====== Gênesis I ====== //ROSENZWEIG, Franz. L’Étoile de la Rédemption. Tr. Alexandre Derczanski et Jean-Louis Schlegel. Paris: Seuil, 1982, p. 180-186// **ANÁLISE GRAMATICAL DE GÊNESIS I** Uma frase permeia todo o capítulo, relacionando a obra ao início. Uma frase que se repete seis vezes, composta por uma única palavra, simplesmente precedida por dois pontos. Essa frase é: “Bom!”: era, é e será... “bom”. Nesse “Sim” divino à existência da criatura reside a Criação. Esse “bom” é a palavra final pronunciada em voz alta, a cada dia da Criação, pois não é nada mais do que a silenciosa palavra-origem de seu início. O que é “bom”? O que, afinal, aprova esse “Sim” divino pronunciado seis vezes? A obra cotidiana de cada dia da Criação. A coisa, não como mera coisa, mas como obra, como coisa realizada; a existência como ser-já-aí. A existência é afirmada no momento em que Deus diz “bom” à sua própria obra: foi ele quem a fez; ela é boa. Ele criou — essa forma narrativa permeia todo o capítulo: ele criou, ele disse, ele separou, ele viu, e assim por diante. Pretérito e forma do “ele” — caráter duplamente concreto. Nenhum sujeito fora do único sujeito divino, sempre igual a si mesmo; e esse sujeito não entra, como qualquer outro sujeito, como uma realidade particular em seu predicado, que seria um universal: o predicado assumiria então um sentido subjetivo e personalizado, e perderia, portanto, seu sentido objetivo; pelo contrário, o sujeito divino permanece em seu puro além intocável e deixa o predicado à sua liberdade, fora de si, em uma objetiva tranquilidade. Quando duas pessoas fazem a mesma coisa, não é a mesma coisa; mas quando o Único, que só pode ser único, faz a mesma coisa, é sempre a mesma coisa: o sujeito divino é o único que não tinge pessoalmente seu predicado. Para garantir essa pura objetividade do “ele criou”, é preciso ainda que o Criador não tenha nome: ele é apenas “Deus”, simplesmente. Deus criou. E o mundo, o criado? Ele “foi”; essa palavra também não cessa de ressoar. Como resume o Salmo: “Ele disse, e assim foi. ” Para Deus, a Criação é ter feito, mas para o mundo, é ter se tornado. O que foi? Justamente aquilo que Deus criou: as coisas. Deus criou o céu e a terra. Os substantivos deste capítulo, pelo fato de que somente Deus ocupa a posição de sujeito ativo, são objetos no acusativo, objetos criados por Deus; ou ainda, estão, como coisas que se tornaram, no nominativo passivo: “o” céu e “a” terra; os demais substantivos aparecem com o artigo indefinido, enquanto essa primeira proposição, que antecipa a Criação em seu conjunto — “no princípio, quando Deus criou o céu e a terra”, segundo traduzem antigos comentaristas judeus — essa primeira proposição confere de uma só vez ao criado em seu conjunto a forma que lhe convém, da mesma forma que dá antecipadamente ao criado a forma ativa e clara do passado e, consequentemente, sua realidade como tempo na Criação; toda coisa singular só adquire sua natureza determinada por meio do desvio de sua pertença ao gênero, expressa pelo artigo indefinido: ora, essa determinação, o conjunto das coisas — céu e terra — já a possui desde o início, e esse conjunto, aliás, não está mais subsumido a nenhum gênero; o artigo definido confere aqui a forma do espaço à objetividade das coisas em geral, antes de qualquer determinação particular; exatamente como o primeiro “ele criou”, determinado e pessoal, que fixa para o que acontece a forma temporal da objetividade, precede o primeiro “era”, enquanto todo evento singular e personalizado — todo ato, portanto — só se torna possível por meio da determinação particular do tempo: esta última só se relaciona com o ato passando pelo desvio do puro evento ligado à cópula e, consequentemente, só vem depois do “era”. “O” céu e “a” terra: o conjunto da Criação é, para si mesmo, seu único Único, a única coisa que não estabelece sua individualidade apenas por meio da multiplicidade; as coisas criadas posteriormente aparecem no plural; mesmo coisas que se impõem ao homem de maneira tão única em seu gênero e que se prestam precisamente a serem individualizadas como pessoas divinas, tais como