Sans revenir sur les notions générales déjà connues de la métaphysique taoïste, nous nous placerons d’emblée au plan de la manifestation pour rappeler que la dualité primordiale, la « polarisation » de l’Etre (T’ai-ki) s’exprime par les principes T’ien et Ti, Ciel et Terre, et que les deux tendances Yang et Yin sont les deux réalités dont les combinaisons indéfiniment variées ont «créé» la multiplicité, comme la lumière et les ténèbres sont à l’origine de toutes les [215] nuances de la clarté. Ce sont eux qui (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Guénon / René Guénon
Guénon / René Guénon
Matérias
-
Jean-Louis Grison: Digrammes et Trigrammes
18 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro -
Guénon (HDV:18) – Brahma Sutras - Imortalidade
13 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroEsta retirada ou este abandono da forma corporal (como foi descrita até aqui) é de resto comum às pessoas ignorantes (avidwân) a ao Sábio contemplativo (vidwân), até o ponto onde começam para um e outro suas vias respectivas (e daqui para diante diferentes): e a imortalidade (amrita, sem entretanto que se tenha obtido já a União imediata com o Supremo Brahma) é o fruto da simples meditação (upâsâna, cumprida durante a vida sem ter sido acompanhada de uma realização efetiva dos estados superiores do ser), (...)
-
Guénon (BS) – Brahma Sutra - Transformação
13 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroMuitos comentadores dos Brahma-Sutras, para frisar ainda mais claramente o caráter desta "transformação" (no sentido estritamente etimológico, de "passagem além da forma"), comparam-na à desaparição da água que se regou uma pedra incandescente. De fato, esta água é "transformada" ao contato com a pedra, ao menos no sentido relativo de ter perdido sua forma visível (e não toda forma, porque ela continua evidentemente a pertencer à ordem corporal), ma sem que se possa dizer por isso que ela tenha sido (...)
-
Parabola do Semeador
20 de julho de 2022, por Cardoso de CastroMt 13,3-9
3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. 4 e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. 5 E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; 6 mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. 7 E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, (...) -
anakrasis
28 de março de 2022Cristologia Citações dos Padres — em nosso site francês
São João da Cruz: KAROL WOJTYLA — Wojtyla Subida Unio - O QUE É A UNIÃO DA ALMA COM DEUS - SUBIDA II 5
Dom Columba Marmion: Dom Marmion União - UNIÃO Perenialistas René Guénon: Éter no coração - ÉTER NO CORAÇÃO
El Princípio - Principio divino, por otra parte, se considera como residente también, en cierto modo, en el centro de todo ser, lo que está en conformidad con lo que dice San Juan cuando habla de "la Luz verdadera que ilumina a todo hombre que (...) -
Corbin (HLSI:12-14) – Geografia Sagrada
18 de dezembro de 2022, por Cardoso de CastroLa determinación de un lugar susceptible de corresponder efectivamente a este «Invariable Medio» dependía esencialmente de la ciência sagrada - ciencia tradicional que ya hemos designado en otras ocasiones bajo el nombre de «geografía sagrada». [Guénon, Ming-tang]
La orientación es un fenómeno primario de nuestra presencia en el mundo. Lo propio de la presencia humana es espacializar un mundo a su alrededor, y este fenómeno implica una cierta relación del hombre con, el mundo, con su mundo, de tal (...) -
Guénon (HDV:21) – Chandogya - caminho dos deuses
14 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroSegundo o simbolismo védico, tal como encontramos em muitos textos dos Upanishads (6), o ser que cumpriu o deva-yana, tendo deixado a Terra (Bhu, ou seja o mundo corporal ou o domínio da manifestação grosseira), é primeiro conduzido para a luz (archis), pela qual se deve entender aqui o Reino do Fogo (Tejas), cujo regente é Agni, chamado também Vaishwanara, num significado particular deste nome.
tradutor (?)
Insistiremos un poco más sobre el deva-yana, que se refiere a la identificación efectiva (...) -
Reino dos Pequeninos
19 de julho de 2022, por Cardoso de CastroO termo chave deste dito é παιδίον (paidion). Ao advertir que estes não sejam "escandalizados", o termo interessantemente se converte em μικρός (mikros). O que são os "pequeninos"? O que são os "micros"? O que é deixá-los vir a Jesus? O que é "escândalo"?
