Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos e latinos > nesamah / neshama

nesamah / neshama

  

Adin Steinsaltz

Além da Ruah (Espírito), há um terceiro nível, chamado Neshama ("alma superior"), que corresponde ao nível do ser no mundo da criação, que é ainda superior e mais puro. Acima deste, acima do nível da Neshama, há um nível chamado Chaya, que corresponde à ação das forças das Sefirot no mundo da emanação. E além de todos estes, o ponto mais interno da faísca divina é o chamado khida, que pode ser considerado o ponto de contato entre a alma e a própria essência do Divino. [Excertos de "A Rosa de Treze Pétalas". Maayanot, 1992.]

Roberto Pla

No que se refere a nesamah, traduzido também por pneuma no texto grego da Septuaginta  , é a respiração ou alento mais sutil da escala psíquica, aquela percepção cósmica que vincula a consciência com o mundo superior divino. Como se diz no livro dos Provérbios (20,27): “Lâmpada de YHWH é o hálito (nesamah) do homem que explora até o fundo de seu ser”. O saltério em seu último verso, confirma esta aspiração ascendente de nesamah: “Tudo quanto respira (tem nesamah), louve o Senhor” (Sl 150,6).

Em um breve poema, subtitulado “Oráculo da volta do desterro” [1], transmite Isaías duas informações complementárias: “No final, — diz — será derramado sobre nós o espírito (nesamah) desde o alto”. Com isto se aponta que a respiração superior (nesamah) não consiste somente em conteúdos psíquicos (ruah) sublimizados, senão que também se nutre da chuva espiritual (alento, ou respiração de origem divino, o Espírito de Deus), que igual ao paracleto anunciado por Jesus desce sobre a consciência do homem que ama para iluminá-la.

A segunda informação do oráculo de Isaías é de singular importância, pois em seu último verso não só confirma a função que corresponde a cada uma das três correntes psíquicas segundo a psicologia israelita senão que ao esclarecer algo seu estilo metafórico ajuda a desentranhar em boa parte algum dado acerca da adaptação que experimentou o esquema do povo judeu ao incorporar-se à linguagem — alma, espírito — dos primitivos cristãos. Diz Isaías: “Ditosos vós que semeais junto à água (= psyche) que sobe (até nesamah) e dais liberdade ao boi (ruah) e ao asno (nefes). Veja Boi e Asno, no simbolismo do Presépio. Evangelho de Tomé - Logion 25


[1A “volta do desterro” é, desde o ponto de vista espiritual, a reintegração à Jerusalém celestial, após a viagem pela vida terrestre.