Página inicial > Medievo - Renascença > Abade Thalassius

Abade Thalassius

domingo 20 de março de 2022

      

Biografia e bibliografia

Thalassius, o Africano, ou o Líbio, higumeno de um monastério da Líbia, no século VII, foi um destes grandes monges que passaram sem deixar traços, se sua vida não tivesse sido ligada ao testemunho histórico de Maximo o Confessor - Máximo, o Confessor. Este beneficiou de sua hospitalidade quando de seu exílio forçado em 626, tendo lhe escrito várias cartas, dedicado suas duas centúrias sobre a teologia, e mais importante ainda deixando uma obra intitulada Maximo Confessor Ad Thalassium - Questões a Thalassius. De fato, Maximo o Confessor se dizia seu discípulo, embora ambos tenham mantido um diálogo de igual para igual. É fato, no entanto, que o higumeno teve que confortar o errante. Mas é também verdade que Thalassius teve que afiliar à escola do gênio teológico de Máximo.

Suas quatro centúrias sobre o agape   - amor, a enkrateia   - temperança e a conduta da nous - inteligência se aproximam em estrutura  , título, temática e concisão das centúrias de Maximo o Confessor sobre o agape - amor. A diferença está na forma, adotada por Thelassius, sentenças mais lapidares semelhantes a provérbios bíblicos.

Os temas que prevalecem são o amor absoluto — eros divino — o amor tencionado em direção a Deus  , logo o amor igual para todos. A enkrateia - temperança (mestre das pathos   - paixões e da sophrosyne   - moderação) que permite ao amor dado a todos se verdadeiramente o amor de Deus. Em seguida a hesychia  , a askesis   - ascese do sarx   - corpo e da nous - inteligência, a euche   - prece, a theosis   - deificação - (“Deus está sobre a terra  , e o homem   está nos céus”). Por último além de toda inteligência, a theologia - teologia, o apophasis   - conhecimento apofântico e a theoria   - contemplação do invisível.

Entre Máximo e Thalassius, não há aí outra influência que aquela da energia divina. É a mesma literatura filocálica, feita de osmose e comunhão, votada ao testemunho e à transmissão. Longe de ser um apêndice da obra do Confessor, as quatro centúrias de Thalassius, assim como o exercício cotidiano da vida monástica, poderiam dela ser o núcleo puro e duro  . (Da apresentação do autor na versão francesa da Philokalia  )

Escritos


Ver online : Philokalia