Página inicial > Termos e noções > Grande Mãe

Grande Mãe

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  


A Grande Mãe do mito combina em sua formidável pessoa todas as qualidades essenciais do feminino. A fertilidade era atribuída nas culturas primitivas ao poder da Lua, e as Deusas Mães eram usualmente deusas da lua também. A maioria dos ídolos que ilustram a "Grande Mãe", com seus contornos femininos exagerados, datam de até 40000 anos atrás, muitas deles talhados em miniaturas. Foi muito mais tarde que a Grande Mãe assumiu a forma pessoal recebendo diferentes nomes. Tudo indica que isto se deu em uma passagem do matriarcado para o patriarcado. ("Myths", Alexander Eliot)

Perenialistas
Pierre Gordon  : Gordon Imagem Mundo - A IMAGEM DO MUNDO NA ANTIGUIDADE

O Hierogamia - ritual de sexualidade se instaurou, até onde se pode julgar, por volta do fim do neolítico, sob a influência da civilização agrícola do matriarcado. A cultura do solo, em seguida a da coleta primitiva dos frutos e das raízes, como esteve durante muito tempo nas mãos das mulheres como havia estado na família primitiva, a coleta ela mesma. Este sistema social, que fixou a humanidade à terra, nasceu no Sul, à margem do oceano Índico, enquanto a civilização patriarcal de pastoreio se desenvolvia no Norte, e que em uma zona intermediária se apresentava aqui e ali o ciclo cultural dos caçadores. A última parte do neolítico foi marcada por fusões que deram sequência a um estado caótico, provocado pelos primeiros contatos.

A civilização agrícola feminina, em razão das benfeitorias que o trabalho da terra valia à humanidade, teve uma vitalidade excepcional e uma prodigiosa expansão. Todo o último período do neolítico — o que os gregos denominavam a Idade de Prata — leva sua marca. Os agrupamentos de direito feminino não podendo conceber o sagrado senão como hipostasiado em uma mulher transcendente, a característica deste período foi o culto da Mãe Divina, que se denominava Mamma, Baba, ou por vezes Ninni, Nanna, Anna, Anu (nutriz), e que não tendo neste início paredro masculino, era uma Virgem Mãe; elas subsistiu em diferentes povos, até o final do paganismo, sob a denominação de Virgem Celeste.