o sol e a lua, tornam-se “luminares”: sua individualidade é impiedosamente reduzida ao gênero plural e, sem consideração pela pessoa, são relegadas ao universo das coisas criadas. “No princípio, quando Deus criou o céu e a terra, a terra era deserta e vazia, e as trevas estavam sobre o abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. ” Um duplo “era”. É como deserto e como vazio, na forma adjetival, que surge a primeira enunciação do mundo das coisas, ligada à cópula do ser e do já-passado, cópula que surge no texto original como palavra expressa, contrariando o uso linguístico; na forma adjetival, em geral, há trevas onde todos os atributos ainda exibem apenas a cor cinza do deserto-e-vazio, até o momento em que Deus faz ressoar ali seu grito. “Haja luz!” Luz... Não uma coisa, nem mais do que as trevas: não, um atributo em si mesmo, o equivalente, para o conhecimento, do “bom!” para a vontade, ou seja, do julgamento que simplesmente marcava sua aprovação; e eis que Ele “separa” o caos dos atributos; e quando a separação se consuma e o início da Criação se realiza, na visibilidade dos diversos atributos, então ressoa pela primeira vez aquilo que na luz já havia surgido aos olhos; então ressoa com uma sonoridade retumbante, como palavra, o “bom”. Mas na mesma proposição em que se vê emergir da massa primitiva dos atributos, ainda deserta e vazia, as diversas coisas criadas, surge também o mundo o primeiro ato criador singular: a palavra que indica o ato surge da palavra que indica o evento, na forma adjetiva do particípio; o início dos atos criadores de Deus é que seu espírito está “incubando”; não é “Deus” — embora isso já seja uma despersonalização —, mas “o Espírito de Deus”, ainda mais impessoal; no texto original, a despersonalização é ainda mais acentuada, pois Deus, como Espírito, veste ali o traje com cauda próprio do feminino; e “incubando” — a mais obscura de todas as atividades às quais se referem a comparação da Criação no mundo humano e a recriação dos indivíduos na espécie, sem contar que se trata aqui de uma atividade própria do gênero feminino. Ali, as trevas do deserto e do vazio; aqui, a escuridão úmida da incubação; ambos — tanto a coisa quanto o ato — surgem na forma de atributos, e de atributos situados no limite mais inferior, onde a coisa e o ato não cessam de emergir daquilo que ainda não é, de forma alguma, coisa nem, de forma alguma, ato. Eis, portanto, o tesouro de formas verbais presentes na Criação. Mas, diante das numerosas palavras, não nos esqueçamos da palavra. De fato, a Criação não se realiza na palavra? Deus não “disse”? Tínhamos o direito de incluir a palavra que Ele pronunciou simplesmente na mesma série que seus atos criadores — como fizemos? Não tínhamos esse direito. Certamente, pelo menos no início, a Criação era interiormente mais vasta do que a Revelação; há nela muitas previsões que estão longe de terem se revelado; ninguém sabe quanta água ainda passará por baixo das pontes até o dia em que toda criatura tenha aberto a boca e seja compreendida como uma previsão do milagre. Apenas um primeiro lampejo da Revelação irrompe desde o primeiro instante da Criação, ou pelo menos desde o segundo; afinal, o primeiro instante não é aquele do “era” intransitivo, aquele dos atributos silenciosos e obscuros que afetam as coisas tanto quanto o ato? Mas, no segundo instante, após a palavra que cria toda a Criação, irrompe, como primeira palavra-ato da Criação, o “Deus disse”. E como primeira palavra visível na Criação, ainda que se trate de uma palavra-atributo, a luz. E na proposição que Deus pronuncia, aparece pela primeira vez, por mais considerável que seja o passado ao redor, o presente; entre todos os indicativos tranquilos surge, de repente, o imperativo: “Que haja”. Mais uma vez, esse presente e essa repentina surpresa estão ligados na forma do “ele” puramente eventual. Deus fala, mas sua palavra ainda é como se algo falasse nele, e não ele mesmo. Sua palavra é como uma predição de sua palavra futura; mas ele mesmo ainda não fala, ainda não como Ele Mesmo. Essencialmente, são as palavras da Criação que se libertam de sua