Página inicial > Termos e noções > puro-impuro

puro-impuro

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

CRISTOLOGIA
Ysabel de Andia  : MYSTIQUES D’ORIENT ET D’OCCIDENT

No AT, é a experiência da santidade de Deus que impõe a necessidade de se santificar para se apresentar diante dele em seu Templo - Templo santo. A teofania da Sarça ardente do Livro do Êxodo ou a visão de Isaías (6) da glória de Deus que invadiu o Templo é a mesma experiência da santidade poderosa de Deus de que Moisés não pode se aproximar sem descalço - tirar suas sandálias e cujo profeta não pode falar antes que um serafim não tenha purificado seus lábios com um carvão ardente.

A pureza é a condição de acesso ao sagrado: é puro o que pode se aproximar de Deus, sustentar a radiação mesma oculta de sua glória, é impuro o que torna inapta a seu culto ou dele é excluído. Pois é com vistas ao culto que o Levítico prescreve a «lei da pureza» (11-16) e a lei da santidade (17-26), como os dois aspectos negativo e positivo da mesma exigência divina.

Os animais puros são aqueles que podem ser oferecidos a Deus; os animais impuros são aqueles que parecem repugnantes ou maus ou aqueles que os pagãos consideram como sagrados. Mas as regras do puro e do impuro tocam igualmente o nascimento, a sexo - vida sexual, a morte, misteriosos domínios reservados a Deus, o Mestre da vida e da morte. Aí anida, como no Gênesis, o interdito trata da posse da vida que não pertence senão a Deus. E os interditos da «lei da pureza» tratam da mesma ameaça de morte que o mandamento de Deus no Gênesis.

As discussões sobre o puro e o impuro no Judaísmo palestino guardam esta exigência da purificação legal. Mas Jesus opõe à pureza ritual dos Fariseus (abluções e interditos alimentares) a pureza do coração ou das intenções (v. MAL DE DENTRO).

É do interior, do coração, que saem os males que tornam o homem impuro, e não basta lavar o corpo para ser puro, é preciso ainda purificar o coração dos pensamentos que o sujam. A impureza não é então a impureza do corpo, mas a impureza do coração: é o coração que torna o corpo impuro e as múltiplas paixões do homem que se exprimem por seu corpo provêm da impureza de sua fonte, o coração. Há uma relação misteriosa entre os «olhos» de Adão que se «abriram» depois de seu pecado, a «nudez» de seu corpo que então «viu» e o coração que é o inverso do olhar (a guarda dos olhos e a «guarda do coração» andam juntas). Inversamente os filhos de Noé que velaram a nudez de seu pai tinha o temor de Deus e o respeito de seu pai no coração.

Qual é portanto a raiz da impureza do coração? Como purificar o coração? E quem purificará o coração?


Gurdjieff   Relatos de Belzebu: RBN I-19 - CAPÍTULO XIX — ANIMAIS PUROS E IMPUROS

Mas aqui na Terra, os homens até mesmo dividiram os entes de todas as formas em puros e impuros.

O que os guiou, quando fizeram esta divisão?

Por que, por exemplo, é um cordeiro puro, e um leão impuro? Não são ambos igualmente entes?

Isto também foi inventados pelas pessoas... E por que inventaram isto, e fizeram esta divisão? Simplesmente porque um cordeiro é um ente muito fraco e além do mais estúpido, e elas podem fazer com o cordeiro justo o que desejam.

Mas as pessoas chamam o leão impuro simplesmente porque temem não fazer o que desejam com ele.

Um leão é mais inteligente e, ainda mais, forte do que elas.

Um leão não somente não se permitirá ser destruído, mas não permitirá nem mesmo pessoas se aproximarem. Se qualquer homem aventurar se aproximar dele, então este «Senhor Leão» lhe atacaria e a vida de nosso valente voaria para onde as «pessoas das Ilhas de Albion» ainda não estiveram.

Repito... um leão é impuro simplesmente porque os homens dele têm medo; é cem vezes mais alto e mais forte que eles; um cordeiro é puro meramente porque é mais fraco que eles e de novo repito, mais estúpido.