Página inicial > Palavras-chave > Termos > arete / ἀρετή / ἀρετῆς / aretes / πολιτικαὶ ἀρεταί / politikai aretai / virtudes (...)
arete / ἀρετή / ἀρετῆς / aretes / πολιτικαὶ ἀρεταί / politikai aretai / virtudes cívicas / iddhi
gr. ἀρετή, arete: excelência, virtude. A virtude é a excelência na função própria. Cada coisa, quer dizer cada objeto assim como cada ser vivente , tendo uma ou várias funções, a virtude consiste no fato de exercer perfeitamente esta função. (Luc Brisson )
Os neoplatônicos distinguem diferentes níveis de virtude. A virtude meramente natural depende da mistura de quente , frio, fluido e seco no corpo. O nível mais baixo das virtudes próprias, a virtude cívica, está ligado à metriopatheia (Porfírio Sentences 32, 23,4; 25,6-7), moderação das emoções; o próximo nível acima, virtude purificada, conforme descrito por Plotino , com apatheia ou liberdade de emoção. No nível da virtude cívica, Teodoro de Asine é relatado como sustentando, de acordo com a República de Platão , que homens e mulheres têm a mesma virtude e precisam da mesma educação. A República trata explicitamente da virtude cívica (demotike, Rep. 6, 500D8; politike 4, 430C3).
Porfírio distingue quatro níveis de virtude, cívico (politikai), purificador (kathartikai), contemplativo (theoretikai) e paradigmático (paradeigmatikai), Sentences 32. Olympiodorus e os Prologomena anônimos cap. 26 inserem as virtudes de caráter (ethike ) produzidas pela habituação diante das virtudes cívicas sob a alegação de que não são racionais. Foi visto que o Górgias e o Fédon de Platão foram selecionados para o currículo por tratarem, respectivamente, das virtudes sociais e purificadoras. Jâmblico, celebrando o papel do sacerdote teúrgico, acrescenta no topo a virtude hierática ou teúrgica, sobre cuja relação com as virtudes paradigmáticas divergem diversos autores. Olympiodorus não lista mais a virtude teúrgica como uma de suas cinco , mas discute o papel da teurgia imediatamente após discutir suas cinco virtudes.
Diferentes níveis de virtude já estão presentes em Plotino 1.2 [19], no qual Porfírio Sentences 32 é praticamente um comentário. Além disso, ambos os autores tomam as quatro virtudes cardeais da República de Platão, sabedoria , coragem , temperança e justiça, e dão a elas diferentes definições em diferentes níveis de virtude. É naturalmente no nível da virtude cívica que as definições estão mais próximas das de Platão, já que esse é o nível que Platão está discutindo. [SorabjiPC1 :337]
Iddhi (sánscr. rddhi, de rddh, prosperar, emporwachsen) es virtud, poder (en el sentido de Marcos 5.30, dunamis = poder), arte (e.g., la pericia de un cazador, Majjhima Nikaya I.152), talento o don. Los «iddhis» del Iddhi-pada, «El Camino del Poder», son supernormales más bien que anormales. No podemos ocuparnos aquí con alguna extensión de la aparente dificultad que presenta el hecho de que también se atribuyen iddhis («poderes») al Adversario del Buddha (Mara, Namuci , Ahí-Naga), excepto para señalar que la «Muerte » es también (en el mismo sentido en que Satán sigue siendo un «ángel») un ser espiritual, y que los «poderes» no son en sí mismos virtudes morales, sino más bien virtudes intelectuales. (Cf. Pratyahara en el Aparokshanubhuti 103. 121 de Sankara ). Los poderes del Buddha son mayores que los del Adversario porque su rango es mayor; el Buddha conoce el Brahmaloka y también los mundos hasta el Brahmaloka (es decir, bajo el Sol ), mientras que el poder de la «Muerte» se extiende sólo hasta el Brahmaloka y no va más allá del Sol. (Cf. The Gospel of Sri Ramakrishna, 1944, p. 26). Sobre la levitación y los iddhis en general, ver Samyutta Nikaya V.252 sigs. 282, 283. Los prerequisitos para tales poderes son chanda-samadhi -pradhana-sankhara-samannagatam. Samyutta Nikaya V.252, 291 – donde el iddhi pada tiende, es decir, conduce a «ninguna otra orilla» que el nibbana. Anguttara Nikaya IV.333, opuesto de viriya, como arriba, es inercia, es decir, pensar me kayo garuko akammanno, y por consiguiente dejarse abatir, sin emplear el heroico esfuerzo de la voluntad. Visuddhi Magga 144 – porque ubbeyapiti, Mahavissa akase langha pana ppamana hoti (causativo). Dhammapada Atthakatha IV.118, el balavapiti de Vakkali le permite volar a través del aire. J. II.111 menciona la misma causa para el caminar sobre las aguas. El héroe homérico desaparece vistiéndose de aire. Ver también Timeo 42 C; Visuddhi Magga 143-144 y Dhammapada Atthakatha IV.118 sigs. [AKCHB :Nota]
Matérias
-
Plotino - Tratado 19,4 (I, 2, 4) — O efeito da purificação
29 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 4. O efeito da purificação 1-7: Estado de pureza e processo de purificação 7-11: O que resta após a purificação 12-17: A alma não pode se unir ao bem senão se voltando para ele 18-25: A virtude é o que advém à alma quando ela se volta para o bem. Contemplação e iluminação 25-29: A alma possui marcas dos objetos inteligíveis que não se esclarecem senão quando ela se volta para o Intelecto
