Página inicial > Palavras-chave > Termos > hypodoche / ὑποδοχή / hypodochê / ὑποδέχομαι / hypodechomai / δέχομαι / dechomai / (...)
hypodoche / ὑποδοχή / hypodochê / ὑποδέχομαι / hypodechomai / δέχομαι / dechomai / aceitar / acolher / receber
g. ὑποδοχή, hypodochê ou hypodechoménê: receptáculo. Segundo Platão é neste receptáculo que se verifica a gênese, embora o próprio receptáculo seja sempre o mesmo, Tim. 50b-51b. É também chamado chora (área), ibid. 52a, e é-lhe concedida uma quase-existência (pos on), ibid. 52c. Aristóteles identifica o «receptáculo» de Platão com a matéria (hyle), Phys. IV, 209b. Para Plotino o «receptáculo» é matéria «segunda» ou sensível, Enn. II, 4 , 6; II, 4 , 11.
Matérias
-
Plotino - Tratado 32,1 (V, 5, 1) — Porque os inteligíveis não podem se encontrar fora do Intelecto
19 de janeiro, por Cardoso de Castro
Capítulo 1: Porque os inteligíveis não podem se encontrar fora do Intelecto 1-32: O Intelecto contem os inteligíveis a fim de que seu conhecimento seja infalível e imediato 32-50: Os inteligíveis têm a vida e o intelecto, e eles não estão separados uns dos outros 50-68: Pôr os inteligíveis no exterior, é privar o Intelecto da verdade e de sua natureza
Míguez
1. En cuanto a la Inteligencia, a la verdadera y real Inteligencia, ¿podría ciertamente equivocarse y no formular juicios verdaderos? De ningún (...)
-
Plotino - Tratado 12,1 (II, 4, 1) — Considerações iniciais sobre a matéria
17 de janeiro, por Cardoso de Castro
Capítulo 1: Introdução 1-4. Considera-se em geral a matéria como um substrato e um receptáculo das formas. 4-6. Mas não há entendimento sobre a natureza desta matéria e sobre aquilo que ela recebe. 6-18. Teorias dos estoicos, aristotélicos e platônicos.
Míguez
1. Lo que llamamos materia es el sujeto y el receptáculo de las formas; ésa es la opinión general de todos los que han tratado la cuestión, y hasta aquí el acuerdo es unánime, pero, en lo que atañe a la naturaleza de tal sujeto; las opiniones ya (...)
-
Plotino - Tratado 15,1 (III, 4, 1) — A alma e suas potências
17 de janeiro, por Cardoso de Castro
Capítulo 1: A alma e suas potências 1-3. Diferentemente das realidades superiores, a alma se move quando engendra. 4-5. Presença da faculdade vegetativa no homem assim como nas plantas. 6-12. Aquilo que a natureza engendra é indeterminação total e privado de vida. 12-14. Nas realidades superiores, ao contrário, a indeterminação é apenas relativa. 14-17. Como a matéria se torna corpo em recebendo uma forma.
Míguez
1- Las hipóstasis son engendradas por los principios más elevados, que permanecen (...)
-
Plotino - Tratado 12,6 (II, 4, 6) — A matéria sensível existe
3 de junho, por Cardoso de Castro
Capítulos 6-16: A matéria sensível Cap. 6. A matéria sensível existe. Cap. 7. Refutação das teorias pré-platônicas sobre a matéria. Cap. 8. A natureza da matéria sensível. Cap. 9. A quantidade e a grandeza versus a matéria sensível. Cap. 10. Como o Intelecto percebe a matéria. Cap. 11, 1-13. Aporias relativas à noção de uma matéria sem grandeza. Cap. 11, 13 - Cap. 12. Respostas às objeções precedentes. Cap. 13. A matéria versus a qualidade Cap. 14. A matéria e a privação. Cap. 15. A matéria e o ilimitado. Cap. (...)