essência, ou seja, um “ele” saindo de um “ele”. Até o momento em que ele abre a boca para o ato supremo da Criação e diz: “Façamos o homem. ” “Façamos” — pela primeira vez se rompe o jugo da objetividade; pela primeira vez sai, da única boca que até então falava na Criação, em vez de um “ele”, um “Eu”, e mais do que um “Eu”: junto com o “eu”, simultaneamente, um “tu”, um “tu” com o qual o “eu” se dirige a si mesmo: “Façamos”. Surgiu, portanto, algo novo. Algo novo? Não é o mesmo que até então falava? E ele não diz exatamente a mesma coisa que se contava sobre ele anteriormente? Um fazer que emerge pessoalmente do Eu, como se afirmava justamente a respeito do “ele criou” e assim por diante? Afirmava-se isso, certamente; mas até agora, quando tentava se fazer ouvir, o som se perdia no “ele”; ora, eis que permanece pessoal, eis que diz “Eu”. Verdadeiramente “Eu”? Aqui chegamos ao limite que nos adverte de que, mesmo no sexto dia, ainda estamos na Criação, e não ainda na Revelação. Enquanto ainda está criando, Deus não diz “Eu”, diz “Nós”, e um “Nós” absoluto, que abrange tudo, sem visar nenhum “Eu” fora de si mesmo, o plural da majestade absoluta. Um “Eu” que tem imediatamente em si o “Tu”, como mostra de maneira muito bela a tradução alemã¹, um “Eu” que fala apenas consigo mesmo e só pode falar consigo mesmo. Portanto, um “Eu” impessoal, um “Eu” que permanece ainda em si mesmo, que no “Tu” não sai de si e não se revela, que, pelo contrário, só está vivo em si mesmo, como o Deus metafísico do pré-mundo. O Criador se revela no ato de criar; a palavra do Criador, mesmo a da Criação definitiva, não é uma palavra do Revelador que o revela, mas, em última análise, trata-se, mais uma vez, apenas de um ato de Criação do Criador. E o homem, a última criatura entre as criaturas? Façamos um homem — um homem: o nome próprio Adão ressoa simultaneamente no texto original [], tornando-se o primeiro nome próprio onde há apenas gêneros de criaturas, seres criados exclusivamente “segundo sua espécie”. E ele é realmente “criado à imagem de Deus” — portanto, promovido entre as outras criaturas e, com ou sem nome próprio, investido daquilo que o Criador negava até mesmo aos astros do céu: a semelhança com Deus, uma personalidade não mediada pela universalidade do gênero e que não carece de forma alguma de multiplicidade, um Eu. Algo novo, portanto, surgiu. Mas é também mais do que um Eu — uma alma? Ao homem é insuflado o sopro da vida: mas esse sopro, ele também o exalará? Ele fala? Ele é criado mudo. E, mais uma vez, nos deparamos com a barreira que separa o sinal precursor do sinal, a previsão do milagre. **A previsão do milagre** No entanto, há aqui uma previsão. Pela última vez, Deus contempla o que criou. E desta vez, vejam... “Muito bom!”. A raiz da palavra “Criação” brota dele mesmo. Ela permanece como adjetivo, permanece no âmbito de sua essência; mas deixa de designar a propriedade simples, singular, sem ponto de comparação; ela eleva-se ao superlativo, ela compara. No âmbito do Sim universal da Criação, que carrega todo o singular sobre seus ombros largos, delimita-se um domínio que recebe um Sim diferente, um Sim qualificado como “muito”, diferente de todo o resto, algo que, na Criação, remete, no entanto, para além da Criação. Esse “muito” que anuncia uma transcriação no seio da própria Criação, no seio do mundo um além do mundo, algo diferente da vida, embora pertença à vida e exclusivamente à vida, criado ao mesmo tempo que a vida, como seu ponto culminante, e, no entanto, deixando pressentir uma realização além da vida: é a morte. A morte criada da criatura é, ao mesmo tempo, o sinal que anuncia a Revelação da vida que transcende a da simples criatura. A morte, que é para cada coisa criada a realização de sua totalidade como coisa, empurra imperceptivelmente a Criação para o passado e a transforma, assim, em uma previsão silenciosa e permanente do milagre de sua renovação. É por isso que, a respeito do sexto dia da Criação, não se diz que era “bom”, mas “Eis que é muito bom!”. “Muito bom”, ensinam nossos antepassados, muito bom... é a morte. {{tag>Rosenzweig Gênesis criação}}