Página inicial > Palavras-chave > Termos > temenos / τέμενος / templo / tabernáculo / mishkat
temenos / τέμενος / templo / tabernáculo / mishkat
gr. τέμενος, temenos = templo. O templo abre o domínio terrestre à região do céu consagrado aos deuses e faz comunicar os dois mundos. [Mattéi]
Le symbolisme du tabernacle (al-mishkât) ou de la « Niche des Lumières » se réfère au passage coranique suivant : « Allâh est la Lumière des cieux et de la terre ; le symbole de Sa Lumière est comme un tabernacle [ou niche], dans lequel se trouve une lampe ; la lampe est dans un verre ; le verre est comme une étoile brillante. Elle est allumée [avec l’huile] d’un olivier béni, qui n’est ni d’Orient ni d’Occident, et dont l’huile est presque lumineuse, même alors que le feu ne la touche point. Lumière sur lumière. Allâh conduit vers Sa Lumière qui II veut ; et Allâh propose aux hommes des paraboles ; et Allâh connaît toute chose » (XXIV, 35). En Soufisme, la « Niche des Lumières » est identifiée au for intérieur de l’Homme universel . [Titus Burckhardt ]
Sem deixar de nos referir ao Nome de Deus que dormita em nosso coração , oferecemos o comentário de Rabi Joshia com respeito a: "Em todo lugar onde eu recordarei meu Nome, irei até ti".
A ideia que ocorre é que se faz "em todo lugar", mas este versículo deve se interpretar da forma seguinte: "Em todo lugar onde eu vá até ti e te bendiga, recordarei meu Nome". E, onde irei até ti e te bendirei? No Templo. Ali recordarei meu Nome: no Templo.
Mas isso Louis Cattiaux precisa que "não há mais que um templo de Deus, é o coração do homem " e fala dos "crentes de Deus que adoram o Santo Nome em seus corações".
Este mesmo versículo do Êxodo foi relacionado com o texto que conta a chegada de Jacó ao Monte Moriá: "Alcançou o Lugar e nele se deteve para passar a noite, pois o Sol se havia posto".
Por que se atribui ao Santo, bendito seja, o nome de "Lugar"? Porque em todo lugar onde se encontram os Justos, permanece com eles. Com efeito está escrito: "Em todo lugar onde eu recordarei meu Nome, irei até ti" (Ex XX,24).
Não há Justo, pois, sem um lugar onde é recordado o nome do Sonher. Estes homens divinos sem os quais o mundo não poderia manter-se em pé, são justos por nascimento. Que nobreza! [Excertos de LA PUERTA]
Matérias
-
Eckhart – Sermão 1 - INTRAVIT IESUS IN TEMPLUM (...)
11 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
Intravit Iesus in templum et coepit ejicere vendentes et ementes. Matthei.
Jesus entrou no templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos negociantes de pombas, (Mt 21,12)
Brugger
1. Leemos en el santo Evangelio (Mateo 21, 12) que Nuestro Señor entró en el templo y echó fuera a quienes compraban y vendían, y a los otros que ofrecían en venta palomas y otras cosas por el estilo, les dijo: «¡Quitad esto de aquí, sacadlo!» (Juan (...)
-
Harada (HCL) – Eckhart - Sermão 1
11 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
Schuback, Marcia Sá Cavalcante. Ensaios de Filosofia. Homenagem a Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1999.
Importa não ser
Em que consiste esse querer, saber e ter o nada no modo do nada? Ou antes, em que consiste esse nada que nadifica o querer, saber e ter, a modo do nada todo próprio? A essa pergunta Mestre Eckhart nos convida a entrarmos mais profundamente no seu sermão 1, comentando o texto de Mt 21,12 "Intravit Jesus in templum et coepit eicere vendentes et ementes". Segundo Eckhart, o (...)
-
Eckhart – Sermão 9 - Quasi stella matutina ...
20 de novembro de 2008, por Cardoso de Castro
Ele era como a estrela da manhã entre as nuvens, como a lua nos dias em que está cheia! Era como o sol fulgurante sobre o templo do Altíssimo, como o arco-íris brilhando entre nuvens de glória! [Eclesiástico 50, 6-7]
1. «Éste ha resplandecido en el templo de Dios como una estrella matutina en medio de la niebla, y como una luna llena en sus días, y como un sol radiante» (Eclesiástico 50, 6 y 7).
2. Ahora me refiero a la última palabra: «templo de Dios». ¿Qué es «Dios» y qué es «templo de Dios»?
3. (...)
-
Arola Templo
28 de março de 2022
O Templo Interior "É a igreja do interior, imortal e pura pela união dos santos em Deus, que devemos honrar em nossos corações, não a igreja do exterior, temporal e maculada pelos homens, que devemos idolatrar no mundo." (Louis Cattiaux)
Ao especificarmos o aspecto do templo sobre o qual nos propomos escrever - o Templo Interior - desvendamos a maioria de sentidos que este ensaio contém. Em muitos casos, o templo interior é o mesmo que o interior do templo, isto é, seu mais essencial, mais (...)
-
Richard Temple (Icons:161-165) – Ícone ‘Apresentação da Virgem no Templo’
9 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
Esta composição combina simultaneamente as duas “dimensões” espirituais nas quais a linguagem da Iconografia se fundamenta. O sentido de espaço fechado é dado pela arquitetura enquanto a ideia de ascensão a um nível mais alto é sugerido pela escadaria de sete degraus na qual a Mãe de Deus ascende.
Apresentação da Virgem no Templo
Esta composição combina simultaneamente as duas “dimensões” espirituais nas quais a linguagem da Iconografia se fundamenta. O sentido de espaço fechado é dado pela arquitetura (...)
-
Richard Temple (Icons:170-171,178) – Iconóstase
9 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
A iconóstase completamente desenvolvida é uma grande tradição artística verdadeiramente nos concedida desde a remota antiguidade e disponível através da Igreja Russa.
A iconóstase é o painel que separa à nave do santuário nas igrejas ortodoxas. Nela estão camadas de ícones que apresentam, em forma visual, toda a teologia da Igreja; a história sagrada e personagens do passado existindo eternamente no presente. A impressão total dos ícones dá ao espectador um sentido dele mesmo como se de pé diante de todo (...)
-
Eckhart – Sermão 44 - Iesus portabatur in templum
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Postquam completi erant dies, puer Iesus portabatur in templum. Et ecce, homo erat in Ierusalem.
Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, (Lc 2,22)
Brugger
1. San Lucas escribe en el Evangelio: «Cuando se cumplieron los días, Cristo fue llevado al templo. Y fijaos que allí en Jerusalén había un hombre llamado Simeón, éste era justo y temeroso de Dios; esperaba la consolación del pueblo de Israel y en él estaba el Espíritu (...)
-
Cristologia Templo
29 de março de 2022
purificação do templo - A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO Preliminares 1. Parte primeira: «E Jesus subiu a Jerusalém» (Jo 2,13) O santuário 2. Segunda parte: «E achou no templo os vendedores» (Jo 2,14) a) Os habitantes do santuário b) O vestíbulo e seus moradores c) Os negociantes do santuário Lei de justiça e lei de graça 3. Terceira parte: «E havendo feito un açoite de cordas» (Jo 2,15) a) O açoite b) Paradigma e eficácia do açoite c) O açoite e o cabo d) O zelo que consome 4. Consideração final Los (...)