Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Kierkegaard / Søren Kierkegaard

Kierkegaard / Søren Kierkegaard

  

SØREN AABYE KIERKEGAARD (1813-1855)

LÉXICO DE FILOSOFIA

Soren Kierkegaard foi acusado de ser um dos mais frustrantes autores para se ler. Ele também foi louvado como um dos mais recompensadores. Frustrante, porque seu estilo é tão denso, seu pensamento tão complexo, e suas palavras tão duras. Compensante, por que embutido em seus escritos e jornais estão metáforas e verdades tão profundas e vívidas que podem te surpreender com uma claridade quase ofuscante. Kierkegaard não é para ser lido levianamente, ou podes te queimar.

O propósito deste coleção de excertos é duplo. Primeiramente, fazer Kierkegaard acessível. Mesmo para o mais brilhante, Kierkegaard é caminho difícil. Walter Lowrie, o biógrafo mais devoto de Kierkegaard, escreve: «Kierkegaard exige de seu leitor um imenso esforço. Ele não se importa em fazer as coisas fáceis para ele pela apresentação de uma "conclusão", e ele o obriga, portanto, aproximar-se da meta pelo mesmo caminho difícil que ele mesmo trilhou.

Mesmo Danes, o seguidor de Kierkegaard, achou-o difícil. Isto é uma pena. Contido em seus escritos estão algumas das mais ricas, mais iluminadoras passagens sobre fé e compromisso jamais escritas. Para ajudar a desenterrar alguns destes tesouros, tomei a liberdade de resumir longas peças, parafrasear passagens complexas, e comprimir e simplificar construção complexas.

Em segundo lugar, esta coleção visa apresentar em uma maneira concisa, tanto quanto possível, o «coração» de Kierkegaard. Por coração, significo primeiro aquelas peças que estão ocupadas com temas centrais de sua prolífica produção, segundo, aquelas que exemplificam a essência de seu pensamento, e não menos importante, sua paixão. [Excerto traduzido da apresentação da coleção de extratos de sua obra, "Provocations: Spiritual Writings of Kierkegaard"]


OBRA NA INTERNET:
DESTAQUES: