Página inicial > Medievo - Renascença > Elias Ekdikos Anthologion 71-80

Elias Ekdikos Anthologion 71-80

domingo 20 de março de 2022

    

73. A disposição   apaixonada da alma   (psyche) é destruída pelo jejum   e pela oração   (euche); a complacência apaixonada, pela vigília e pelo silêncio  ; o pendor apaixonado, pela tranqüilidade (hesychia) e pela atenção   (epimeleia  ). A apatheia   consiste na lembrança de Deus   (mneme   Theou.

78. A faculdade racional (logistikon  ) situa-se no limite entre a luz sensível e a luz intelectual. Ela tem por função ver e efetuar as operações do corpo (sarx  ) através   da primeira; e, através da segunda, as do espírito   (pneuma). Mas porque o espírito embotou-se nela e o corpo (sarx) prejudicou-se em consequência   da hereditariedade original, ela não pede fixar totalmente o olhar sobre as coisas divinas, se não se unir por inteiro com o intelecto   (nous), na oração (euche).

79. Que a oração (euche) não se separe do intelecto (nous) mais do que o sol   de seus raios. Sem ela, as preocupações sensíveis envolvem o intelecto (nous), como nuvens sem água, e privam-no do próprio esplendor.


Ver online : Philokalia