Página inicial > Imaginal > Ensinamentos de Silvano

Ensinamentos de Silvano

domingo 20 de março de 2022

      

Excertos de do livro de R. Kuntzmann e J.-D. Dubois, trad. de Álvaro Cunha
Ensinamentos de Silvano (VII,4)
Tradução de Y. Janssens, in BCNH, n.° 13, 1983.

Estes ensinamentos não têm nada de sistemático: trata-se de uma espécie de antologia de preceitos morais e filosóficos reunidos em coletânea de sabedoria  , como devia circular nos meios monásticos do Egito  . As sentenças, misturadas com hinos, preces e monições, deixam transparecer influências diversas, desde a Bíblia e Philon   - Fílon de Alexandria até as grandes correntes filosóficas gregas. Mas elas não têm nada do gnosticismo   dos outros textos da coleção: nem seu dualismo  , nem seu docetismo, nem sua limitação   da salvação a alguns iniciados, nem sua recusa do Deus   criador. O sincretismo dessas sentenças poderia permitir que se situe toda a coleção em torno de fins do século II de nossa era, no Egito.

Por pseudonímia, estes ensinamentos são atribuídos a Silvano, o companheiro de Paulo (2Cor 1,19) e talvez de Pedro   (lPd 5,12), mas, na realidade, parecem mais tardios (por volta de começos do século III), provindo talvez de Alexandria. Embora exposta sem ordem   doutrinária, a cristologia do tratado já é bastante elaborada e ortodoxa. Cristo   é identificado Com o Logos   e a Sabedoria (p. 106,20-30):

Dá-lhes a vida. Eles viver  ão de novo. Pois a árvore da vida é Cristo, ele é a Sabedoria. Com efeito, ele é a Sabedoria e também o Logos; ele é a Vida, a Força e a Porta  ; ele é a Luz  , o Anjo   e o Bom Pastor  . Entrega-te àquele que se tornou o Todo   por ti.

Eis algumas sentenças que dão uma ideia de conjunto  :

p. 84,16-26: Abole toda puerilidade, adquire a força do intelecto   e (da) alma   e fortalece a guerra   contra toda loucura das paixões eróticas, bem como contra a maldade perniciosa, o amor pela glória   e pelas querelas, o penoso ciúme, a persistência da cólera e a cobiça pelo dinheiro  .

p. 86,16-23: Que Deus resida em teu campo  , que seu Espírito guarde tuas portas e que o intelecto da piedade   guarde teus muros! Que o Logos santo se torne a tocha de teu intelecto, queimando a madeira   que é todo o pecado  .

p. 87,4-13: Meu filho  , acolhe a educação e a sabedoria, não fujas da educação e da sabedoria. Mas, se és instruído, aceita com alegria  ; e, se és educado em alguma coisa, faz o que é certo: assim construirás uma coroa de educação para o teu guia   interior.

p. 88,15-23: Recebe a luz de teus olhos e expulsa as trevas de ti. Vive em Cristo e adquirirás um tesouro   no céu. Não te tornes cheio de muitas coisas que não têm utilidade   e não te tornes (o) guia de tua ignorância, que é cega.

p. 90,2-91,20: Tu, insensato, chora   por ti! Já é hora, meu filho, de retornares à tua natureza divina. Rejeita para longe de ti esses maus companheiros astutos. (Toma) Cristo, (esse) verdadeiro amigo, como bom mestre. Rejeita para longe de ti a morte, que se tornou pai para ti, pois a morte não existia nem existirá no fim. Mas, como rejeitaste Deus para longe de ti — Deus, o Pai santo, a verdadeira vida, a fonte   da vida — por causa   disso tu te atribuíste a morte como pai e adquiriste a ignorância como mãe e elas se privaram do verdadeiro conhecimento. Mas retorna, meu filho, a teu primeiro Pai, Deus, e (à) Sabedoria, tua Mãe, de onde saíste desde o princípio, a fim de lutar contra todos os inimigos, as Forças do Adversário.

O tratado conclui com um colofão que é grito partido do coração   do copista. Jesus Cristo, a primeira palavra, é transcrito sob a sua forma abreviada ICHTHUS.

Jesus Cristo, Filho de Deus  , Salvador  , maravilha extraordinária.


Gnosticismo Antonio Orbe   Excertos de Cristologia Gnostica - CRISTOLOGIA GNÓSTICA

Las doctrinas de Silvano presentan a Cristo, Sabiduría, como paradigma   y ayuda en el agon - combate. Y agregan:

Riñe el gran combate, mientras dura el certamen, a vista de todas las potencias; no sólo santas, sino aun potencias todas del enemigo. ¡Ay de ti si eres vencido en medio de todos tus espectadores ! Si combates tu certamen y superas a las potencias que pugnan contra ti, proporcionarás grande alegría a todos los santos y causarás gran dolor a tus enemigos. Tu director de lucha (agonistes - agonothetes) puede ayudarte, como quien desea tu triunfo.