Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Santo Anselmo / Anselmo de Canterbury / Saint Anselm / Anselm of Canterbury (...)
Santo Anselmo / Anselmo de Canterbury / Saint Anselm / Anselm of Canterbury / Saint Anselme / San Anselmo / Anselmo de Aosta / Anselmo de Bec
Com Santo Anselmo, arcebispo de Canterbury, inicia-se a plenitude da Escolástica, já antecipada no movimento filosófico e teológico cujo centro havia sido Escoto Erígena. Santo Anselmo (1033-1109) é a figura intelectual mais importante do século XI: representa a primeira tentativa de sintetizar os problemas filosóficos e teológicos da Idade Média, com acentuada base helênica — platônica e neoplatônica —, patrística e, sobretudo, agostiniana. Seus escritos, entre os quais se tornou especialmente famoso o "Proslogion", onde expõe a chamada prova ontológica da existência de Deus , denunciam uma patente influência de Santo Agostinho , tanto doutrinalmente como no ardor apaixonado e límpido de seu estilo.
Toda a filosofia de Santo Anselmo recolhe o ensinamento agostiniano: trata-se de conhecer Deus, partindo da alma humana, da intimidade da mente que entra em si mesma; é também uma filosofia do homem interior. E acentua ainda mais insistentemente, se é possível, o momento de desterro, de afastamento de Deus em que o homem se encontra, e descobre nessa mesma carência radical a prova mais firme da imortalidade pessoal do ente humano. O homem, uma vez mais, é entendido em sua referência essencial a Deus, de quem é imagem, e a quem conhece ao conhecer-se no mais íntimo e verdadeiro de si mesmo : o homem como espelho da Divindade.
Sobre Santo Anselmo pode-se consultar o livro de Dornet de Vorges: Saint-Anselme (1901); o de C. de Rémusat: Anselme de Cantorbéry (1854); o de Ch. Pilliatre: La Philosofia de Saint-Anselme, e especialmente os de A. Koyré : L’ idée de Dieu, dans la philosofia de St-Anselme (1923) e Karl Barth: Anselms Beweis der Existenz Gottes (1931). [Julián Marías — O TEMA DO HOMEM]
Na Internet:
Depósito Internet Archive
Matérias
-
Mario Ferreira dos Santos Esquema
29 de março de 2022
Tentativa de construção de um esquema-resumo da vasta obra deste "filósofo autodidata" tomando por base os índices e tópicos de cada livro. Filosofia e cosmovisão Prefácio Introdução à Filosofia Geral Um apólogo para introdução As antinomias e o dualismo antinômico O pensar Ciência — Teoria do Conhecimento Ciência e suas possibilidades Análise unitária da Filosofia Cosmovisão A Razão Análise dialéctica das contradições Princípios da Razão Conceitos da Razão Dualismo antinomico corno visão cientifica e (...)
-
Boaventura Unidade Ser
29 de março de 2022
Capítulo V A CONTEMPLAÇÃO DA UNIDADE DIVINA NO SEU NOME PRINCIPAL: O SER
1 Podemos contemplar a Deus não só fora de nós e dentro de nós, mas também acima de nós: fora de nós, pelos seus vestígios; dentro de nós, pela sua imagem; acima de nós, pela sua luz estampada sobre nosso espírito (cf. Sl 4,7). Esta é a luz da eterna Verdade, pois "o nosso espírito foi imediatamente formado pela própria Verdade".
Aqueles que se exercitaram no primeiro degrau entraram já no adro que se encontra diante do Tabernáculo. (...)
-
de Bruyne: Luz na Estetica Medieval
28 de março de 2022, por Cardoso de Castro
1. Caracteres generales de la estética del siglo XIII
El movimiento de los cataros y de los albigenses es una de las causas más importantes, aunque indirecta, del desenvolvimiento de la estética del siglo XIII. Ambas sectas, influenciadas por ideas orientales, admitían, como se sabe, la coexistencia de un principio del Bien con un principio del Mal, haciendo renacer el pesimismo maniqueo. El mundo es un gigantesco conflicto entre fuerzas opuestas: por un lado la Luz, el Bien, el Espíritu, la (...)
-
Schelling : Philosophie de la Mythologie - ONZIÈME LEÇON
24 de dezembro de 2009, por Cardoso de Castro
Introduction à la Philosophie de la Mythologie, F.-W. Schelling. ONZIÈME LEÇON. Trad. S. Jankélévitch
La religion philosophique, telle que nous l’exigeons, n’existe pas. Mais, étant donné que, par !a place que nous lui assignons, elle a pour mission de nous rendre intelligibles toutes celles qui l’ont précédée, elle constitue le terme final du processus, depuis le commencement de celui-ci, ce qui revient à dire que sa réalisation ne peut s’effectuer ni aujourd’hui, ni demain, mais qu’elle est ce qui (...)
