Schopenhauer
Extratos por termos relevantes
Arthur Schopenhauer (1788–1860)
Filósofo metafísico alemão, livre-docente na Universidade de Berlim e ensaísta independente radicado em Frankfurt am Main, Arthur Schopenhauer é uma das matrizes fundamentais do pensamento pós-kantiano e o principal expoente do pessimismo metafísico no Ocidente. Notabilizou-se pela ruptura categórica com o idealismo especulativo acadêmico alemão (representado pela tríade Fichte, Schelling e Hegel), resgatando o criticismo de Immanuel Kant sob uma depuração epistemológica rigorosa aliada à recepção pioneira das filosofias do Oriente (particularmente as Upanixades e o budismo primitivo). Ao identificar a “coisa-em-si” kantiana com a Vontade cega, irracional, atemporal e insaciável que move a totalidade da matéria cósmica e da vida orgânica, Schopenhauer inverteu a primazia tradicional do intelecto sobre o desejo, antecipando decisivamente a psicanálise do inconsciente, o vitalismo de Friedrich Nietzsche, o existencialismo moderno e as estéticas do decadentismo europeu de fins do século XIX.
1. Obras Monográficas e Tratados Teóricos Fundamentais (Edições Originais)
- SCHOPENHAUER, Arthur. Ueber die vierfache Wurzel des Satzes vom zureichenden Grunde: Eine philosophische Abhandlung. Rudolstadt: Hof-Buchdruckerei, 1813. (2ª edição ampliada e corrigida: Frankfurt am Main: Hermannsche Buchhandlung, 1847).
- Foco: Tese de doutorado pela Universidade de Jena; alicerce epistemológico de todo o seu sistema. Exame das quatro formas autônomas do princípio de razão suficiente (devir/física, conhecer/lógica, ser/matemática e agir/psicologia-motivação), delimitando o conhecimento fenomênico ao intelecto subordinado à causalidade, ao tempo e ao espaço.
- SCHOPENHAUER, Arthur. Ueber das Sehn und die Farben: Eine Abhandlung. Leipzig: Johann Friedrich Hartknoch, 1816.
- Foco: Tratado óptico e fisiológico escrito sob o influxo de diálogos com Johann Wolfgang von Goethe em Weimar; defesa de que as cores resultam da atividade qualitativa polarizada da retina e da consciência, operando uma transição metodológica da física puramente newtoniana para a fisiologia da percepção sensível.
- SCHOPENHAUER, Arthur. Die Welt als Wille und Vorstellung: Vier Bücher, nebst einem Anhange, der die Kritik der Kantischen Philosophie enthält. Leipzig: F. A. Brockhaus, 1819. (2ª edição ampliada com o volume II de suplementos: Leipzig: F. A. Brockhaus, 1844; 3ª edição definitiva: 1859).
- Foco: Obra magna e ápice do sistema; divisão arquitetônica em quatro livros: epistemologia fenomenal (o mundo como representação), metafísica da natureza (o mundo como vontade objetivada), estética e contemplação desinteressada (as Ideias platônicas e a música pura) e ética de compaixão e ascese (a autoanulação da vontade). Inclui o seminal apêndice com a crítica demolidora aos erros conceituais das categorias e da lógica dialética em Kant.
- SCHOPENHAUER, Arthur. Ueber den Willen in der Natur: Eine Erörterung der Bestätigungen, welche die Philosophie des Verfassers, seit ihrem Auftreten, durch die empirischen Wissenschaften erhalten hat. Frankfurt am Main: Siegmund Schmerber, 1836.
- Foco: Tratado de filosofia da natureza e epistemologia científica; demonstração de como as descobertas empíricas contemporâneas nos campos da fisiologia, magnetismo animal, astronomia, anatomia comparada e química física confirmam a primazia metafísica da Vontade sobre a matéria mecânica.
- SCHOPENHAUER, Arthur. Die beiden Grundprobleme der Ethik: Behandelt in zwei akademischen Preisschriften. Frankfurt am Main: Johann Christian Hermannsche Buchhandlung, 1841.