Mt 11,25-26
25 Neste tempo, Iéshoua responde e diz: «Eu te celebro, Pai, Adôn do céu e da terra, porque tu escondeste isto dos sábios e dos sagazes, e tu o revelas aos pequenos. 26 Sim, Pai, tal é a vontade de tuas faces. (Chouraqui; Mt 11:25-26)
Mt 18,1-6 (...) -
monachos
28 de março de 2022VIDE: LE MONACHISME; MONOS; PARTHENIA Segundo Robert Murray, em seu estudo sobre a tradição siríaca (Symbols of Church and Kingdom), a terminologia do monasticismo incipiente vem sendo estudada recentemente. É particularmente interessante o termo ihidaya, equivalente siríaco tanto de monogenes (unigênito) e como monachos, que mais tarde ocorre várias vezes, assim como seu equivalente cóptico, no Evangelho de Tomé - Evangelho de Tomé. Vários destes estudos recentes enfatizam três elementos no sentido (...)
-
Tourniac (VPR) – O símbolo do Fênix ou "perit ut vivat"
23 de agosto de 2022, por Cardoso de CastroTOURNIAC, Jean. Vie posthume et résurrection dans le judéo-christianisme. Paris: Dervy-Livres, 1983
Antes de ver se o que foi escrito — e descrito — relativamente às condições póstumas do defunto, encontra uma referência entre os autores católicos de espírito tradicional, Tourniac volta-se para a mistura na mentalidade ocidental das noções de imortalidade e de eternidade.
Na arte heráldica, o Fênix, este pássaro fabuloso que se representa de perfil, com as asas entreabertas, repousa sobre uma fogueira e (...) -
Vulliaud Cabala Judaica
29 de março de 2022Paul Vulliaud. La Kabbale juive, histoire et doctrine, essai critique História e Doutrina (Ensaio Crítico) Resumo em construção Preliminares — Algumas razões para estudar a Cabala A erudição francesa consagrou poucos trabalhos à tradição esotérica dos hebreus, e de modo geral esta foi pouco tratada dentro do pensamento ocidental. Razão pela qual Vulliaud dedica o início de seu livro a apresentar esta situação, especialmente as eventuais referências à Cabala ou à tradição judaica em diferentes obras, que (...)
-
Guénon (HDV:14) – Mandukya Upanixade - Sono Profundo
14 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro"Quando o ser que dorme não experimenta nenhum desejo e não está sujeito a nenhum sonho, seu estado é o do sono profundo (sushupta-sthâna); aquele (ou seja o próprio Atmâ nesta condição) que neste estado tornou-se um (sem nenhuma distinção ou diferenciação), que identificou-se com um conjunto sintético (único e sem determinação particular) de Conhecimento integral (Prajnâna-ghana), que está cheio (por penetração e assimilação íntimas) de Beatitude (ânandamaya), gozando verdadeiramente desta Beatitude (Ananda, (...)
-
dynamis
28 de março de 2022VIDE: em potência - EM POTÊNCIA; PODERES DA ALMA; MILAGRES DE JESUS; MULTIPLICIDADE DE EUS; SHAKTI EVANGELHO DE JESUS: fizemos muitos milagres (dynamis) Mt 7:22; operando os milagres (dynamis)Mt 11:20-23; poderes milagrosos (dynamis) Mt 13:54-58; poderes milagrosos (dynamis) Mt 14:2; poder (dynamis) de Deus Mt 22:29; poderes (dynamis) dos céus Mt 24:29-30; capacidade (dynamis) Mt 25:15 - vide Parabola dos Talentos - Parábola dos Talentos; poder (dynamis) Mc 5:30 - vide Fluxo de Sangue; milagre (...)
