Página inicial > Arte e Simbolismo > blepo

blepo

domingo 20 de março de 2022

    

132 ocorrências no NT, com o sentido de “ver”, “dar-se conta”. Destaca-se uma frequência maior nos evangelhos  , especialmente em Marcos (mais no capítulo 13, Vinda do Filho   do Homem  ), tomando proporcionalmente ao tamanho do evangelho. Abaixo um exemplo típico de uso do verbo  , onde o “olhar por si mesmo  ”, se tomado quanto ação externa ao homem, indica algo pouco compreensível, para fazer frente às ameaças descritas no dito de Jesus  . Evidentemente é um ato interior   assim como as ameaças (vide Presença   do Espírito   Santo - PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO).

“Mas olhai por vós mesmos; pois por minha causa   vos hão de entregar aos sinédrios e às sinagogas, e sereis açoitados; também sereis levados perante governadores e reis, para lhes servir de testemunho.” (Mc 13:9)


Dicionário Teológico do Novo Testamento, Coenen, Beyreuther, Bietenhard Gr. blepo  , “ver” (desde Píndaro  ), possui alguns tempos verbais não atestados para o gr. horao. Como regra   geral, está perto de horao quanto ao significado, mas paulatinamente o substituiu. Quando pode ser distinguido de horao, tem relacionamento com aquilo que fere a vista, que está defronte de quem olha, à frente. Originalmente aplicava-se somente à função dos olhos, “ver”, “olhar”, “observar  ”. A partir de então, veio a significar “olhar”, “contemplar”, “examinar dentro”, e também “atender a”, “prestar atenção   a alguma coisa”. Figuradamente pode significar “observar  ”, “notar”.

Os verbos de “ver” ou “contemplar” em grego têm significado religioso e filosófico, porque a religião grega, com a da antiguidade   em geral, era um religião de “ver”. Em contraste com o judaísmo, o papel de escutar   é subordinado àquele de ver. Os gregos eram um “povo do olho”.

Embora no NT, “blepo”, de um modo geral, se refira à capacidade de “ver”, da percepção - percepção dos sentidos (Mateus e Lucas), pode também significar “observar”, “olhar para”, “perscrutar” (Mateus e Apocalipse). Representa também funções intelectuais tais como “atender a”, “prestar atenção a” em Marcos, “atender a alguma coisa” ou “tomar cuidado”, em Paulo Apostolo.


GNOSTICISMO   Roberto Pla  : Evangelho de Tomé - Logion 113 “atenção - Estar atento”, “nepsis   - velar”, não é para Jesus abster-se do sono, ao qual estamos submetidos por nossa mundo corpóreo - condição terrestre, senão manter-se em um estado   - estado interior ininterrupto de “dar-se conta”, “ver”, que torna possível o crescimento incessante da presença do Senhor na alma   (v. Semente   que germina).