Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > CrouzelOP / Origène et Plotin / Orígenes e Plotino

CrouzelOP / Origène et Plotin / Orígenes e Plotino

  

CROUZEL  , Henri. Origène   et Plotin  . Comparaisons doctrinales, Pierre Téqui éditeur (collection Croire et savoir), 1993

Um texto de Porfírio  , discípulo de Plotino, citado por Eusébio de Cesareia em sua História Eclesiástica, afirma que Orígenes seguiu em Alexandria os cursos de Ammonios Saccas que a Vida de Plotino do mesmo Porfírio designa como tendo sido o mestre de Plotino. Segundo esta polêmica passagem, tomada por este estudioso do neoplatonismo, com trabalhos reconhecidos sobre Orígenes, os dois maiores pensadores da língua grega do século III de nossa era, o teólogo cristão Orígenes e o filósofo pagão Plotino teriam tido o mesmo mestre. Se Plotino é o maior herdeiro da filosofia de Platão  , Orígenes é o primeiro grande teólogo da Igreja a ter utilizado abundantemente a filosofia grega, um Platão misturado de muito estoicismo e de um pouco de aristotelismo, como o Platonismo Médio e Plotino ele mesmo, para a expressão e o desenvolvimento da doutrina cristã.

Nenhum conhecedor de Orígenes ignora esta passagem, entretanto muitos historiadores afirmam que o Orígenes mencionado não se trata do teólogo Orígenes, opinião cercada de argumentação em Karl Otto Weber   (Origenes der Neuplatoniker). Crouzel não nos propõe uma solução ao problema, mas se interessa sobremaneira por estas duas correntes de pensamento, cujos eixos filosóficos deveras se aproximam. Outra meta de Crouzel é de expor os dados filosóficos que se encontram na obra de Orígenes, recuperando em parte sua tese complementar dos anos 1950 Orígenes e a filosofia.

Traduzimos alguns excertos desta obra a partir de sua estrutura de tópicos (vide abaixo).

Resumo do livro

I O PAI ORIGEANO E O UNO PLOTINIANO (CHAPITRE I : LE PÉRE ORIGÉNIEN ET L’UN PLOTINIEN)

II: O FILHO ORIGENEANO E A INTELIGÊNCIA PLOTINIANA (CHAPITRE II : LE FILS ORIGÉNIEN ET L’INTELLIGENCE PLOTINIENNE)

III: A ALMA DO MUNDO SEGUNDO PLOTINO E SUAS CORRESPONDÊNCIA ORIGENEANAS (CHAPITRE III : L’ÂME DU MONDE SELON PLOTIN ET SES CORRESPONDANCES ORIGENIENNES)

IV: A HUMANIDADE (CHAPITRE IV : L’HUMANITÉ)

V: O MUNDO (CHAPITRE V : LE MONDE)

Conclusão (Conclusion)

Indications concernant les œuvres et les références

Bibliographie: sur Origène, sur Plotinus, sur Ammonios Saccas