Nosso texto tem dois aspectos importantes que precisam ser discutidos com uma menção especial ao terceiro e ao quarto verso. Cada verso fala em quatro condições, embora não exatamente na mesma ordem. Os quatro estados são: estar sentado ou reclinado, soerguido ou resignado a ficar rejeitado, ficar em pé ou agir.
Os cinco versículos traduzidos e comentados abaixo estão no Aitareya Brahmana VII.15 e também no Sankhayana Srauta Sutra. Rohita acaba de voltar para a sua cidade porque ficou sabendo que o (...)
Página inicial > Palavras-chave > Personagens > Varuna / Varuṇa
Varuna / Varuṇa
Um dos primeiros deuses védicos, de caráter semelhante ao Avestan Ahura Mazda . Varuna é, portanto, às vezes chamado de grande Asura (= o Avestan Ahura) ou poder cosmogônico. O conceito mais antigo de Varuna parece ter sido o de céu abrangente, seu nome provavelmente derivado da raiz vr ’cobrir’, ou ’envolver’, um personagem ’de acordo com seu senhorio sobre as esferas gêmeas de luz e escuridão... e com sua posição como governante supremo (samraj) do mundo físico e moral e como o guardião de rta’. Mas no RV . sua função e atividades são muitas vezes indistinguíveis daquelas de Indra e Agni . Como um dos Adityas, ele está associado à ordem celestial, especialmente ao movimento regular do sol, ao aparecimento da aurora e à reunião oportuna das nuvens necessárias para uma chuva adequada (VI.48,14; X.99,10 ). Sua responsabilidade pela lei e ordem também se estendia ao procedimento sacrifical, um dever compartilhado por Mitra, Agni e Indra, e daí seu título comum ’Senhor de rta’, ou seja, de leis sagradas de sacrifício, rta também preocupado com as tarefas sazonais ligados à agricultura. [Stutley ]