Página inicial > Termos e noções > catorze

catorze

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Perenialistas
Pierre Gordon  : IMAGEM DO MUNDO NA ANTIGUIDADE
No curso de cada kalpa, aparecem catorze Manu - Manus, quer dizer catorze grandes homens, patriarcas, ou Rei do Mundo - Reis do Mundo, que guiam a humanidade e lhe dão leis. O bramanismo, assim como o budismo e o jainismo, conservou a noção sacerdotal do ancestral iniciador. Seus Manu - Manus equivalem, aproximativamente, aos Buda - Budas e aos Bodhisattvas, aos kalukaras, aos tirthankaras e aos çakravartins. Seu número, catorze, é sem dúvida de fonte lunar, como seu nome ele mesmo (raiz MN): a lua ascendente (do crescente até a lua cheia) ocupa catorze dias assim como a lua minguante: é em catorze pedaço que Dioniso Zagreus foi cortado pelos Titãs; o corpo de Osiris sofreu o mesmo desmembramento. Cada fragmento das vítimas correspondia a um rito especial, celebrado, assim parece, durante catorze dias da lua minguante (imagem do declínio conduzindo à morte). O número catorze permaneceu, em seguida, sagrado em diversos povos, o que parece indicar que no bramanismo, cada kalpa devia ser subdividida em catorze partes, seguindo a progressão e regressão da lua.

Sufismo
Annemarie Schimmel  : O MISTÉRIO DOS NÚMEROS

Entre os números lunares importantes, 14 é particularmente interessante, pois leva à lua nova 14 dias para alcançar a perfeição como uma lua cheia. Na Babilônia encontram-se 14 deidades que levam Nergal de volta ao mundo etéreo, que pode ser derivado dos dias da lua nova, mas também interpretado como a duplicação dos sete portais do outro mundo. Assim pode ser também que um grupo de 14 santos auxiliares, conhecidos da piedade católica, derivem desta mesma tradição.

Outro uso do 14 do antigo Egito, onde o gentil deus Osiris foi, de acordo com o mito, cortado em 14 partes, e cada uma de suas partes trouxe benção à terra onde foi enterrada.

Catorze é não somente metade de 28, o número das mansões lunares e as letras do alfabeto árabe, mas é também refletido nas 14 partes da mão humana e nas 14 vértebras na parte superior e inferior da espinha. Não é estranho que o alfabeto árabe consiste de 14 letras solares e 14 letras lunares, e também 14 letras com marcas diacríticas e 14 sem elas?