Página inicial > Oriente > Nisargadatta Maharaj

Nisargadatta Maharaj

domingo 20 de março de 2022

      

Em 1933, um de seus amigos lhe apresentou aquele que ia se tornar seu Mestre, Sri Siddharameshwar Maharaj da Tradição   dos Navnath Sampradaya. Desde séculos existe no Maharastra uma tradição (sampradaya) conhecida sob o nome de Navnath Sampradaya cuja origem   começa com o célebre Rishi Dattatreya. Os nove primeiros Rishis se perdem tão longe no tempo   que se tornaram legendários, mas a sucessão durou e os nove últimos são identificáveis. Eram chefes de família e cultivadores, tiravam sua subsistência do solo ou do comércio, e no entanto eram supremamente devotados a sua verdadeira tarefa, que era ajudar as pessoas a sair das prisões onde estavam encerradas. O último na sucessão dos Navnath Sampradaya é Sri Nisargadatta   Maharaj.

Iniciado por seu mestre, que lhe aconselhou de não se ocupar senão de uma coisa única «Não és o que crês ser. Encontra o que tu és. Observa o sentido de «Sou  », descobre teu verdadeiro Si Mesmo  ». Segundo o próprio   Nisargadatta, «Fiz o que ele me disse para fazer. Todo tempo ganho, consagrava a me observar   em silêncio  . Isto operou em mim uma modificação   rápida e profunda. Não me foi necessário mais de três anos para realizar meu ser verdadeiro».

Em 1937, um ano após a morte de seu Mestre, Nisargadatta abandonou sua família, seus afazeres e levou uma vida de monge   errante através da Índia. A caminho do Himalaia, onde tinha projetado passar o resto de seus dias, encontrou um dos discípulos de seu Mestre que o persuadiu dos erros de uma vida totalmente destacada do mundo e da imensa fecundidade espiritual que há em se abster de paixões na ação. Em seu retorno a Bombaim, Nisargadatta encontrou todas as suas lojinhas de venda de cigarro abandonadas, salvo uma. Satisfeito com pouco, se pôs ao trabalho   espiritual. Construiu acima de sua lojinha/casa   de dois   andares, um lugar para meditação  . Pouco a pouco as pessoas se atraíram por sua sabedoria   e seu dom da palavra  . Mais tarde seu filho   tomou a sucessão do comércio, as reuniões passaram da rua para seu canto   de meditação. (traduzido da apresentação da versão francesa JE SUIS)

Na Internet:


EXTRATOS DE SEUS DIÁLOGOS:
  • [EXCERTOS, CITAÇÕES E COMENTÁRIOS|http://sofia.hyperlogos.info/spip.php?mot646&var_mode=calcul]
  • Nisargadatta Eu Sou Isto - EU SOU ISTO (português)
  • NisargadattaEU SOU (espanhol)
  • Nisargadatta Morte - MORTE
  • Nisargadatta Corpo-Mente   - CORPO-MENTE  
  • Nisargadatta Sat-Chit-Ananda - SAT-CHIT-ANANDA
  • Nisargadatta Ser - SER
  • Nisargadatta A consciência   é uma condição passageira - A CONSCIÊNCIA É UMA CONDIÇÃO PASSAGEIRA
  • Nisargadatta Percepção Pura - PERCEPÇÃO PURA
  • Nisargadatta Lugar Consciência - LUGAR CONSCIÊNCIA