- Foco: Reunião de dois ensaios acadêmicos: Ueber die Freiheit des menschlichen Willens (premiado pela Sociedade Real Norueguesa de Ciências em 1839, refutando o livre-arbítrio empírico) e Ueber das Fundament der Moral (apresentado à Real Sociedade Dinamarquesa em 1840, demolindo o imperativo categórico kantiano e assentando a moral na compaixão fenomenológica genuína).
- SCHOPENHAUER, Arthur. Parerga und Paralipomena: Kleine philosophische Schriften. 2 volumes. Berlin: A. W. Hayn, 1851.
- Foco: Coletânea monumental de ensaios e aforismos que catapultou o filósofo tardiamente à fama internacional. Reúne tratados magistrais como a história da filosofia moderna, Aphorismen zur Lebensweisheit (sabedoria de vida prática), ensaios sobre o suicídio, a leitura e os livros, os fantasmas e a escrita acadêmica.
2. Escritos Menores, Manuscritos Póstumos e Cadernos de Anotações
- SCHOPENHAUER, Arthur. Eristische Dialektik: Die Kunst, Recht zu behalten. (Manuscrito de 1830–1831; edição póstuma organizada por Julius Frauenstädt em 1864).
- Foco: Tratado de retórica estratagêmica; catalogação de 38 estratagemas conceituais para defender uma tese e vencer disputas verbais independentemente da verdade material objetiva contida no argumento.
- SCHOPENHAUER, Arthur. Der handschriftliche Nachlaß. 5 volumes. Organização e edição crítica por Arthur Hübscher. Frankfurt am Main: Waldemar Kramer, 1966–1975.
- Foco: Conjunto exaustivo dos cadernos de anotações (Spolien, Foliant, Pandectae, Reise-Notizen e comentários marginais aos clássicos), fundamentais para a reconstrução filológica da gênese do seu vocabulário ontológico.
3. Principais Edições e Traduções em Língua Portuguesa
- SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e como Representação. Tomo I. Tradução direta do alemão, introdução e notas de Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2005. (Tomo II: Suplementos aos Quatro Livros. Tradução de Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: Editora UFPR, 2014).
- Foco: Tradução brasileira padrão do tratado fundamental; texto canônico indispensável nos departamentos de pós-graduação em filosofia moderna, estética e epistemologia.
- SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o Fundamento da Moral. Tradução de Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
- Foco: Edição crítica do ensaio moral premiado de 1840; referência para os estudos sobre ética sentimentalista, desconstrução do dever deontológico e crítica ao formalismo moral.
- SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a Quádrupla Raiz do Princípio de Razão Suficiente. Tradução de Maurício Rocha e Silva. Campinas: Papirus, 1995.
- Foco: Tradução integral da dissertação de 1813/1847; adotada nas ementas de teoria do conhecimento para demonstrar os limites da representação mental e da causalidade fenomenológica.
- SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a Sabedoria de Vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
- Foco: Ampla recepção literária e filosófica no Brasil de sua ética eudemonológica, desmembrada entre o que o indivíduo é, o que ele possui e o que representa aos olhos alheios.
- SCHOPENHAUER, Arthur. Como Vencer um Debate sem Precisar Ter Razão (Dialética Erística). Tradução de Daniela Camhy. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
- Foco: Difusão acadêmica e interdisciplinar (comunicação, direito e retórica) da análise schopenhaueriana sobre os mecanismos de manipulação linguística.
- SCHOPENHAUER, Arthur. O Livre-Arbítrio. Tradução de Lohengrin de Oliveira. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1980.
- Foco: Tradução do ensaio de Trondheim sobre a necessidade causal dos motivos psicológicos e a determinação do caráter inteligível.
