Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos e latinos > trias / τριάς / τριάδος / triados / trigonon / τρίτα / trita / Triada / (...)

trias / τριάς / τριάδος / triados / trigonon / τρίτα / trita / Triada / Τριάδα / Trindade / trika / três princípios

  

gr. τριάς, triás: tríade, estrutura triádica. Um dos aspectos mais característicos do platonismo   tardio é a presença de uma estrutura triádica nas suas hipóstases.


Silburn

O Xivaísmo é chamado Trika porque distingue três planos da realidade: Shiva, Shakti, indivíduo. Estes planos correspondem a três níveis de experiência sobre cada um dos quais predomina uma energia: o puro Sujeito conhecedor, todo por inteiro em seu ato de vontade, o conhecimento onde reina naturalmente a energia cognitiva, enfim o nível do objeto conhecido, onde se exerce a atividade.

A aparição dessas três energias divinas em uma rápida sucessão corresponde aos três momentos da manifestação diferenciada do universo e cobre todo o campo da experiência humana:

Nada aparece que não repouse na tripla energia consciente se exprimindo por: eu quero, eu sei, eu faço » escreveu Abhinavagupta   (H.A. p. 13).

Mas os dois primeiros momentos são tão sutis que escapam ao homem ordinário que ignora o processo, pois vive no único nível da objetividade e da dualidade. O místico, ao contrário, volta ao momento inicial, à tomada de consciência do abalo original, esse da incitação divina, e se esforça de aí se manter tomando uma firme consciência de sua essência. (tr. Antonio Carneiro  , de excerto de SILBURN  , Lilian. HERMÈS I. 1981, p. 145)

Jacob Boehme

Para Boehme  , a manifestação divina divide-se, basicamente, em três Princípios, em três Mundos, que em si mesmos e em suas funções, são bons (cf. A Tripla Vida do Homem, 4:15). O primeiro é o Princípio ou Mundo das Trevas e da Cólera; o segundo, o da Luz e do Amor; o terceiro, o material, criado após a queda de Lúcifer, no qual a Luz e as Trevas, o Amor e a Cólera combatem-se. Os dois primeiros são eternos, o terceiro tem um tempo delimitado. É interessante, aqui, a semelhança entre esses três Princípios e os três deuses primordiais da Teogonía de Hesíodo  : Caos (Trevas e Cólera), Eros (Luz e Amor) e Gea (Terra, o princípio material). [BoehmeSD:48, Mieckwicz]