Eudoro de Sousa. Horizonte e Complementaridade. Sempre o mesmo acerca do mesmo. Lisboa, INCM, 2002, p. 161-163
1.a Segundo declara no «Prefácio», a intuição de que partiu para escrever sua última obra, Horizonte e Complementaridade, lhe adveio de um exame da bibliografia de Parmenides; sem dúvida, tem lugar no dito livro uma discussão em profundidade das mais importantes teses que a respeito deste filósofo recentemente se formularam, e aí V. várias vezes toma partido com firmeza em pró de umas e (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Auguste Comte / positivismo / positivism / positivisme

Auguste Comte / positivismo / positivism / positivisme
Matérias
-
Eudoro de Sousa (HCSM:161-163) – antipositivismo
11 de novembro de 2021, por Cardoso de Castro -
Ortega (HG) – CRÍTICA À SOCIOLOGIA
5 de novembro de 2021, por Cardoso de CastroORTEGA Y GASSET, José. O Homem e a Gente. Tr. J. Carlos Lisboa. Rio de Janeiro: Livro Ibero-americano, 1960, p. 51-55
O texto desta lição, na sua maior parte, corresponde à primeira das ministradas em Buenos Aires, em 1939, que foi publicada no livro ENSIMESMAMENTO E ALTERAÇÃO. MEDITAÇÃO DA TÉCNICA. Espasa-Calpe Argentina, Buenos Aires, 1939.
português
Trata-se do seguinte: falam os homens hoje, a toda hora, da lei e do direito, do estado, da nação e do internacional, da opinião pública e do (...) -
Comte (CFP2) – a lei dos três estados
22 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroCOMTE, Auguste. Curso de Filosofia Positiva.
II - Para explicar convenientemente a verdadeira natureza e o caráter próprio da filosofia positiva, é indispensável ter, de início, uma visão geral sobre a marcha progressiva do espírito humano, considerado em seu conjunto, pois uma concepção qualquer só pode ser bem conhecida por sua história.
Estudando, assim, o desenvolvimento total da inteligência humana em suas diversas esferas de atividade, desde seu primeiro voo mais simples até nossos dias, creio (...) -
Barbuy: Do ser e do sentido da vida
6 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroBARBUY, Heraldo. O Problema do ser e outros ensaios. São Paulo: Convívio, 1984, p. 23-29. (1a ed., São Paulo: Liv. Martins Editora, 1950)
Além de todas as contradições em que incorre a negação verbal do ser, contradições de ordem lógica, gnoseológica, psicológica e ontológica, — o racionalismo, ou seja, a visão “científico-naturalista” do mundo tem o peculiar característico de eliminar o valor e o sentido da vida.
Claro está que a vida só pode ter um valor e um sentido, dada a objetividade do real e a (...) -
Lanciani (PSC:11-13) – cognitivismo e cibernética
29 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroLANCIANI, Albino. Phénoménologie et sciences cognitives. Beauvais: Association pour la promotion de la Phénoménologie, 2003, p. 11-13
Dans ce chapitre nous entendons accomplir deux opérations capitales qui sont nécessaires en vue de comprendre le cognitivisme : d’abord il nous importe de dégager les thèses fondamentales des sciences cognitives, tout au moins celles qui méritent un approfondissement philosophique préliminaire, et, deuxièmement, il nous faut montrer comment ces thèses se sont (...)