-
Gratry: De la connaisance de Dieu
28 de novembro de 2008, por Cardoso de Castro
De la connaisance de Dieu
TABLE DU TOME PREMIER
I. Etat actuel de la raison publique. — II. Qu’est-ce que ce progrès de la raison contemporaine dont on parlait au commencement du siècle? — III. Faiblesse habituelle de la raison parmi les hommes. — Infirmité particulière de la raison contemporaine. — IV. Cet abaissement de la raison est le plus grand danger du Christianisme. — V. Il faut rétablir dans les esprits la connaissance et le respect de la raison et de ses lois. C’est le moyen de connaître (...)
-
Husserl (IL2) – Objeto intencional e objeto real
13 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
É um erro grave estabelecer de maneira geral uma diferença entre os objetos «simplesmente imanentes» ou «intencionais», por um lado, e os objetos «verdadeiros» e «transcendentes» que eventualmente lhes correspondem, por outro: importa pouco que se interprete essa diferença como uma diferença existente entre um signo ou uma imagem realmente presentes na consciência e a coisa designada ou reproduzida pela imagem; ou então que se substitua, de qualquer outra maneira, ao objeto «imanente» um qualquer dado (...)
-
Gregorio de Nissa Tempo
29 de março de 2022
Excertos da tese de Maria Cândida da Costa Reis Monteiro Pacheco, S. Gregório de Nissa - Criação e Tempo TEMPO E COSMO O kosmos — a akolouthia de progressão e finalidade — ritmos cíclicos e dimensão vetorial — o tempo cósmico.
Dizer que o mundo é no tempo significa, para S. Gregório que não tirou de si a sua própria origem, tendo um princípio e um fim e que, não possuindo totalmente o seu ser, conhecerá a alteração e o movimento, no devir. Então, o momento presente, passageiro e efêmero, será (...)
-
Barbuy: senso comum (2) - personalidade
6 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
BARBUY, Heraldo. O Problema do ser e outros ensaios. São Paulo: Convívio, 1984, p. 137-140.
2. É fora de dúvida que o senso comum, sob a forma da consciência sensível ou moral, unida à inteligência produz o sentimento da personalidade. A crise do senso comum, isto é, o isolamento entre as elaborações da inteligência e o mundo da realidade representa uma dissociação da personalidade: nem por menos a loucura é uma desintegração das faculdades internas de que resulta uma inadequação do indivíduo com a (...)
-
Picavet: PLOTIN ET LES MYSTÈRES D’ELEUSIS
5 de abril de 2008, por Cardoso de Castro
BNF- Gallica: Plotin et les mystères d’Éleusis / F. Picavet
PLOTIN ET LES MYSTÈRES D’ELEUSIS F. Picavet
Les articles fort intéressants que M. Goblet d’Alviella a publiés récemment dans la Revue de l’Histoire des Religions complètent heureusement les travaux de Lenormaut et Poltier, comme ceux de Foucart
Avec M. Jean Réville, M. Goblet d’Alviella estime que les hiérophantes retrouvaient, dans les Mystères d’Eleusis, « ce qui était considéré de leur temps comme la sagesse suprême par la philosophie la (...)
-
Abbé Auber: Structure de l’oeuvre
14 de março de 2008, por Cardoso de Castro
L’explication de tous les moyens symboliques religieux dans l’art plastique monumental ou décoratif chez les anciens et les modernes avec les principes de leur application à toutes les parties de l’art chrétien d’après la Bible, les artistes païens, les pères de l’Église, les légendes, et la pratique du Moyen Âge et de la Renaissance
-
Bochenski: Whitehead
12 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
Excertos de "A Filosofia Contemporânea Ocidental", de I.M. Bochenski
Alfred North Whitehead (1861-1947) passa, em geral, por ser o filósofo anglo-saxônico mais eminente de nosso tempo, e parece merecer de verdade esta consideração. Em todo caso, mostra ser um pensador original, dotado de assombrosa força espiritual. Sua carreira é inteiramente única para um filósofo. Após haver concluído os estudos em Cambridge, onde se dedicara especialmente à matemática, ensinou durante trinta anos geometria e (...)
-
Barbuy: Do ser e das faculdades cognitivas
6 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
BARBUY, Heraldo. O Problema do ser e outros ensaios. São Paulo: Convívio, 1984, p. 29-39. (1a ed., São Paulo: Liv. Martins Editora, 1950)
A visão científico-naturalista do mundo e da vida falsifica a realidade justamente porque ignora a única realidade real, o que os gregos denominavam — dytos dy — que são as substâncias e só considera os acidentes, os quais não existem senão nas e pelas substâncias. A concepção “científica” do mundo, entendendo que a noção de substância é pura invenção do espírito, como (...)
