Página inicial > Antiguidade > Neoplatonismo (245-529 dC) > Plotino (204-270 dC) – Tratados Enéadas
Plotino (204-270 dC) – Tratados Enéadas
Os tratados chegaram à estrutura de composição das Enéadas por eventuais reordenamentos e divisões em partes, de modo a serem organizados, segundo Dominic O’Meara , em um número de 54, produto do número perfeito 6 (ao mesmo tempo 1+2+3 e 1x2x3) e do número 9, símbolo da totalidade enquanto último dos números primeiros (de 1 a 10). Esta divisão dos tratados não é de todo desastrosa, pois as diversas partes dos tratados divididos guardam ainda assim sua sequência na edição das Enéadas (VI 1, VI 2 e VI 3, por exemplo).
A operação seguinte de Porfírio foi de organizar os 54 tratados em seis conjuntos de nove (enneades em grego) tratados, designando os tratados a estes diferentes conjuntos segundo o que considerava ser seu tema principal. Este reagrupamento temático destinava-se a abrir o caminho para a ascensão da alma do leitor, se elevando desde os primeiros degraus até a sua última meta segundo a filosofia plotiniana. Assim sendo o primeiro conjunto de nove tratados (Enéadas I, 1-9) se volta para as questões morais, o segundo e o terceiro conjuntos (Enéadas II, 1-9 e III, 1-9) falam do mundo natural , o quarto (Enéadas IV, 1-9) trata da alma, o quinto (Enéadas V, 1-9) do intelecto , e o sexto (Enéadas VI, 1-9) do Uno.
-
Plotino - Tratado 27,9 (IV, 3, 9) — As duas maneiras para a alma de entrar em um corpo
22 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
1. Introducción: dos clases de entrada (9, 1-12). 2. Alma del cosmos. Primera explicación (9, 12-51): a) No hubo un tiempo en que el cosmos no estuviera animado, pero por razones didácticas cabe imaginar que la animación del cosmos tuvo un comienzo (9, 12-20). b) Para poder proceder adelante, el Alma hubo de crearse un cuerpo (9, 20-29). c) Resultado: el cosmos quedó convertido en una mansión hermosa y variada; creación e iluminación de la materia; el cuerpo del cosmos empapado de alma (9, 29-51). (...)
-
Plotino - Tratado 27,8 (IV, 3, 8) — Dificuldades relativas à unidade e à multiplicidade da alma
21 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
7. Problemas conexos con la unimultiplicidad del Alma (cap. 8): a) Simpatía mutua de las almas (8, 1-4). b) Diferencias entre alma y alma (8, 4-17). c) Número limitado de almas y su englobamiento en un conjunto unitario (8, 17-35). d) Infinitud del alma (8, 35-47) (vide Armstrong: infinito em Plotino). e) El fenómeno de la generación espontánea (8, 47-60). [IGAL]
Chapter 8 — Now that Plotinus has offered refutations of the arguments for our souls being parts of the World Soul, he considers some (...)
-
Plotino - Tratado 27,7 (IV, 3, 7) — Alma e Alma-do-Mundo: argumentos do Filebo e do Fedro
21 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Cap 7, 1-12: Resposta ao argumento 2: o Filebo sustenta bem que o mundo tem uma alma, mas não diz que nossa alma é uma parte do mundo Cap 7, 12-20: Resposta ao argumento 5: segundo o Fedro, a alma que perdeu suas asas não é a Alma do Mundo [vide Armstrong: a composição do si mesmo inferior em Plotino] Cap 7, 20-31: Resposta ao argumento 3: nossa alma resiste à influência da revolução do mundo e a alma que anima o embrião vem do exterior
Míguez
7. Pero bastante se ha dicho a este respecto. Ahora (...)
-
Plotino - Tratado 27,4 (IV, 3, 4) — Alma e Alma-do-Mundo: uma coisa em todas as outras?
21 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Cap 3-6: Resposta ao argumento 4 (participamos da alma do mundo da mesma maneira que as partes de nosso corpo participam de nossa alma): a analogia do macrocosmo e do microcosmo, se tratando das relações da alma e do corpo, não é capaz de recepção senão com o custo de certas precisões. [BPT27-29] Si todas las almas son una sola, o todas estarán en el cuerpo, o todas fuera del cuerpo.— Respuesta [IGAL] Chapter 4 — Comprises a reply to the objection that, if all souls are one, the soul will be both in (...)
