Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Dürer

Dürer

  

ALBRECHT DÜRER (1471-1528)

LÉXICO DE FILOSOFIA

OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS

WIKIART

Connecticut College

Os avós de Dürer, assim como seu pai (que exercia a profissão, muito estimada, de ourives), eram da Europa Central, de uma província muito rica em lendas fantásticas: a Transilvânia. O jovem Albrecht Dürer nasceu em Nuremberg, em 1476.

As oportunidades de contatos iniciáticos não lhe faltaram ao longo de toda a sua carreira. Citemos as relações comprovadas do artista com a grande Fraternidade dos Bauhütte, isto é, dos canteiros do Santo Império Romano Germânico; a presença de símbolos maçônicos em Dürer não tem, portanto, nada de espantoso para nós. Citemos também seus contatos com a Ordem Teutônica (de tão rica tradição secreta), assim como, parece, com as ramificações secretas alemãs (e italianas) derivadas da Ordem do Templo. Albrecht Dürer, com toda a certeza, também era membro da sociedade dos Irmãos da Rosa-Cruz.

Dürer jamais conheceu - é importante lembrar - períodos difíceis em sua carreira; pelo contrário, nunca lhe faltou a proteção dos grandes. O artista foi amigo de personalidades muito importantes sob diferentes pontos de vista: o humanista Erasmo, o reformador Lutero, os grandes pintores italianos Leonardo da Vinci, Mantegna e Ticiano... Dürer teve ocasião de visitar, além das diversas partes do Santo Império e da Europa Central, a Itália e os Países Baixos, onde entrou em contato com judeus portugueses, sem dúvida detentores de segredos cabalísticos.

Dürer nunca deixou de receber o apoio de seus soberanos: os Eleitores de Saxe e de Mogúncia, os Imperadores da Alemanha, Maximiliano I17, Fernando I e Carlos V (o qual lhe deu um título de nobreza e fez dele seu pintor oficial). O artista morreu em 1528. [Excertos de Serge Hutin, "A Tradição Alquímica"]