Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Sabedoria dos Profetas / Fusus al-hikam / Sagesse des prophètes / Seals of (...)
Sabedoria dos Profetas / Fusus al-hikam / Sagesse des prophètes / Seals of Wisdom / Fusus / Ringstones of Wisdom
Otro de los libros importantes de El-Arabi es el titulado «Facetas de la Sabiduría», donde llevado de su simbolismo emite afirmaciones sorprendentes. Después de decir que Dios no puede ser visto ni como forma material , ni inmaterial, afirma que «la vision de Dios en la mujer es la más perfecta de todas». Hay que explicar que los poemas de amor reflejan para el sufi una completa experiencia de la divinidad. Muchas palabras tienen multiplicidad de sentidos y no es difícil obtener de ellos duplicidad de significados. (Roberto Pla )
Propõe-se uma tradução parcial deste livro maior de Ibn Arabi, feita a partir da versão francesa muito apreciada, de Titus Burckhardt , de alguns capítulos da obra original. Outras traduções também são propostas, em inglês e em francês, com a obra na íntegra, que também são recomendadas, e que utilizamos para complementar nossa tradução com outras versões e comentários, quando necessário.
Recomendo também os comentários de Toshihiko Izutsu : SUFISMO E TAOISMO
Cabe mencionar uma tradução para o português, da versão francesa de Burckhardt, feita pelo Prof. Roberto Bartholo Jr.. A tradução está aquém da versão francesa e foi publicada em uma coletânea de ensaios sobre o islamismo, "Islã - o credo é a conduta", cujo mérito indiscutível foi reunir uma boa seleção de escritos da tradição islâmica.
Dada a densidade dos parágrafos e o volume de comentários e notas, tanto da versão francesa de Burckhardt como das versões inglesas utilizadas, foram montadas páginas por parágrafos, com notas referentes a comentários e análises.
Matérias
-
Dagli (RW): Nomes Divinos
21 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Caner K. Dagli: THE RINGSTONES OF WISDOM
tradução de extrato
Cada identidade imutável é uma forma (surah) de uma divina Qualidade ou Nome no conhecimento de Deus, o que vale dizer que Deus tem conhecimento Dele mesmo ou de Seus Nomes. Os Nomes sendo infinito, as identidades também são infinitas. Os Nomes divinos eles mesmo são elencados em uma hierarquia, cada um possuindo seu próprio escopo ou domínio único. Nomes tais como o Santo (al-Quddus), o Real (al-Haqq), e o Todo-Misericordioso (...)
-
Izutsu (ST:7-8) – a realidade
15 de março de 2022, por Cardoso de Castro
IZUTSU, Toshihiko. Sufism and Taoism. A comparative Study of Key Philosophical Concepts. Berkeley: Univesity of California Press, 1983, p. 7-8.
nossa tradução
A chamada "realidade", o mundo sensível que nos cerca e que estamos acostumados a considerar como "realidade", é, para Ibn Arabi, senão um sonho. Percebemos pelos sentidos um grande número de coisas, as distinguimos umas das outras, as colocamos em ordem por nossa razão e, assim, acabamos estabelecendo algo sólido ao nosso redor. (...)
-
Ibn Arabi (Fusus): Enoque
2 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Santidade = qadasa = estar muito distanciado Distanciamento de Deus dos embaraços do Cosmos Transcendência - elevação elevação de posição: atividade pela alma elevação de grau: conhecimento do espírito Teoria mística do número Relação da Natureza cósmica com Deus Pai-Filho Adão-Eva Nomes divinos
tradução desde Burckhart (extrato)
...Um dos Nomes de perfeição de Deus é o Elevado (al-’ali). Mas em relação a que é Ele elevado, pois não há nada aí senão Ele tão-somente? [As existências relativas não podendo ser (...)