-
Plotino - Tratado 27,2 (IV, 3, 2) — Alma e Alma-do-Mundo: ser da mesma espécie não significa ser uma parte
20 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Cap 2: Resposta ao argumento 1: ser da mesma espécie não significa ser uma parte, e um incorporal não pode ter partes como tem um corpo [BPT27-29] 2.Respuesta al argumento primero (cap. 2, IGAL): a)El hecho de que nuestras almas sean de la misma especie que la del universo prueba que no son partes de ella. Más bien, tanto la del universo como las nuestras son almas particulares que provienen de un Alma sustancial y transcendente (2, 1-10). b)El término «parte» se aplica a los seres incorpóreos no (...)
-
Plotino - Tratado 27,1 (IV, 3, 1) — A alma provém da alma do mundo
20 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 1, 1-16: Introdução geral: três razões para se interessar pela alma 1. Conhecer os princípios 2. Obedecer à máxima "Conhece-te a ti mesmo". 3. Conhecer o sujeito conhecedor.
Capítulos 1, 16-8. Unidade e multiplicidade da alma: refutação da tese estoica.
Capítulo 1, 16-37: Apresentação dos cinco argumentos em favor da tese segundo a qual nossa alma provém da Alma do Mundo, da qual ela é parte. Argumento 1: esta tese é compatível com a doutrina estoica Argumento 2: nossas almas são partes da Alma (...)
-
Plotino - Tratado 10,12 (V, 1, 12) — Se nossa alma possui "coisas tão grandes", porque permanece frequentemente inerte e inativa?
19 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 12: Se nossa alma possui "coisas tão grandes", porque permanece frequentemente inerte e inativa? 1-10. As realidades de "lá em cima" são sempre ativas e puras, enquanto que nossa alma, que é composta de várias faculdades, deve se servir logo de sua faculdade sensível. Logo nós só podemos conhecer quando a sensação é levada ao ato por um objeto que a "atravessa". 10-21. A faculdade sensível deve consagrar sua atenção àquilo que se encontra "no interior" da alma ela mesma, e negligenciar os (...)
-
Plotino - Tratado 10,11 (V, 1, 11) — A alma individual tem nela mesma o Intelecto e o Uno
19 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 11: A alma individual tem nela mesma o Intelecto e o Uno 1-8. A alma tem nela mesma o Intelecto que possui as formas, e em virtude do intelecto que ela pode "raciocinar". se o Intelecto está presente na alma, é preciso que ele aí tenha também o princípio e a causa do Intelecto, o Uno. 8-15. O Uno também está presente na alma: pode-se perceber e alcançar o primeiro princípio.
Míguez
11. El alma razonable debe ocuparse de las cosas justas y hermosas, y preguntarse a su vez si tal o cual (...)
-
Plotino - Tratado 10,10 (V, 1, 10) — Toda alma individual guarda nela mesma uma imagem das três hipóstases
19 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 10: Toda alma individual guarda nela mesma uma imagem das três hipóstases 1-10. O Uno, o Intelecto e a Alma se encontram não somente na realidade, mas também "em nós", na nossa alma. 10-21. A faculdade racional de nossa alma permanece sempre no mundo inteligível, mesmo quando o "resto" da alma desce ao corpo. eis porque ela é "em si", "no exterior" do corpo. 21-31. É preciso que a alma em seu conjunto se separe do corpo em eliminando toda "inclinação" para os os sensíveis, para poder (...)
-
Plotino - Tratado 10,9 (V, 1, 9) — Exame dos filósofos anteriores: Anaxágoras, Heráclito, Empédocles, Aristóteles e os pitagóricos
19 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 9: Exame dos filósofos anteriores: Anaxágoras, Heráclito, Empédocles, Aristóteles e os pitagóricos 1-7. Anaxágoras, Heráclito e Empédocles distinguiram o mundo sensível da realidade inteligível, sem todavia chegar a apreender a unidade absoluta do primeiro princípio. 7-27. Aristóteles reconheceu a superioridade do intelecto divino que compreende nele mesmo os inteligíveis, mas dispôs este intelecto como o primeiro princípio, enquanto de fato esta realidade múltipla não é uma unidade absolutamente (...)