Página inicial > Antiguidade > Gregorio Nissa Alma Louvores

Gregorio Nissa Alma Louvores

domingo 20 de março de 2022

      

Quem busca os louvores não tem a fé
Aquele que procura a glória de Deus   é chamado "fiel" pelo próprio Senhor, enquanto é enumerado entre os "infiéis" o que ambiciona as honras da terra  . "Como podeis crer, "diz Ele, "vós que recebeis glória uns dos outros e não procurais a glória que vem do Deus único?" ( Jo 5,44 ).

Quanto ao orge   - ódio, aprendei do apóstolo João o que é: "Aquele que odeia seu irmão é homicida e sabeis que nenhum homicida tem a vida etema" ( 1 Jo 3,15 ). Ele rejeita, pois, da vida eterna quem tem orge - ódio ao seu irmão, como se fosse um homicida; ou melhor, diz ele claramente que o orge - ódio é homicídio. De fato, aquele que perde ou destrói o amor ao próximo, que de amigo torna-se inimigo  , pode ser considerado como alguém que alimenta um orge - ódio oculto por seu irmão, como os homicidas por suas vitimas.

Que não há diferença entre as faltas ocultas no nosso interior e as que se vêem e aparecem, o Apóstolo o mostra claramente, unindo-as no mesmo plano: "Como não julgaram bom ter o conhecimento de Deus, Deus os entregou à sua mente   incapaz de julgar, para fazerem o que não convém: cheios de iniqüidade, de malícia, de porneia   - fornicação, de philargyria - avareza, de malícia, cheios de inveja  , de homicídio, de rixas, de fraude  , de malignidade: difamadores, detestáveis a Deus, desprezadores, hyperephania   - orgulhosos, presunçosos, engenhosos no mal, desobedientes a seus pais  , insensatos, pérfidos, sem afeição, sem lealdade, sem misericórdia. Eles, que conhecem a justiça de Deus e sabem que os que praticam tais coisas são dignos de morte, não somente as fazem, mas ainda aprovam os que as praticam" ( Rm 1,28-32 ).

Vês como Ele condena a malícia, o hyperephania - orgulho, a fraude e os outros vícios ocultos, ao mesmo tempo que o homicídio, a philargyria - avareza e todos os crimes desse gênero?

O Senhor mesmo proclama: "O que é elevado entre os homens é abominação diante de Deus" ( Lc   16,15 ). E: "O que se eleva será abaixado e o que se abaixa será elevado" ( Lc 14,11 ). A Sabedoria   diz também: "Um coração que se eleva é impuro diante de Deus" ( Pr 16,5 ).


Ver online : Philokalia