Arnou, René : Le désir de Dieu dans la philosophie de Plotin
TABLE DES MATIÈRES.
Introduction.
Intérêt d’une étude sur la philosophie religieuse de Plotin — Métaphysique et mystique ; influence que ces idées ont exercée — Plan du travail — La théorie du désir est un centre de perspective dans le système — Le texte des Ennéades.
Chapitre Ier. L’AME DE PLOTIN.
Les traits saillants de sa personnalité, tels qu’ils se dégagent de son œuvre — Influences politiques ou philosophiques qu’il a subies — Une âme (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > eros / ἔρως / éros / érôs / ἔρωτος / erotos / agape / ἀγάπη / afeição / philia / (...)
eros / ἔρως / éros / érôs / ἔρωτος / erotos / agape / ἀγάπη / afeição / philia / φιλία / amizade / apreço / amictia / phileo / φιλέω / amar / philos / φίλος / amado / philodoria / philantropia / philologia / εὐδοκία / eudokia / boa-vontade / φιλαυτία / philautia / amor próprio / ishq
gr. ἔρως, éros, érôs: desejo, amor. Força de união e de engendramento, érôs, "desejo apaixonado", desempenha nas cosmogonias o papel de um modelo de atração, de fecundidade e de ordem ., aquele de uma causa motora e ordenadora.
gr. φιλία, philía (he): amizade, amor. Latim: amicitia. Laço afetivo entre dois seres humanos. Toma-se essa palavra no sentido estrito de afeição recíproca, ao passo que philía tem sentido bem mais amplo. Segundo Sócrates, análoga à atração entre semelhantes, como já enunciada pelos physikoi.
gr. philodoria = liberalidade; uma maneira de ser relativa ao fato de se enriquecer como se deve; saber, na desejada medida, abandonar o que se possui ou aí ajuntar.
gr. philanthropia = filantropia. Estado que leva a ser agradável e amical em suas relações com os outros; esta que dispõe o ser a um benfeitor; estado daquele que é gracioso ; a lembrança que se marca por um bem-fazer. [Platão]
Matérias
-
Arnou : Le désir de Dieu dans la philosophie de Plotin
16 de janeiro de 2010, por Cardoso de Castro -
Amar os Inimigos
18 de julho de 2022, por Cardoso de CastroMt 5,43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios (...)
-
Berdiaeff: L’IMMORTALITÉ
12 de dezembro de 2008, por Cardoso de CastroDialectique existentielle du divin et de l’humain, par Nicolas Berdiaeff. Janin, 1947
Chapitre XI L’IMMORTALITÉ
Le problème de l’immortalité est ùn problème fondamental, le principal problème de la vie humaine, et si les hommes l’oublient, c’est parce que leur légèreté d’esprit les empêche d’approfondir les choses. Parfois cependant l’homme veut se persuader qu’il a vraiment oublié, alors qu’il ne se permet pas de penser à ce qui est plus important que tout. La prière que nous soit donnée la mémoire de la (...) -
Coomaraswamy (AKCM) – Vedanta: Eu Sou — Atman — ego
17 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroO “grande dito” dos Upanishads é: “Isso és tu”. “Isso” está aqui, é claro, Atman ou Espírito, Sanctus Spiritus, grego pneuma, árabe ruh, hebraico ruah, egípcio Amon, chinês ch’i; Atman é a essência espiritual, independente se transcendente ou imanente; e por mais numerosas e variadas que sejam as direções para as quais se estenda ou das quais se retire, é um movedor imóvel tanto no sentido intransitivo quanto no transitivo. Ele se presta a todas as modalidades de ser, mas nunca se torna alguém ou alguma coisa. (...)
-
dialektike
24 de março de 2022VIDE Bernard SUZANNE : DIA
dialektikê: dialética Em Platão, «dialéctica», ou aponta simplesmente para a arte de dialogar, ou para o método de ascensão à Ideia do Bem, que se efetua por divisão e composição de conceitos. É, portanto, evidente que, em qualquer das duas acepções da palavra, a dialética platônica nada tem que ver com Heráclito. (Eudoro de Sousa, "Sempre o mesmo acerca do mesmo") 1. Segundo o testemunho de Aristóteles a dialética foi uma invenção de Zenão de Eleia (D. L. ix, 25), provavelmente (...) -
Philokalia Discernimento
29 de março de 2022Citações dos Padres - em nosso site francês
Tradução Francesa Designa as energias (energeia) não criadas (ageneton), distintas da essência (ousia), pelas quais o Divino se manifesta e se comunica.