-
Ibn Arabi (Fusus): Adão
20 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Leitura por parágrafos com outras traduções e notas, a partir do Capítulo I, §1
Deus quis ver as essências de Seus Nomes muito perfeitos, que o número não saberia esgotar - e, se você quiser, pode igualmente dizer: Deus quis ver Sua própria Essência - em um objeto global, que, tendo sido dotado de existência, resume toda a Ordem Divina a fim de manifestar por aí Seu mistério para Si-mesmo. Pois a visão que tem o ente[[Literalmente, “a coisa” (ash-shay). Ibn Arabi emprega por vezes este termo de “coisa” (...)
-
Ibn Arabi (Fusus): Noé
2 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo controverso devido a suas interpretações do Corão Comentários polêmicos sobre a Sura de Noé no Corão Tentativas de Noé de persuadir seu povo de sua loucura e da iniquidade em adorar seus ídolos Necessidade de arrependimento e reconhecimento da unidade transcendente do verdadeiro Deus Noé pede a Deus para vindica-lo Exposição e exploração de princípios polares do ponto de vista da Unicidade de Deus Tensão entre transcendência e imanência Exterior-interior Forma-espírito Aquele que conhece a si (...)
-
Ibn Arabi (Fusus): Seth
2 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Tópicos Doação e favorecimento divinos Latência Predisposição Possibilidade de se conhecer sua própria predisposição Funções respectivas do Selo dos Santos e do Selo dos Apóstolos (v. Chodkiewicz (SS) – Apresentação da obra)
tradução desde Burckhardt
Saiba que os dons e os favores (de Deus), que se prodigalizam neste mundo por intermédio das criaturas ou sem sua intermediação, se distinguem, para os homens de gosto espiritual (adh-dhawq), em dons essenciais (como o Conhecimento imediato) e em dons que (...)
-
Ibn Arabi (Fusus): Apresentação
2 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Burckhardt
Precisemos que o título "A Sabedoria dos Profetas" não é senão uma paráfrase, doravante consagrada pelo uso, do título árabe Fuçûç al-Hikam, que significa literalmente “os engastes das sabedorias”. Esta expressão define menos o conteúdo do livro do que apenas o resume simbolicamente, e não poderia ser compreendida sem conhecimento prévio do simbolismo do qual se trata: al-façç — singular de fuçûç — é o engaste ao qual se incrusta a pedra ou o sinete (al-khatam) de um anel; por sabedorias é (...)
-
Ibn Arabi (Fusus): Adão (comentários)
2 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Tópicos Nomes divinos e a relação destes com a Essência divina Nomes de Deus Nome Alá como Nome supremo Nomes servem para descrever modalidades infinitas e complexas da polaridade Deus-Cosmos Nome supremo, sendo o de Deus Ele mesmo, descreve a natureza geral e universal da relação Deus-Cosmos Deus Deus é o real Deus é o auto-suficiente Cosmos Cosmos não é real Cosmos é dependente Essência (dhat) o que o divino ser é em Ele mesmo além de qualquer polaridade ou relacionamento com o Cosmos Não confundir (...)
-
Nome em vão
28 de março de 2022
Judaísmo - JUDAÍSMO Yvan Amar: LES DIX COMMANDEMENTS INTÉRIEURS
Quantos nomes pronunciamos cada dia, quantas palavras?... Quem quer que tenha praticado um pouco de silêncio foi surpreendido frequentemente por descobrir não a qualidade do silêncio, mas o valor da palavra. Quantas palavras, quantos nomes, e qual qualidade de atenção, qual qualidade de vigilância, qual consciência nestas palavras?
Tu não pronunciarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, levianamente (la-shav), em falso.
Seu Nome, eu O (...)
-
Dagli (RW): ayn - identidade
21 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Caner K. Dagli: THE RINGSTONES OF WISDOM; veja
O termo ayn é um dos termos mais desafiadores de traduzir na metafísica de Ibn Arabi, possuindo diversos significados únicos, ocupando um lugar de extrema importância, e ocorrendo com grande frequência através do texto. Entre seus vários significados lexicográficos estão "nascente", "olho", "fonte", "quintessência", "essência", além de ser usado para expressar o significado de identidade, quando se diz "a coisa ela mesma", ou "isto é idêntico àquilo". (...)