Página inicial > Antiguidade > Contra Celso IV 5

Contra Celso IV 5

domingo 20 de março de 2022

    

"Deus   não cabe no mundo", segundo Celso
Mas depois temos outra dificuldade   do prezadíssimo Celso. Não sei per que razão  , ele nos argui sobre o que diríamos: "Deus em pessoa   descerá sobre os homens". Seguir-se  -ia, segundo ele, que "Deus abandona seu trono". Ignora a potência de Deus, ignora que "o Espírito   do Senhor enche o universo  , e que, unindo todas as coisas, sabe tudo o que se diz!" Celso não consegue compreender a palavra  : "porventura não preencho eu o céu e a terra  ?" Não vê que, segundo a doutrina dos cristãos, todos nós   temos em Deus "a vida, o movimento  , o ser", segundo Paulo ensinou aos atenienses. Então, mesmo quando o Deus do universo desce por sua própria potência, cem Jesus  , na existência humana; mesmo quando o Verbo, "no princípio com Deus" e Deus mesmo, vem até nós  , não abandona seu lugar, não deixa seu trono, como se houvesse um lugar vazio  , depois outro cheio com ele e que antes não o teria contido! Ao contrário, a potência e a divindade   de Deus vêm por aquele que ele quer e no qual acha um lugar, sem qualquer deslocamento  , sem deixar um posto vazio para ocupar outro. Como também não falamos em sentido local, quando dizemos que ele deixa ou habita alguém. Dizemos que a alma   do ímpio, imerso no kakia   - vício, é abandonada por Deus, e explicamos que a alma do homem   que deseja viver  , vive e progride na arete   - virtude, é repleta ou se torna participante do Espírito   divino. Para Cristo descer aos homens, para Deus se voltar a eles, não se faz necessário pensar que abandone um elevado trono, ou que mude as coisas cá de baixo, conforme pensa Celso ao escrever  : "mudar   as coisas cá de baixo seria revolucionar e destruir o universo". Se ocorresse dizer que se mudam coisas pela presença   da potência de Deus e pela vinda do Verbo aos homens, diríamos sem hesitar: muda-se a perversidade em arete - virtude, a licenciosidade em enkrateia   - temperança, a superstição em piedade  , tudo isto que significa abrir a alma à vinda do Verbo de Deus.