Página inicial > Termos e noções > espírito

espírito

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Espírito, spiritus em latim, é respiração, o sopro vital. Significa a fonte da vida, sustentação da vitalidade, a própria vitalidade, o vigor, o ânimo, o que impregna todo o ser de uma pessoa em todas as suas ações; portanto significa existência, a existencialidade. [Hermógenes Harada  , "De Estudo, Anotações Obsoletas"]


A força da mente, que é uma força compreensiva das coisas e nocional, só tem poder para suas operações se excitada pelas coisas sensíveis, e só pode excitar-se mediante imagens sensíveis, Necessita, portanto, de um corpo orgânico, sem o qual não se poderia realizar uma excitação.

A mente é uma descrição viva da sabedoria eterna e infinita; mas, em nossas mentes, aquela vida é semelhante, desde o princípio, a um adormecido, até que se excite a mover-se pela admiração que nasce das coisas sensíveis. (...)

Estranha-me que a mente (mens), como dizes, se chame assim pela medida (mensura): por que se precipita tão avidamente à medida das coisas? para alcançar a medida de si mesma. Pois a mente é uma medida viva, que alcança sua capacidade medindo outras coisas. (...)

Se todas as coisas estão na mente divina, como em sua precisa e própria verdade, todas estão em nossa mente como em imagem e semelhança da verdade própria, isto é, nocionalmente. O conhecimento, com efeito, se faz por semelhança. Todas as coisas estão em Deus, mas ali são os exemplares das coisas; todas estão em nossa mente, mas aqui são semelhanças das coisas. (...)

Entre a mente divina e a nossa há a mesma diferença que entre fazer e ver. A mente divina, ao conceber, cria; a nossa, ao conceber, assimila noções, ou ao fazer visões intelectuais. A mente divina é uma força entificativa: nossa mente é uma força assimilativa. [Nicolau de Cusa  : Idiota, III, 4,5,9,3,7]


ESPÍRITO

MENTE

HEIDEGGER: Geist / esprit / espírito / spirit / espirito / geistig / spirituel / espiritual / spiritual