Tradução Inglesa Dom espiritual permitindo a discriminação entre os tipos de pensamentos (logismos) que atravessam o pensamento, para reconhecê-los precisamente e tratá-los devidamente. Através desta dádiva obtém-se o "discernimento de espíritos", ou seja, a habilidade de distinguir entre os pensamentos ou (...) -
apatheia
28 de março de 2022Philokalia Todos os escritores associados literariamente ao platonismo estão de acordo em fazer da apatheia a meta da virtude e ver na katharsis - purificação o meio de aí chegar. Apathe - apatheia - katharotes são três noções estreitamente associadas em Plotino e Gregorio de Nissa. Este é um dos pontos, aliás, de maior similitude entre seus pensamentos.
Em Philon - Filon, segundo Bréhier: "Os estoicos queriam suprimir totalmente as paixões. Philon - Filon também via na apatheia o ideal da Sabedoria. (...) -
egoismo
28 de março de 2022hinduísmo - HINDUÍSMO Michel Hulin: AHAMKARA Na tradição hindu o egoísmo não parece ser jamais apresentado em estado puro, como "egoísmo sórdido", mas sempre no contexto de uma certa sobre-estimação (abhimana) tácita de si mesmo. Donde a frequente utilização de dois sinônimos de ahamkara: garva e smaya. Garva, é o fato de ser "vaidade - cheio do sentimento de sua importância" (cf. guru: a pessoa grave, importante); smaya designa propriamente o sorrir de orgulho daquele que recebe um cumprimento, se admira (...)
-
Máximo, o Confessor — Centúrias sobre a Caridade I, 1-25
30 de julho de 2022, por Cardoso de CastroTradução feita por Antonio Carneiro a partir da versão espanhola, MAXIMO EL CONFESOR, Tratados Espirituales - ed. Ciudad Nueva. A tradução de cada centúria foi organizada em 4 páginas de no máximo 25 itens cada uma, para facilitar a leitura na Internet. PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 26-50) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 51-75) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 76-100)
CENTURIAS sobre la CARIDAD San Maximo el Confesor
CENTÚRIAS sobre a CARIDADE São Máximo o Confessor
Primera Centúria / Primeira Centúria
1. La caridad es una (...) -
Couliano Fantasmas
28 de março de 2022Primeira Parte - Fantasmas à obra I História do fantástico Do sentido interno Nossa civilização nasceu do reencontro de várias culturas, cujas interpretações da existência humana eram tão diferentes que precisou uma enorme sacudidela histórica, acompanhada de uma crença fantástica, para realizar uma síntese durável.
Para o pensamento grego, a sexualidade não representava, em geral, senão um componente secundário do amor. Admitindo a ligação causal entre sexualidade e reprodução, não se insistia na (...) -
Orbe (PESI1:111-116) – Clemente sobre a parábola do bom samaritano
29 de março de 2022, por Cardoso de CastroEl buen samaritano encomienda al mesonero el cuidado del malherido. El Salvador encarga a los ángeles y principados y potestades sirvan a los hombres.
«Dice (el Salvador) que segundo en orden, y en nada menor que este (de amar a Dios), es aquel (mandamiento (Mt 22,39; Lc 10,27; Me 12,31; Lev 19,18: ‘Amarás a tu prójimo como a ti mismo’. Luego a Dios (le amarás) sobre ti mismo. Al preguntarle aquel que dialogaba (con El) (Lc 10,29): ‘¿Quién es mi prójimo?’, no le definió como los judíos: El (...) -
Plotino - Tratado 9,9 (VI, 9, 9) — A vida verdadeira é na união com o Uno
26 de março de 2022, por Cardoso de CastroCapítulo 9: A vida verdadeira é na união com o Uno 1-13. O Uno produz todas as coisas sem ser diminuído de modo algum. 13-24. Unida ao Uno, a alma engendra as virtudes e a beleza. 24-38. A alma ama o Uno de um amor puro que é diferente do amor "vulgar" daqui de baixo. 38-60. Deve-se fugir do mundo daqui de baixo e reencontrar o amor puro que nos permite alcançar até o Uno, para só ser um com ele.
Tradução desde MacKenna
9. Nesta dança, vê-se a fonte da vida, a fonte do intelecto, o princípio disto (...) -
Coomaraswamy São Bernardo
29 de março de 2022En su mayor parte, usaré la palabra atman en adelante. Aunque este atman, en tanto que eso que sopla e ilumina, es primariamente el «Espíritu», a causa de que él es este Eros divino que es la esencia vivificante en todas las cosas y así su ser real, la palabra atman se usa también reflexivamente para significar «sí mismo» - bien «uno mismo» en todos los sentidos, por groseros que sean, en que la noción pueda ser mantenida, o bien con referencia al Sí mismo o Persona espiritual (el cual es el solo sujeto (...)
