Platon parle dans le même sens lorsqu’il dit, dans la République, que « la vertu de la sagesse, plus que toute autre chose, renferme un élément divin qui subsiste toujours ». Et dans le Théétète, il fait ressortir, comme y ont si fréquemment insisté ceux qui ont pratiqué la religion spiritualiste, que c’est seulement en devenant semblables à Dieu que nous pouvons connaître Dieu, — et devenir semblables à Dieu, c’est nous identifier avec l’élément divin qui constitue en fait notre nature essentielle, mais (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Aldous Huxley / Nuvem do Desconhecido Huxley / Huxley Filosofia Perene / (...)
Aldous Huxley / Nuvem do Desconhecido Huxley / Huxley Filosofia Perene / Huxley Absoluto / Huxley Personalidade / Huxley Contemplação
HUXLEY, Aldous. The Perennial Philosophy. London: Chatto & Windus, 1947
Matérias
-
Huxley (FE) – a virtude da sabedoria
30 de novembro de 2008, por Cardoso de Castro -
Nuvem do Desconhecido Huxley
29 de marçoRetirado do livro "Eminência Parda", Globo, 1943
Benet de Canfield era um homem ilustrado e, como tal, lera não apenas o Areopagita, mas todos os místicos importantes da Idade Média e do século XVI, a quem os escritos do Dionisio Areopagita - Pseudo-Dionísio tinham servido de inspiração e, confortadora garantia da ortodoxia adotada. Todo artista nasce com certos talentos especificamente seus; mas tem de desenvolvê-los dentro dos quadros da tradição artística em vigor. O mesmo se dá com o místico, (...) -
Huxley Absoluto
28 de marçoExcertos da tradução de Murillo Nunes de Azevedo
A Natureza da Base Nosso ponto de partida tem sido a doutrina psicológica "Tu és Aquilo". A pergunta, que agora naturalmente se apresenta, é de natureza metafísica: O que é Aquilo a que o Tu pode descobrir ser semelhante?
A ela a Filosofia Perene plenamente desenvolvida tem dado, em todas as épocas e lugares, a mesma resposta fundamental. A Base Divina de toda existência é um Absoluto espiritual, inefável em termos de pensamento discursivo, mas (em (...) -
Watts Huxley
28 de marçoExcertos da trad. de Olavo de Carvalho
O BUDISMO DE ALDOUS HUXLEY
A última obra importante de Aldous Huxley, seu romance utópico Island, exprime sua filosofia em sua completa maturidade, e deveria ser lida mais como obra filosófica que como um romance. Durante os anos que separam a publicação de Ends and Means de Island, segui com vivo interesse o desenvolvimento de Huxley. No início de seu "período místico" (cerca de 1937), pendia para esse tipo de espiritualidade que considera a existência (...) -
Huxley Personalidade
28 de marçoPersonalidade A palavra "personalidade" é originada do Latim e suas derivadas superiores são, no mais alto grau, respeitáveis. Por alguma estranha razão filológica, a palavra saxônia correspondente a "personalidade" é raramente usada. O que é uma pena. Pois se fosse usada — tão correntemente como belch (arroto) é aplicado em vez de eructation (erutação) — será que as pessoas fariam tanta celeuma acerca da coisa descrita como certos filósofos, moralistas e teólogos têm feito recentemente? Afirma-se (...)
-
Huxley Contemplação
28 de marçoContemplação, Ação e Utilidade Social Em todas as formulações históricas da Filosofia Perene é axiomático que o fim da vida humana é a contemplação, ou a direta e intuitiva consciência de Deus; que a ação é o meio para aquele fim; que a sociedade é boa, na medida em que torne a contemplação possível aos seus membros; e que a existência, pelo menos, de uma minoria de contemplativos é necessária para o bem-estar de qualquer sociedade. Na filosofia popular do nosso tempo é evidente que a finalidade da vida humana é (...)
-
Huxley Filosofia Perene
28 de marçoThe Perennial Philosophy: An Interpretation of the Great Mystics, East and West (P.S.)
The Perennial Philosophy - texto digital na íntegra Notável obra reunindo o pensamento do autor acompanhado de inúmeras citações de sábios, santos e pensadores de diferentes tradições. A tradução disponível na Internet não se equipara a cuidadosa tradução feita por Murillo Nunes de Azevedo, publicada em 1971. Desta tradução apresentamos a seguir alguns excertos. Excertos: Huxley Absoluto - ABSOLUTO Huxley Personalidade (...)