nossa tradução
da versão de MacKenna
4. Chegamos, então, à questão se a Purificação é o todo desta qualidade (...)
-
Caeiro (EN10-11) – princípio da ação
5 de fevereiro de 2022, por Cardoso de Castro
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. António Caeiro. Lisboa: Quetzal, 2015, p. 10-11
O sentido da palavra «perícia» é equívoco. «Perícia» pode ser um ofício ou uma profissão. Mas tem também o sentido de produção artística, arte. Em ambos os casos a língua grega faz pensar, de fato, numa fabricação, numa produção. O operador fundamental da perícia é o domínio de uma competência (artístico-técnica), a qual pode ser adquirida por aprendizagem. Para perceber de uma determinada perícia é necessário exercê-la, pô-la em (...)
-
Caeiro (EN:15-17) – felicidade
5 de fevereiro de 2022, por Cardoso de Castro
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. António Caeiro. Lisboa: Quetzal, 2015, p. 15-17
O Humano está assim lançado para a felicidade. Motivado por ela. Para Aristóteles estar lançado para a felicidade caracteriza essencialmente a existência humana. É por termos um conhecimento deste projeto que nos está dado em mãos que percebemos também estarmos afastados dele ou termos já desistido de ir no seu encalço. Se «ser feliz» é o projeto fundamental da vida humana é também uma possibilidade sua. Jamais poderá (...)
-
Philokalia Discernimento
29 de março de 2022
Citações dos Padres - em nosso site francês
Tradução Francesa Designa as energias (energeia) não criadas (ageneton), distintas da essência (ousia), pelas quais o Divino se manifesta e se comunica.
Tradução Inglesa Dom espiritual permitindo a discriminação entre os tipos de pensamentos (logismos) que atravessam o pensamento, para reconhecê-los precisamente e tratá-los devidamente. Através desta dádiva obtém-se o "discernimento de espíritos", ou seja, a habilidade de distinguir entre os pensamentos ou (...)
-
Plotino - Tratado 52,8 (II, 3, 8) — A Alma é responsável desta ordem e produz tudo
1º de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Cap. 7-8: A adivinhação pelos astros é possível. 7. Existe uma adivinhação pelos astros, pois o universo é um vivente único, o qual é regido por uma só e mesma ordem que une todas as coisas nada deixando ao azar. 8. A alma é responsável desta ordem e ela produz tudo; os astros anunciam tudo.
Míguez
8. También el alma, luego que echa a andar, quiere cumplir su función, y tengamos en cuenta que el alma lo produce todo y ha de considerarse como un principio. Pero ya marche en línea recta, ya siga un (...)
-
Coomaraswamy Poder do Nome
28 de março de 2022
Poder do Nome O EXEMPLARISMO VÉDICO PODER DO NOME Por consiguiente, en los párrafos concluyentes del presente ensayo, recogeremos algunos de los textos védicos en los que, explícita o implícitamente, se encuentra la doctrina de que la pronunciación de un nombre es de eficacia creativa. Por ejemplo, «Él, por los nombres de las cuatro (estaciones), ha puesto en movimiento sus noventa corceles, como una rueda redonda» (Rg Veda Samhita 1.155.6), a saber, la Roda do Ano - Rueda del Ano, en tanto que está (...)
