do transcendente "grande YHVH", ou mesmo como o divino "Príncipe da Face" (Sar ha-Panim), a primeira Revelação da Schekhinah. Ele é o “Anjo” ou o “Enviado” (Malakh) (...)
-
C. del Tilo – Bíblia
6 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
Por lo que se refiere al texto mismo, los manuscritos de Qumrán nos han confirmado lo que los especialistas ya suponían: que parecen existir tres grandes tradiciones escritas de la Biblia, es decir, tres textos fundamentales que presentan entre sí ciertas variaciones en cuanto a detalles.
La tradición hebraica tiene su fundamento en la Biblia, que consta, según el cânon hebreo, de 39 libros:
1. Los cinco libros de Moisés o la Tora.
2. Los primeros Profetas: seis libros.
3. Los Profetas (...)
-
Schaya (Cabala:36-39) – Kether - Coroa
6 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
Kether, o único Real, por um lado, permanece oculto nEle mesmo, em Sua Transcendência absoluta, e por outro, Se manifesta como Imanência incriada, no seio de Seu próprio reflexo transitório: a criação.
Kether, a “Coroa” — denominada também Kether elyon, a “Coroa suprema” entre todas as “Coroas” divinas, Sephiroth, ou Princípios universais — é a Toda-Realidade incriada e infinita de Deus. Nada Dele está fora; o nada não existe, pois se existisse, não seria mais nada, mas realidade de sua Realidade.
Kether, (...)
-
Orbe (ASI:8-13) – Duas Criações segundo Irineu
6 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
Aparte a série de anthropos (primus, secundus, tertius) que forma os três grandes anéis da estrita teologia (Irineu de Lião I, 30), os gnósticos sentiam-se livres para multiplicar “homens” entre os arcontes dos céus planetários, outorgando ao termo anthropos um alcance vasto e equívoco.
Entre gnósticos, o anthropos adquire uma dimensão divina, prévia ao aparecimento do mundo sensível.
Aparte a série de anthropos (primus, secundus, tertius) que forma os três grandes anéis da estrita teologia (Irineu de (...)
-
Schaya (Cabala:46-51) – Hesed-Din / Graça-Rigor
6 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
Hesed é o Amor de Deus, que criou o mundo em precedendo Seu Rigor, Din.
O primeiro «traço» que aparece na «Pequena Face» de Deus, é Hesed, Sua «Graça». «Hesed» vem (qualitativamente) do lado do Pai (Hokhmah)», mas hierarquicamente do lado da «Mãe», Binah. O Fluxo infinito e indistinto de pura Beatitude, Hokhmah, não permanece o que é senão no seio da Tri-Unidade Suprema, onde vai — simbolicamente falando — de Face à Face divinas, sem sofrer qualquer modificação. Quando sai da «Grande Face» para engendrar a (...)
-
Schaya (CD:496-499) – Corpo Paradisíaco
5 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
O espírito não experimenta verdadeira alegria senão revestido do corpo paradisíaco; nele, ele se repousa e se move, e contempla sem cessar os Mistérios supremos que não poderia penetrar e assimilar, estando envelopado do corpo terrestre.
O que acabamos de explicar vale, mutatis mutandis, para os fiéis de todas as religiões ou tradições autênticas. Ao separar o homem dos quatro elementos corporais e suas causas sutis, que são os elementos psíquicos, Deus recolhe toda a diferenciação individual do ser (...)
-
Schaya (CD:502-504) – Corpo Etéreo
5 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
A tradição cristã prolonga a doutrina judaica do corpo etéreo, idêntico ao “Corpo de Ressurreição” — entendido, seja no sentido de sua realização imediata, seja no sentido escatológico —.
A existência do corpo etéreo é atestada também por outras tradições do Oriente e do Ocidente, ao mesmo tempo que a realidade do intermundo paradisíaco correspondendo a este corpo primordial e perfeito. Encontra-se aí em presença de um dado tradicional unânime que, à maneira de seu conteúdo, é de natureza primordial: ela (...)