ROSENZWEIG, Franz. L’Étoile de la Rédemption. Tr. Alexandre Derczanski et Jean-Louis Schlegel. Paris: Seuil, 1982, p. 295-296
Portanto, não é a profecia que constitui a forma específica pela qual a Redenção pode se tornar o conteúdo da Revelação; pelo contrário, deve ser uma forma totalmente própria da Redenção, que expressa, consequentemente, o evento que ainda não ocorreu e, no entanto, ainda está por vir algum dia. Mas essa é a forma do canto comum da comunidade. A comunidade não é, ainda não é, todos; seu “Nós” ainda é limitado, permanece simultaneamente ligado a um “Vocês”; mas ela aspira a ser todos — mesmo assim. Esse “mesmo assim” é a palavra dos Salmos. Ele faz dos Salmos o livro de cânticos da comunidade, embora todos se expressem na forma do “Eu”. Pois, embora seja um “Eu” singular, totalmente real e enredado nos males de um coração solitário, acorrentado a todas as limitações de sua pobre alma, no entanto, sim, no entanto, esse “Eu” dos Salmos é um membro — e mais do que um membro — da comunidade: “E, no entanto, Deus é bom para Israel”: esse é o lema do Salmo e vale até mesmo para o homem mais individual. O “eu” não pode ser totalmente “eu”, não pode mergulhar totalmente nas profundezas de “suas solidões” — assim o Salmo chama sua alma — apenas porque, como “eu” que é, ousa falar pela boca da comunidade. Seus inimigos são os inimigos de Deus, sua miséria é a nossa, seu socorro é a nossa salvação. Somente essa generalização da alma própria à alma de todos dá à alma própria a ousadia de expressar sua própria miséria — justamente porque é mais do que sua miséria própria. Na Revelação, a alma se silencia; ela sacrifica sua particularidade para ser perdoada; aquele que é escolhido pelo amor de Deus perde sua vontade própria, seus amigos, sua casa e sua pátria, ao ouvir a ordem de Deus, ao carregar sobre os ombros o jugo da missão e ao partir para ir em direção a uma terra que Ele lhe mostrará. Mas, assim, ele sai do círculo mágico da Revelação para entrar no Reino da Redenção e amplia o seu “Eu”, ao qual renunciou sob o regime da Revelação, para o “Nós todos”; e só então ele recupera sua própria particularidade, mas ela já não lhe pertence mais; não é mais sua pátria, não são mais seus amigos e seus parentes; é, a partir de então, o que é próprio da nova comunidade que Deus lhe indica e cujas misérias são suas misérias, cuja vontade é sua vontade, cujo “Nós” é seu “Eu”, cujo… o “ainda não” se torna seu “no entanto ”.
No Livro dos Salmos, é no conjunto dos Salmos expressos exclusivamente no “Nós” que o sentido mais profundo do Salmo se torna plenamente luminoso e manifesto; esse conjunto vai do Salmo 111 ao Salmo 118, o grande cântico de louvor cujo refrão é a proposição genealógica da Redenção, como já vimos. Na língua sagrada, aliás, a própria palavra “salmo” não significa nada além de “canto de louvor”, uma palavra da mesma raiz que o “cântico de louvor” mencionado há pouco. E, nesse grupo de Salmos, a parte central é constituída, por sua vez, pelo Salmo 115.