-
Boaventura Trindade Bem
29 de março de 2022
Capítulo VI A CONTEMPLAÇÃO DA SANTÍSSIMA TRINDADE NO SEU NOME: O BEM
1 Após termos considerado a Deus nos seus atributos essenciais, devemos elevar o olhar de nossa inteligência à contemplação da beatíssima Trindade. Destarte, os dois Querubins do Propiciatório serão colocados um junto do outro (cf. Êx 25,19-20).
Assim como o Ser é o princípio radical de todos os atrib
-
Hausherr Bibliografia
29 de março de 2022
Contribuição de Antonio Carneiro
Impressiona o desinteresse dos países latinoeuropeus sobre o trabalho do padre jesuíta Irénée Hausherr. Este descaso reflete-se pela ausência de seu nome na Wikipedia onde só há uma página desta enciclopédia livre elaborada na Alemanha: “[de.wikipedia.org]” . Os demais países da Europa-latina (Espanha, França, Itália, Portugal, Romênia, partes da Suiça e Bélgica) sequer se manifestaram, nem a Itália que publicou cerca de 40 textos em suas nas conceituadas séries Orientalia (...)
-
Hugo e Ricardo de São Vítor
29 de março de 2022
Tradução de Antonio Carneiro das pp. 27-37 - 4. Hugo de San Victor, la « Summa sententiarum » y Ricardo de São Victor In: Historia de los Dogmas - tomo I - Cuaderno 2b - Fe y conocimiento de Dios en la Edad Media por Elisabeth Gössmann - Biblioteca de Autores Cristianos. Enciclopedia -Madrid, 1975, 128 p. ISBN - 84-220-0435-6 tomo I - ISBN - 84-220-0433-X obra completa - ISBN - 84-220-0711-8 fascículos - tradução de Manuel Pozo da obra em alemão: Handbuch der Dogmengeschichte-* , Verlag Herder, (...)
-
Duby Hugo de S. Victor
29 de março de 2022
Excerto de seu livro "As Três Ordens ou o Imaginário do Feudalismo" Hugo de Saint-Victor Para isso deixemos Laon e voltemos a Paris — seguindo o movimento que lentamente transferia para as margens do Sena o que havia de mais audacioso na procura do conhecimento. Hugo de S. Victor é disso óptima testemunha. Era trinta ou quarenta anos mais novo que Anselmo. Vindo de Germânia para escutar as lições de Guilherme de Champeaux, cujo ensino derivava directamente da escola de Laon, ficara em Paris, ele (...)
-
Erigena Metafisica Dempf Antropologia
29 de março de 2022
5. La antropología organológica El hombre tiene que ser considerado desde la metafísica de su propio conocimiento, que es triple: intellectus, ratio y sentido interior. Su estado fenomenológico muestra, ante todo, el espíritu como natura incorpórea, per se ipsam informis ma-teriaque carens y el triple movimiento de su conocimiento. El conocimiento inferior se refiere a los effectus sensibiles; el medio a los fundamentos, las ideas; y el superior, al universo mismo. Como el hombre no es por sí (...)
-
Lei Cativeiro
28 de março de 2022
Ascetismo e Misticismo Thomas Merton: TEMPO E LITURGIA
E nossa fraqueza? E a lei que existe em nossos membros, a Lei do pecado e da morte?
Tudo isso aí está, ainda, mas não é preciso temê-lo. Não é necessário odiarmo-nos pelo fato de essas coisas ainda operarem por sua força em nós. Essa força tornou-se, pela vitória de Cristo, inoperante, contanto que permaneçamos firmes na fé, confiando no poder d’Ele, com confiança profunda e tranquila. Assim, ousamos viver na aparente contradição de sermos ainda (...)
-
Hugo de S. Victor
29 de março de 2022
Cônego agostiniano, provavelmente de origem saxônica, cujos escritos incluem meditações sobre as Escrituras, tratados de gramática e geometria, e um comentário sobre as Hierarquias Celestes de Dionisio Areopagita - Dionísio o Areopagita.
Natural de Hartingam (Sajonia), de la familia de los condes de Blankenburg. Se educó en el monasterio de canónigos agustinianos de Hammersleben (Sajonia). A los dieciocho años fue a París, ingresando en la abadía de San Víctor (1115-1118).
Comenzó a enseñar en 1125. (...)
-
Teofisica
28 de março de 2022
La Teofísica Sus características Después de todo lo dicho acaso se comprenda un poco mejor lo que para decirlo con precisión necesitaría de sus propias categorías. A guisa de introducción provisional apuntemos tres caracteres de esta presunta Teofísica:
a) antropológica — La visión unitaria que deriva de una concepción de la realidad vista desde Dios y en Dios nos lleva en primer lugar a no excomulgar al hombre del mundo. Un extremo consiste en la concepción ingenua y acaso primitiva que considera al (...)