-
Máximo, o Confessor — Cantúrias sobre a Caridade I
30 de julho de 2022, por Cardoso de CastroTradução em grande parte feita a partir da versão espanhola[[MAXIMO EL CONFESOR, Tratados Espirituales - ed. Ciudad Nueva. Tr. por Antonio Carneiro. A tradução de cada centúria foi organizada em 4 páginas de no máximo 25 itens cada uma, para facilitar a leitura na Internet. PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 1-25) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 26-50) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 51-75) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 76-100)
Primeira Centúria (tradução de excertos variados)
Excertos traduzidos da versão inglesa da Philokalia
1. A (...) -
Plotino - Tratado 23,10 (VI, 5, 10) — É em permanecendo nela mesma que a unidade verdadeira pode estar presente
29 de março de 2022, por Cardoso de CastroCap 10: É em permanecendo nela mesma que a unidade verdadeira pode estar presente nas outras coisas, que se suspendem a ela; é necessário que o mundo inteligível difira do mundo sensível.
Míguez
10. La unidad, pues, es prudente para permanecer en sí misma y no dirigirse a ningún otro lugar. Son las otras cosas las que se encuentran suspendidas a ella como si tratasen de descubrir el lugar donde se halla. Llamemos Eros a ese deseo en vigilia constante, siempre fuera y siempre apasionado de lo (...) -
Eros e Psique 4
28 de março de 2022, por Cardoso de CastroExcertos da versão alemã integral de A. Schaeffer, trad. por Zilda Hutchinson Schild
Enquanto isso, nessa mesma noite, o esposo que ela não conhecia voltou a advertir a esposa:
— Não vês o perigo que te espreita de longe? Fortuna trama e se abaterá sobre ti, se não procederes com a máxima cautela. As lobas pérfidas se esforçam por armar-te uma cilada, cuja pior armadilha é persuadir-te a contemplar o meu rosto. Já te adverti inúmeras vezes de que nunca mais o verás se o contemplares uma única vez. (...) -
Eros e Psique 7
28 de março de 2022, por Cardoso de CastroExcertos da versão alemã integral de A. Schaeffer, trad. por Zilda Hutchinson Schild
Enquanto Psique peregrinava de cidade em cidade à procura de Cupido, este guardava o leito na casa de sua mãe, gemendo de dor pela queimadura. Vênus não se encontrava presente. Foi então que uma gaivota branca como a neve; dessas que voam nas cristas das ondas, desceu apressada até o fundo do mar onde a deusa se banhava e nadava despreocupadamente. A gaivota indiscreta contou-lhe tudo acerca do filho. Disse-lhe (...) -
Eros e Psique 8
28 de março de 2022, por Cardoso de CastroExcertos da versão alemã integral de A. Schaeffer, trad. por Zilda Hutchinson Schild
Enquanto isso, Psique continuava sua triste peregrinação, buscando noite e dia pelo esposo. Quanto mais desespero sentia na alma, tanto mais sequioso de amor ficava também o encolerizado Eros, visto sentir falta do amor da esposa para aplacar-lhe os desejos; também não conseguia satisfazer-se com os favores obtidos de uma escrava.
Quando Psique avistou um templo no alto de uma montanha, disse para si mesma: "Se (...) -
Eros e Psique 2
6 de abril de 2022, por Cardoso de CastroExcertos da versão alemã integral de A. Schaeffer, trad. por Zilda Hutchinson Schild
Nesse lugar adorável, em meio ao vale florido, deitada sobre a relva coberta de orvalho, Psique adormeceu de mansinho. Depois de descansar bastante de tantas emoções, recuperada pelo sono reparador, ela ergueu-se com o espírito muito mais tranquilo.
Logo viu um bosque de grossas árvores gigantescas; viu uma fonte de águas transparentes e brilhantes e, no âmago desse bosque, um palácio principesco, que não fora (...) -
Eros e Psique 3
28 de março de 2022, por Cardoso de CastroCAPÍTULO 3 Enquanto isso, os pais envelheciam de dor e de tanto se lamentar; e como os rumores desses acontecimentos logo se espalharam, tão logo souberam do fato, as irmãs mais velhas de Psique abandonaram seus lares, consternadas e preocupadas, para ir visitar os pais.
Nessa mesma noite, o esposo de Psique lhe disse - pois, com exceção da voz, ele só lhe era perceptível ao tato e aos ouvidos:
— Doce e adorável esposa, estás ameaçada por um triste destino e um perigo iminente, que na minha opinião (...)
Notas
- A Gnose
- Abade Thalassius
- adelphos
- Afrodite
- agape
- agathon
- Amor filho de Pobreza e Expediente
- anamnesis
- Ancelet-Hustache (S1:61-62) – Eckhart - Sermão 4
- Antonius Pai Espiritual
- Apuleio
- Apuleio Eros e Psique
- Arquimandrita Macario
- Ascetismo e Misticismo
- Autogenes
- Balthasar (LC): Máximo — exegese
- Balthasar (Orígenes:25-33) – Prólogo - De Tendas e Poços
- Balthasar: Máximo — analogia
- Banquete
- Betanzos (FBPL) – citações de Baader (amor)