Fr. 30 A grandeza do homem.
Temos uma ideia tão elevada da alma humana que não suportamos ser desprezados por ela nem deixar de gozar da estima de uma alma. E toda a felicidade dos homens consiste nessa estima.
Fr. 33 A miséria.
A única coisa que nos consola de nossas misérias é a distração; no entanto, ela é a maior de nossas misérias. Isso, de fato, nos impede principalmente de pensar em nós mesmos e nos arrasta inadvertidamente para a ruína. Sem isso, estaríamos no tédio, e esse tédio nos levaria a buscar um meio mais sólido para sair dele; mas a distração nos diverte e nos leva insensivelmente à morte.
Fr. 690 Não se é miserável, a menos que se tenha consciência disso; uma casa destruída não o é. Somente o homem é miserável. […]
Fr. 61 A natureza do homem não é a de avançar sempre. Ela tem seus altos e baixos.
A febre tem seus calafrios e seus ardores. E o frio, assim como o próprio calor, indica a intensidade do ardor febril.
As invenções dos homens, de século em século, avançam da mesma maneira. E assim, em geral, a bondade e a malícia do mundo. […]
Fr. 67 O que mais me surpreende é ver que ninguém se surpreende com a própria fraqueza. A gente age com seriedade e cada um segue sua condição, não porque seja realmente bom segui-la por estar na moda, mas como se cada um soubesse com certeza onde estão a razão e a justiça. Ficamos continuamente decepcionados e, por uma estranha humildade, acreditamos que a culpa seja nossa e não do talento que sempre nos vangloriamos de possuir.
Mas é bom que haja no mundo tantas pessoas assim, que não são pirrônicas pela glória do pirrônismo, para mostrar que o homem é perfeitamente capaz das opiniões mais extravagantes, já que é capaz de acreditar que não reside nessa fraqueza natural e inevitável, e de acreditar, ao contrário, que reside na sabedoria natural.
Nada fortalece mais o pirronismo do que o fato de existirem aqueles que não são de forma alguma pirrônicos. Se todos o fossem, estariam errados.
Fr. 77 Consolamo-nos com pouco, porque nos aflige pouco.
Fr. 86 Baixeza do homem a ponto de se submeter aos animais, a ponto de adorá-los.
Fr. 87 Inconstância.
As coisas têm qualidades diversas e a alma, inclinações diversas, pois nada de simples se apresenta à alma e a alma nunca se apresenta simples a nenhum objeto. Por isso, chora-se e ri-se da mesma coisa.
Fr. 88 Inconstância.
Acredita-se que se toca em órgãos comuns, quando se toca no homem. E são de fato órgãos, mas estranhos, mutáveis, variáveis [cujas tubulações não se sucedem em graus conjuntos. Quem sabe tocar apenas os órgãos comuns] não tirará nenhum acorde destes. É preciso saber onde estão as [teclas].
Fr. 106 É preciso conhecer a si mesmo. Mesmo que isso não sirva para encontrar a verdade, pelo menos serve para regular a própria vida; e não há nada mais justo.
Fr. 588 Conhecemos tão pouco a nós mesmos que muitos pensam estar à beira da morte quando estão bem, e muitos pensam estar bem quando estão prestes a morrer, sem perceber a febre que se aproxima ou o abcesso prestes a se formar.
Fr. 145 Tubo pensante.
Não é no espaço que devo buscar minha dignidade, mas na ordem do meu pensamento. Possuir terras não me servirá de nada. Com o espaço, o universo me abrange e me engolfa como um ponto; com o pensamento, eu o compreendo.
Fr. 231 H[omem] 3.
O homem não passa de uma cana, a mais frágil da natureza, mas é uma cana que pensa. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo: um sopro, uma gota d’água bastam para matá-lo. Mas mesmo que o universo o esmagasse, o homem continuaria sendo mais nobre do que aquilo que o mata, pois ele sabe que vai morrer e conhece a vantagem que o universo tem sobre ele. O universo não sabe de nada disso.
Fr. 232 Toda a nossa dignidade reside, portanto, no pensamento. É a partir daí que devemos nos reerguer, e não a partir do espaço e da duração, que não podemos preencher.
Esforcemo-nos, portanto, para pensar bem. Eis o princípio da moral.
Fr. 627 Pensamento.
Toda a dignidade do homem reside no pensamento. Mas o que é esse pensamento? É assim tão tolo?
O pensamento é, portanto, por sua natureza, algo admirável e incomparável. Ele teria de ter defeitos singulares para ser digno de desprezo. Mas possui defeitos tais que nada é mais ridículo. Quão grande é por sua natureza, quão vil é por seus defeitos. […]
Fr. 629 O pensamento constitui a grandeza do homem.
