Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos e latinos > Orpheus / Ὀρφεύς / Orfeu

Orpheus / Ὀρφεύς / Orfeu

  

Legendário músico, poeta e profeta na antiga tradição grega. Sua habilidade musical e encantadora é enfatizada em suas principais estórias.


A tradição fez dele [Orfeu] um sacerdote e um profeta de Apolo, por vezes até fez dele seu filho. Mas este relato afirma que isto foi somente quando Orfeu desceu ao mundo dos mortos e “porque viu as coisas a serem lá vistas justamente como são” que compreendeu porque o Sol é o maior dos deuses — e é idêntico a Apolo. O relato continua dizendo como Orfeu acordava à noite subia uma montanha de modo a vislumbrar seu deus na aurora.

Há também uma poema órfico famoso. Foi escrito por um pitagórico do sul da Itália, mas poucos traços dele sobreviveram. Apresentava Orfeu fazendo sua jornada para o submundo no sítio de uma oráculo de sonho, junto a uma cratera vulcânica. Em outras palavras fez sua descida em outro estado de consciência, em uma espécie de sonho, usando a técnica de incubação.

O poema o descreve como fazendo uma grande descoberta que trouxe de volta ao mundo dos vivos. Esta descoberta era o fato de que Apolo compartilhava seus poderes oraculares com a Noite.

Sabemos pouco do poema e mais da resposta que evocou nas autoridades religiosas séculos mais tarde. Orfeu foi ridicularizado por sua sabedoria imaginária, atacado por espalhar “falsas noções” através do mundo. E houve um famoso escritor chamado Plutarco   — bom homem, bom platonista, com boas fontes de informação sobre as ideias em geral aceitas em Delfos em seu tempo — que estabeleceu a posição oficial claramente em registro. “Apolo e Noite nada têm em comum”. [Kingsley  ]