[SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Primeiro Tomo. Tr. Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005, p. 90-92]
Na prática, o conhecimento intuitivo do entendimento consegue guiar imediatamente a nossa conduta e o nosso comportamento, enquanto o conhecimento abstrato da razão só o pode fazer pela intermediação da memória. Daí nasce a vantagem do conhecimento intuitivo em todos os casos que não permitem tempo algum para ponderação, logo, nas relações diárias, nas quais as (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > aphairesis / ἀφαίρεσις / separação / abstração
aphairesis / ἀφαίρεσις / separação / abstração
gr. ἀφαίρεσις, aphaíresis: separação, abstração. Para Aristóteles separar pelo pensamento algo ontologicamente inseparável; uso primordial de atributos matemáticos. Para Plotino , renunciação às imagens e aos conceitos para "fugir só consigo" até a "vida dos homens divinos", no Tratado 8 (Gandillac ).
Matérias
-
Schopenhauer (MVR2:90-92) – intuição - abstração - regras
14 de setembro de 2021, por Cardoso de Castro -
Finamore (Veículo da Alma:11-27) – Composição, geração e destino do veículo da alma
23 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroFINAMORE, John. Iamblichus and the Theory of the Vehicle of the Soul. Chico: Scholars Press, 1985, p. 11-27
Jâmblico discorda de Porfírio sobre o “veículo da alma” sobre três pontos: a composição, a geração e o destino final.
A composição do veículo seria de uma série de misturas (phyramata) coletadas das esferas celestiais. Jâmblico em seu comentário ao Timeu afirma que o veículo é feito de “pantos tou aitheros” (do éter ele mesmo e não de vários corpos etéreos) e que este éter teria um poder criativo.
A (...) -
Refutação da "Abstração"
24 de março de 2022Ficino refuta con toda claridad y toda energía la teoría sensualista de la "abstracción". Sí nos viésemos obligados, dice, a derivar lo general de la mescolanza de casos concretos, no tendríamos más remedio que ver en ese objetivo, desde el primer momento, un postulado falso e ilusorio. ¿Por qué? Porque la totalidad de lo concreto es sencillamente inagotable. Y si pretendiésemos abstraer de un número limitado de casos o de hechos una regla, para hacerla luego extensiva a la totalidad de ellos, (...)
-
Numero Pitagoras
29 de março de 2022TEMA V - O Símbolo e suas Aplicações
Santos Simbólica Números - A SIMBÓLICA DOS NÚMEROS (cont.)
A síntese que vamos apresentar das diversas concepções do número, em Pitágoras, nos dará uma visão clara do verdadeiro sentido da sua matemática (Máthesis), que em grego quer dizer instrução superior, daí mathema, no genitivo mathematos, e mathematiká, mathematikôs, etc.
A suprema instrução, o conhecimento superior do homem e das coisas divinas (a Mathesis) é uma atividade; mathema é o estudo, o conhecimento.
O UM (...) -
Santos Conceito Ontologia
29 de março de 2022CONCEITO E OBJETO DA ONTOLOGIA Na Metafísica, IV, 1, Aristóteles empregava estas palavras: "Há uma ciência que estuda o Ser enquanto ser, e seus atributos essenciais. Ela não se confunde com nenhuma das outras ciências chamadas particulares, pois nenhuma delas considera o Ser em geral, enquanto ser, mas, recortando uma certa parte do ser, somente desta parte estudam o atributo essencial; como por exemplo, procedem as ciências matemáticas.
Mas já que procuramos os primeiros princípios e as causas (...)