Fr. 146 A grandeza do homem é grande na medida em que ele se reconhece miserável.
Uma árvore não se reconhece miserável.
É, portanto, ser miserável reconhecer-se miserável; mas é ser grande reconhecer que se é miserável.
Fr. 148 Todas essas mesmas misérias comprovam sua grandeza.
São misérias de um grande senhor, misérias de um rei destronado.
Fr. 149 A grandeza do homem.
A grandeza do homem é tão evidente que se deduz até mesmo de sua miséria. De fato, o que é natureza nos animais, nós chamamos de miséria no homem. Com isso, reconhecemos que, sendo hoje sua natureza semelhante à dos animais, ele decaiu de uma natureza melhor que outrora lhe era própria.
De fato, quem se considera infeliz por não ser rei, senão um rei destronado? Será que Paulo Emílio se considerava infeliz por não ser cônsul? Pelo contrário, todos o consideravam afortunado por ter sido cônsul, pois sua condição de cônsul não era para ser para sempre. Já Perseu se considerava tão infeliz por não ser mais rei, já que sua condição de rei era para ser para sempre; por isso, parecia estranho que ele suportasse a vida. Quem se considera infeliz por ter apenas uma boca? E quem não se consideraria infeliz por ter apenas um olho? Talvez ninguém jamais tenha pensado em se afligir por não ter três olhos; contudo, fica-se inconsolável por não ter nenhum.
Fr. 150 A grandeza do homem, mesmo em sua concupiscência, por ter sabido extrair dela uma ordem admirável e ter feito dela um quadro da caridade.
Fr. 153 É perigoso mostrar demais ao homem o quanto ele é semelhante aos animais, sem lhe mostrar sua grandeza. Também é perigoso mostrar-lhe demais sua grandeza sem sua baixeza. É ainda mais perigoso deixá-lo ignorar uma e outra, mas é muito vantajoso descrever-lhe ambas.
Fr. 154 Não é necessário que o homem se considere igual aos animais, nem aos anjos, nem que ignore uma coisa ou outra, mas que conheça ambas.
Fr. 155 Em Port-Royal. Grandeza e Miséria.
Visto que a miséria se deduz da grandeza e a grandeza da miséria, uns deduziram dela a miséria, tanto mais por terem tomado a grandeza como prova, e outros deduziram dela a grandeza com tanto mais vigor, na medida em que a deduziram da própria miséria; tudo o que uns puderam dizer para demonstrar a grandeza serviu aos outros simplesmente como argumento para demonstrar a miséria, pois é tanto mais miserável quanto mais se caiu do alto; e os outros, ao contrário. Eles se perseguiram mutuamente em um círculo sem fim, pois é certo que os homens, na medida em que possuem luz, descobrem no homem tanto a grandeza quanto a miséria. Em uma palavra, o homem sabe que é miserável. Ele é, portanto, miserável, porque o é. Mas é bem grande, porque sabe disso.
Fr. 162 Ofício. Pensamentos.
Tudo é um, tudo é diferente. Quantas naturezas na natureza do homem! Quantas atividades, e com quanta aleatoriedade! Normalmente, cada um escolhe aquilo que ouviu ser valorizado. […]
Fr. 526 Apesar da visão de todas as nossas misérias que nos atingem, que nos apertam a garganta, temos um instinto insuprimível que nos leva para o alto.
Fr. 24 Condeno igualmente tanto aqueles que optam por elogiar o homem, quanto aqueles que optam por censurá-lo, quanto aqueles que optam por se distrair; e só posso aprovar aqueles que buscam com gemidos.
Fr. 151 Depois de ter mostrado a baixeza e a grandeza do homem.
Agora, que o homem se valorize pelo seu justo valor. Que se ame, pois há nele uma natureza capaz do bem; mas não por isso ame as baixezas que nela se encontram. Que se despreze, pois essa capacidade está vazia; mas não por isso despreze essa capacidade natural. Que se odeie, que se ame. Há nele a capacidade de conhecer a verdade e de ser feliz, mas não possui nenhuma verdade estável ou satisfatória.
Gostaria, portanto, de levar o homem a desejar encontrá-la, a estar pronto e livre das paixões, para segui-la onde quer que a encontre, sabendo o quanto seu conhecimento é obscurecido pelas paixões; gostaria que ele odiasse em si mesmo a concupiscência, que se determina por si mesma, para que ela não o cegue na escolha e não o retenha quando ele tiver escolhido.
Fr. 558 O homem não é nem anjo nem animal, e, infelizmente, quem quer ser anjo acaba se tornando animal.