Intermezzo: necessidade de uma palinodia (241d-243e) Sócrates para de falar, quer partir o sinal divino o impede disto necessidade de uma expiação a falta de Sócrates impiedade estupidez a palinodia aquela de Stesichore aquela de Sócrates O segundo discurso de Sócrates (243e-257b) Introdução Desenvolvimento: elogio da loucura mantikos telestikos poietikos eros 1. o que é a alma imortalidade forma estrutura da alma viagens da alma antes da encarnação no céu além do céu a queda encarnação 2. o que é o (...)
Página inicial > Palavras-chave > Personagens > Hellas / Ἑλλάς / Ἕλλην / Ἑλλάδα / Hellada / hellados / Ἑλλάδος / helenos / Ἓλληνες / (...)
Hellas / Ἑλλάς / Ἕλλην / Ἑλλάδα / Hellada / hellados / Ἑλλάδος / helenos / Ἓλληνες / hellenike / Ἑλληνική
Matérias
-
Platão (Fedro:242b-259d) — Segundo discurso de Sócrates
8 de dezembro de 2021, por Cardoso de Castro -
Platão (Fedro:237a-242b) — Primeiro discurso de Sócrates
8 de dezembro de 2021, por Cardoso de CastroCríticas sobre o fundo do discurso de Lysias (237a-257b) O primeiro discurso de Sócrates (237a-241d) Invocação às Musas Introdução: necessidade de uma definição Desenvolvimento o que é o amor vantagens e danos esperados para o amado da parte do amoroso quando ele ama ele é daninho para o espírito para o corpo para as possessões ele é desagradável por sua presença cotidiana pela exigência que impõe quando ele não ama mais Conclusão Intermezzo: necessidade de uma palinodia (241d-243e) Sócrates para de falar, (...)
-
Platão - A República - Livro X (595a-608b) – os imitadores
5 de dezembro de 2021, por Cardoso de CastroC) A má educação pelas artes de ilusão como causa da injustiça 1 Como a representação, na arte, está ligada à realidade A imitação: os três leitos (o leito pintado, o leito particular, a ideia de leito) e seus três artesãos (o pintor, o marceneiro e o deus). A imitação distanciada da realidade dos três graus. A poesia, notadamente homérica, ignora aquilo de que fala. O poeta, e em particular Homero, não pode em nenhum caso ser o educador da humanidade Pintura e poesia, artes de ilusão. Elas imitam não a (...)
-
Platão - Fédon (74d-78b) – Experiência inteligível
19 de setembro de 2021, por Cardoso de CastroPlatão. Obras. Tr. Carlos Alberto Nunes. (ebook)
Platon. Oeuvres. Tr. Émile Chambry
Platon. Oeuvres. Tr. Victor Cousin
Platon. Complete Works. Tr. Benjamin Jowett
Nunes
E então? Prosseguiu: que se passa conosco, com relação aos pedaços de pau iguais e a tudo o mais a que nos referimos há pouco? Afiguram-se-nos iguais à igualdade em si, ou lhes falta alguma coisa para serem como a igualdade? Ou não falta nada?
Falta muito, respondeu.
Estamos, por conseguinte, de acordo, que quando alguém vê (...) -
Letter VII 333a-337e — Fatos e conselhos
24 de março de 2022This was the language and these the exhortations given by us, the conspirators against Dionysios according to the charges circulated from various sources — charges which, prevailing as they did with Dionysios, caused the expulsion of Dion and reduced me to a state of apprehension. But when — to summarise great events which happened in no great time — Dion returned from the Peloponnese and Athens, his advice to Dionysios took the form of action.
To proceed — when Dion had twice over delivered (...) -
A LITERARY HISTORY OF EARLY CHRISTIANITY. CLEMENT OF ALEXANDRIA (145-220?)
24 de março de 2022CLEMENT OF ALEXANDRIA (145-220?)
A LITERARY HISTORY OF EARLY CHRISTIANITY. C. T. CRUTTWELL M. A. VOL. I and II Editing and Comments by M. J. Stein
IT has already been mentioned that Pantaenus was the founder of the Catechetical school. [NA: That is, in the sense in which it became celebrated, as a center of apologetics. There is an untrustworthy tradition which mentions Athenagoras as its first president.] But he was something more, He was the teacher and spiritual father of the great (...)