4. Eixos Metodológicos e Arquitetura Teórica
- O Véu de Maia e o Mundo como Representação: O ponto de partida de Schopenhauer é a síntese depurada do idealismo kantiano sintetizada no aforismo inaugural de sua obra magna: “O mundo é minha representação”. O ser humano não tem acesso às coisas puras tais como são em si mesmas, mas a um mosaico construído pela sua faculdade cognitiva a partir das formas a priori da sensibilidade (tempo e espaço) e da categoria única do entendimento (causalidade). Este ordenamento cognitivo constitui o principium individuationis (o princípio de individuação): a lente espácio-temporal que fatia a realidade em múltiplos entes singulares, dispersos no fluxo cronológico da natureza. Schopenhauer compara este edifício fenomênico à metáfora oriental do “Véu de Maia” (Mâyâ): uma ilusão necessária e estrutural que encobre o núcleo uno e indistinto da existência ontológica, conferindo ao homem a ilusão perversa de que ele está separado e isolado dos demais entes.
- A Vontade como Coisa-em-Si (Der Wille an sich): O ato genial de Schopenhauer residiu em encontrar a fenda pela qual a consciência pode escapar do labirinto dos fenômenos. Essa passagem é o próprio corpo humano. O sujeito não conhece seu corpo apenas por fora, como uma representação sensorial extensa entre outras no espaço, mas o experimenta por dentro, imediatamente, como volição. Toda ação física nada mais é do que o ato da vontade objetivado e tornado visível no tempo. Estendendo essa intuição por analogia indutiva à totalidade cósmica, Schopenhauer proclama que o cerne profundo do universo — a coisa-em-si inalcançada por Kant — é a Vontade. Trata-se de uma força cega, sem consciência, sem propósito teleológico, una e indivisível, que dilacera a si mesma ao objetivar-se em infinitos graus na natureza, desde a gravidade inanimada nos corpos minerais até o apetite famélico dos carnívoros e a autoconsciência atormentada do ser humano.
- A Fenomenologia da Dor e a Aporia do Desejo: Se o fundamento último da existência é uma Vontade cega que quer perpetuamente querer, a existência dos seres sencientes está estruturalmente condenada ao sofrimento. Querer decorre de uma carência, de um vazio doloroso; contudo, a satisfação do desejo é efêmera e ilusória. Tão logo o apetite é satisfeito, o alívio evapora e o indivíduo precipita-se no tédio intolerável, até que nova carência o lance mais uma vez à voracidade do desejo. Schopenhauer define a vida humana como um pêndulo que oscila incessantemente entre a dor e o tédio. A felicidade positiva não existe em termos ontológicos: o prazer é sempre negativo, consistindo apenas na cessação temporária da aflição. Além disso, como a Vontade é uma só, ela se devora a si mesma na luta atroz entre os seres vivos pela preservação biológica (a cadeia alimentar cósmica), fazendo do planeta uma arena de tormento perene onde cada ente busca afirmar sua sobrevivência às custas do aniquilamento do outro.
- As Vias de Salvação: Arte Desinteressada e Ascese Compassiva: Para libertar o homem dos grilhões da Vontade, Schopenhauer concebeu dois graus de redenção: a via estética e a via ética-ascética. A contemplação estética (provisória) permite ao sujeito desprender-se do princípio de razão suficiente e dos seus interesses utilitários: diante da grande arte ou da natureza pura, o indivíduo deixa de ser um servo de seus desejos particulares e torna-se o puro sujeito do conhecimento desinteressado, contemplando as Ideias eternas (graus adequados de objetivação da Vontade). No ápice da hierarquia artística situa-se a música instrumental pura: por não imitar os fenômenos externos, a música é a cópia e a voz imediata da própria Vontade. Contudo, a redenção definitiva é a ética da abnegação moral. Ao reconhecer no outro o mesmo sofrimento que consome a si próprio, cai o véu do egoísmo e brota a compaixão cósmica (Mitleid), sintetizada na fórmula sânscrita Tat Tvam Asi (“Isto és tu”). Levada ao seu termo radical, a consciência compreende a vaidade da luta mundana e atinge a quietação dos desejos: pela castidade voluntária, pelo jejum, pela pobreza e pela ascese rigorosa, a Vontade autoanula-se (Noluntas), desfazendo o pesadelo do cosmos fenomenal em um silêncio de paz ontológica.