-
pathos
24 de março de 2022
pathos: acontecimento, experiência, sofrimento, emoção, atributo
1. A história da palavra pathos está obscurecida por uma multiplicidade de conotações. A sua acepção mais geral significa «algo que acontece», quer em referência ao próprio evento (assim Heródoto V, 4; Sófocles, O. T., 732) quer à pessoa afetada (assim Platão, Fedão 96a: «as minhas experiências»), o último tipo de uso consideravelmente alargado em sentidos éticos, como, por exemplo, no «sofrimento instrutivo» dos trágicos (ver Esquilo, Aga. 177). (...)
-
Plotino - Tratado 9,9 (VI, 9, 9) — A vida verdadeira é na união com o Uno
26 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 9: A vida verdadeira é na união com o Uno 1-13. O Uno produz todas as coisas sem ser diminuído de modo algum. 13-24. Unida ao Uno, a alma engendra as virtudes e a beleza. 24-38. A alma ama o Uno de um amor puro que é diferente do amor "vulgar" daqui de baixo. 38-60. Deve-se fugir do mundo daqui de baixo e reencontrar o amor puro que nos permite alcançar até o Uno, para só ser um com ele.
Tradução desde MacKenna
9. Nesta dança, vê-se a fonte da vida, a fonte do intelecto, o princípio disto (...)
-
Antonius Conduta Virtuosa
29 de março de 2022
Exortações sobre o comportamento dos homens e a conduta virtuosa 1. É abusivo dizer que os homens são dotados de logistikon - razão. Não são razoáveis aqueles que se deixam ensinar pelas palavras e os livros dos antigos sábios. Mas são razoáveis aqueles cuja alma é dotada de logistikon - razão e que são capazes de discernir aquilo que é o bem e o que é o kakon - mal. Fugindo de tudo aquilo que é mal e prejudicial, consagram-se ao estudo daquilo que é bom (agathon) e útil. E fazem isto dando graças a Deus. (...)
-
Boaventura Vestigios
29 de março de 2022
A CONTEMPLAÇÃO DE DEUS NOS SEUS VESTÍGIOS IMPRESSOS NO MUNDO SENSÍVEL 1 No espelho do mundo sensível podemos considerar a Deus de dois modos: ou elevando-nos a Ele por meio dos seres que compõem o Universo e que são como que vestígios do Criador, ou contemplando-O existente nos mesmos seres pela Sua essência, pela Sua potência e pela Sua presença. Esta segunda theoria - contemplação é superior à primeira. Ela ocupa, pois, o segundo lugar e forma o segundo degrau de ascensão que nos conduz à visão de Deus (...)
-
Máximo, o Confessor — Cantúrias sobre a Caridade I
30 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
Tradução em grande parte feita a partir da versão espanhola[[MAXIMO EL CONFESOR, Tratados Espirituales - ed. Ciudad Nueva. Tr. por Antonio Carneiro. A tradução de cada centúria foi organizada em 4 páginas de no máximo 25 itens cada uma, para facilitar a leitura na Internet. PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 1-25) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 26-50) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 51-75) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 76-100)
Primeira Centúria (tradução de excertos variados)
Excertos traduzidos da versão inglesa da Philokalia
1. A (...)
-
Boaventura Elevar-se a Deus
29 de março de 2022
A ELEVAÇÃO A DEUS POR MEIO DO UNIVERSO 1 "Bem-aventurado o homem, ó Senhor, que de Ti recebe ajuda. Ele dispôs no seu coração os degraus para se elevar deste vale de lágrimas até o lugar onde está o termo de seus desejos" (Sl 83,6).
A felicidade não é senão o gozo do sumo Bem (agathon). O sumo Bem está acima de nós. Ninguém, por conseguinte, pode ser feliz senão elevando-se acima de si mesmo, não já com o soma - corpo mas com o coração. Mas, para elevarmo-nos acima de nós mesmos, temos necessidade duma (...)
-
Wei Wu Wei (FPM:1) – Realidade e Manifestação I
29 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Não seria um de nossos erros elementares imaginar que "fazemos" coisas? Não parece igualmente provável que coisas nos "fazem"?
tradução
Aspectos de Não-Ser, 1
É menos o que se é, que deveria importar, do que o que não se é.
Adquirir conhecimento não deveria ser nossa primeira meta, mas ao invés nos livrar da ignorância — que é falso conhecimento.
As qualidades que possuímos nunca deveriam ser uma questão de satisfação, mas sim as qualidades que descartamos.
Se Caridade (compaixão), Simplicidade e (...)