-
Guénon: Semente Ponto Germe
23 de julho de 2022Para limitarnos al caso que aquí nos interesa en especial y para hacer la cosa más fácilmente comprensible, podemos tomar términos de comparación en el orden matemático, sirviéndonos de los dos simbolismos, el geométrico y el aritmético, entre los cuales hay a este respecto perfecta concordancia. Así, el punto geométrico es cuantitativamente nulo y no ocupa ningún espacio, aunque es el principio por el cual se produce el espacio íntegro, que no es sino el desarrollo de las virtualidades propias de (...)
-
Jean-Louis Grison: Roue des Trigrammes
18 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroConsidérons à présent les quatre axes formés par les diamètres unissant deux à deux les trigrammes :
l’un de ces axes a un rôle privilégié, celui de substitut « horizontal » de l’Axe du Monde : c’est l’axe Sud-Nord, k’ien-k’ouen, dans la disposition de Fou-hi que [220] nous envisageons seule présentement . Cet axe peut être considéré comme issu de la projection sur l’horizon de l’axe des pôles célestes autour duquel évolue l’univers. Les deux koua qu’il joint sont en effet formés, l’un de trois traits pleins (...) -
Richer (AEOL) – O esoterismo do Diabo Amoroso de Cazotte
15 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroO Diabo Amoroso recolhe assim o elemento oculto e toma a aparência do fantástico familiar e vivido. O sobrenatural se insere na vida; a explicação terra a terra de fatos inesperados, de correspondências e de sinais estranhos, é sempre possível, o que é conforme ao que se observa cada dia. Cada um dentre nós é a princípio o artesão de seu próprio universo.
Foi, com efeito, sua iniciação ao martinesismo (Martinès de Pasqually) que parece ter estado na origem desta aprofunda modificação em suas ideias e em (...) -
Despertar Morrer Renascer (Jo 12,24-26)
21 de julho de 2022, por Cardoso de Castro24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará. [Jo 12,24-26]
Mestre Eckhart: SERMÃO LVIII
Roberto Pla: Evangelho de Tomé - Logion 98
René Guénon
Desde que uno se coloca en el punto de vista (...) -
eremia
28 de março de 2022EVANGELHO DE JESUS: Tentações de Jesus; João Batista; Maná; Serpente de Bronze Mc 1:35 Cristologia Marie Madeleine Davy: O DESERTO INTERIOR Ele permanecia retirado em lugares desertos, e orava (Lc 5,16).
A magnificência do deserto, celebrada na Bíblia, ilumina os sinóticos translucidamente. As suas referências ao deserto são raras. Fazem alusão a ele a propósito de Cristo, quando se retirou da multidão para orar, ou quando, levado pelo Espírito, foi tentado pelo diabo. João Batista, que batizou Jesus (...) -
teleios
28 de março de 2022Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. (Mt 5:48)
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. (Mt 19:21) Designa aquele que alcançou o terceiro estado da vida espiritual, a contemplação (theoria). Philokalia Jean-Claude Larchet: Philokalia-Therapeutes - TERAPÊUTICA DAS DOENÇAS ESPIRITUAIS Los Padres asimilan la salud del hombre al estado de perfección al cual está destinado por (...) -
Guénon (EH:52-56) – Elementos - Estados - Qualidades
30 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroEm primeiro lugar, não é preciso dizer que, se os elementos são os princípios constitutivos dos corpos, é num sentido bem diferente daquele em que os químicos concebem a constituição desses corpos, quando os consideram como resultantes da combinação de certos "corpos simples" ou assim chamados: por um lado, a multiplicidade dos chamados corpos simples se opõe manifestamente a essa assimilação e, por outro lado, não está de modo algum provado que existam corpos realmente simples, nome dado apenas, de fato, (...)
Notas
- aggelos
- Amigo Importuno
- anamnesis
- ananke
- Aor
- aplotes
- arche
- Centros Religiosos
- Coincidentia Oppositorum
- Coomaraswamy Identidade Suprema
- Coomaraswamy Teofania
- de Castro – ser e meio
- de Castro — Urdidura e Trama
- eleutheria
- Evola Hermetismo
- Forma-Matéria
- Garcia Bazan Metafisica
- Grupo Ur e Krur
- Guénon (Dante) – Dante y el rosacrucianismo
- Guénon (HDV:C5) – graus de manifestação