Página inicial > Termos e noções > glória de Deus

glória de Deus

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Perenialistas
Andre Allard: L’ILLUMINATION DU COEUR

No princípio «quando o sistema do mundo começou a se constituir, a Glória, a Shekinah, elegeu seu domicílio na raiz, no mais baixo lugar . Com efeito, todas as criaturas ocupavam então um lugar correspondendo a seu grau na hierarquia... Nestas condições, o Céu e a Terra estavam como atados um ao outro e se abraçavam mutuamente... Mas depois da transgressão do Adão primordial,os níveis se encontraram confundidos... Finalmente, depois da dissolução das ligações, a Glória emigrou para as regiões superiores de onde, em seguida, Abraão, Isaque e Jacó empreenderam de fazê-la descer. Tendo-a atraído de certa maneira a eles, lhe designaram como sede seus três corpos... Com Moisés, a Glória reconquistou as regiões inferiores... mas ela não teve o abrigo fixo senão quando David   determinou o plano do santuário... E não se deve ignorar que a Glória presente neste mundo só manifestou-se unicamente ao povo de Israel; mas daí, a Graça se disseminava sobre as 70 nações da terra...» (Knorr de Rosenroth, LUGARES COMUNS CABALÍSTICOS).

A Shekinah, síntese das Sephiroth, é a Glória de Deus presente no mundo. É o Cristo-Jesus, o Emmanuel. E «se o homem se afasta da Shekinah, peca e cai sob o poder dos poderes que dependem do Rigor (mão de justiça); mas se o homem se reaproxima da Shekinah, ele se libera, pois a Shekinah é a mão direita de Deus (mão abençoadora) (Paul Vulliaud  ).

Cristãos que somos, que fizemos da Shekinah, nosso Cristo? A Shekinah está no alto e em baixo, à direita do Pai, e entre os dedos do sacerdote que opera a transsubstanciação; ela está até mesmo em nós quando comungamos. E, como viu excelentemente René Guénon (Rei do Mundo), as palavras Gloria e Pax se referem à Shekinah do alto e à Shekinah de baixo (na Cabala   correspondendo, respectivamente, a Tipheret e a Malkuth). Gloria in excelsis Deo, e in terra Pax hominibus bonae voluntatis: a Paz do Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, sobre todos aqueles que o conhecem, o amam e o seguem.