-
Nicéforo Reflexões
29 de março de 2022
Do próprio Nicéforo Alguns santos deram à atenção (epimeleia) o nome de "guarda do espírito", outros de "guarda do coração (kardia)", outros de "sobriedade", outros de "repouso do espírito" ou ainda nomes diferentes. Tantas expressões que vêm a ser a mesma coisa, como se se dissesse pão, pedaço de pão ou fatia de pão.
O que é a atenção (epimeleia)? Quais são suas propriedades? Escutai-me bem. A atenção (epimeleia) é o sinal da penitência cumprida; a atenção (epimeleia) é o chamado da alma (psyche) ( de volta (...)
-
Plotino - Tratado 46,8 (I, 4, 8) — Atitude do sábio a respeito dos males
9 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 8, 1-9: Exame da validade desta tese quando se trata de males que tocam pessoalmente o sábio Capítulo 8, 9-30: Especificidade da atitude do sábio a respeito dos males: a metáfora do atleta.
Igal
8 Por lo que toca a los dolores del hombre feliz, cuando sean violentos, mientras pueda sobrellevarlos, los sobrellevará; pero si son excesivos, se lo llevarán. Y no será digno de lástima en medio del dolor, sino que su propio fulgor, el fulgor interior, será como la luz dentro de una linterna (...)
-
praktike
28 de março de 2022
VIDE: PRAXIS; PRAKTIKOS; ASKESIS; THEORIA PRÁCTICA, de las virtudes, de los mandamientos (praktikí, praktikón): vocablo usado sobre todo por Evagrio, quien lo recibe directamente de Orígenes, el cual ve en María y en Marta el símbolo de la contemplación y de la práctica. Ambas virtudes son entendidas como inseparablemente unidas, en cuanto que la práctica es el actuar de los mandamientos, de las virtudes, de la ascesis tendiente a la obtención del conocimiento espiritual y de la contemplación. (...)
-
Alan Watts (VC:II.2) – União com Deus
31 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
WATTS, Alan. A Vida Contemplativa. Tr. Celso Mayer. Rio de Janeiro: Record
Mayer
Há dois modos de se alcançar a casa vizinha. Um é dando a volta ao mundo e o outro, caminhando uns poucos passos. Há também dois modos de se encontrar o céu. Um é subir, subir em busca de um firmamento sempre fugidio e o outro é compreender que, aqui na terra, já nos encontramos no céu e que nosso planeta é, de fato, um dos corpos celestes. É fácil perdermo-nos na caminhada à volta do mundo até a casa vizinha e mais (...)
-
Plotino - Tratado 20,6 (I, 3, 6) — As partes da filosofia e a realização da dialética
26 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Tradução desde MacKenna
6. A Filosofia tem outras províncias, mas a Dialética é sua parte preciosa: em seu estudo das leis do universo, a Filosofia recorre à Dialética tanto quanto outros estudos e artes usam a Aritmética, embora, naturalmente, a aliança entre Filosofia e Dialética seja próxima.
E em Moral, também, a Filosofia usa a Dialética: pela Dialética chega à contemplação, embora origine de si mesma o estado de moral ou melhor a disciplina da qual o estado de moral se desenvolve.
Nossas faculdades (...)
-
kakon
24 de março de 2022
kakón: mal
1. Antes de Sócrates fazer da ética um assunto do discurso filosófico as considerações sobre o bem e o mal tinham sido apanágio dos poetas e dos legisladores. Mas a consciência crescente do relativismo moral e a asserção feita pelos sofistas, do caráter puramente arbitrário da lei (nomos) levaram Sócrates a procurar padrões absolutos de conduta moral.
2. Porém, a ênfase socrática é posta na virtude (arete) e no bem (agathon). De fato, do seu ponto de vista intelectualista parecia não ser (...)
-
Plotino - Tratado 19,6 (I, 2, 6) — As virtudes da alma purificada.
29 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 6. As virtudes da alma purificada. 1-5: As impulsões involuntárias na alma são de caráter demônico 6-11: Se estas impulsões desaparecem, a alma levada a sua origem é simplesmente divina 12-19: A virtude é contemplação do que possui o intelecto. Diferença entre a virtude na alma e o análogo da virtude, no Intelecto 19-23, Exemplo da justiça em si 23-27: Extensão às outras virtudes
nossa tradução
da versão de MacKenna
6. Em tudo isso não há pecado — há apenas uma questão de disciplina — mas nossa (...)