Página inicial > Glossário > Terra

Terra

domingo 17 de outubro de 2021

Nos textos enfeixados sob o título A vontade de poder — tentativa de uma transvaloração de todos os valores é preciso também se ouvir, se subouvir, a cada passo, a pergunta de Zaratustra: “Quem deve ser o senhor da Terra?” Terra é um outro nome para dizer o acontecimento gratuito, essencialmente finito, sem porquê, sem para quê, da vida. E: “Quem deve ser o senhor da Terra?” Não é o homem insurgido, rebelado, o tipo do ressentimento e da vingança, o homem da vontade escrava, hoje, o homem da racionalidade técnica e da tecnociência, mas a real resposta de Zaratustra soa: senhor da Terra há de ser aquele que obedece ao sentido da Terra. O sentido da Terra é vontade de poder, isto é, livre e espontâneo crescimento-intensificação do acontecimento vida. Desde nada, para nada, inutilmente. A obra de arte, por exemplo. [Gilvan Fogel  ]


gr. γῆ, ge = Terra. Em Timeu   40b-c a Terra é chamada de "nossa nutriz" (trophon) e "guardião e demiurgo (demiourgon) do dia e da noite".
Platão considerava a geometria e os números como a mais concisa e essencial, e portanto ideal, das linguagens filosóficas. Mas não é senão em virtude de seu funcionamento num certo "nível" de realidade que a geometria e os números podem se tornar veículo para a contemplação filosófica.
LÉXICO: Terra; metageometria; geometria