====== Eu odioso ====== Fr. 494 O eu é odioso. Vocês, Miton, o ocultam, mas isso não significa que o eliminem: portanto, vocês são sempre odiosos. “De jeito nenhum. Pois, ao agirmos, como fazemos, com cortesia para com todos, não há mais motivo para nos odiarmos”. É verdade, se no eu se odiasse apenas o incômodo que dele nos advém. Mas se eu o odeio porque é injusto e se coloca no centro de tudo, sempre o odiarei. Em resumo, o “eu” tem duas qualidades: é injusto em si mesmo, na medida em que se coloca no centro de tudo; é prejudicial aos outros, na medida em que quer subjugá-los, pois todo “eu” é o inimigo e gostaria de ser o tirano de todos os outros. Vocês eliminam o dano, mas não a injustiça. E, assim, vocês não o tornam amável para aqueles que odeiam sua injustiça. Vocês o tornam amável apenas para os injustos, que não o veem mais como seu inimigo. E, assim, vocês permanecem injustos e só podem agradar aos injustos. Fr. 471 A verdadeira e única virtude consiste, portanto, em odiar a si mesmo, pois somos odiosos por causa de nossa concupiscência, e em buscar um ser verdadeiramente digno de amor para amá-lo. Mas, como não podemos amar o que está fora de nós, é preciso amar um ser que esteja em nós, sem ser nós mesmos. E isso é verdade para todo homem. Ora, somente o ser universal é assim. O reino de Deus está em nós. O bem universal está em nós, é nós mesmos e não é nós. Fr. 554 Não nos mantemos na virtude com nossa própria força, mas com o contrapeso de dois vícios opostos, assim como permanecemos de pé entre dois ventos contrários. Eliminem um desses vícios e cairemos no outro. Fr. 561 Não admiro o excesso de uma virtude, por exemplo, da coragem, se não vejo ao mesmo tempo o excesso da virtude oposta, como em Epaminonda, que possuía extrema coragem e extrema bondade. Caso contrário, não é uma ascensão, é uma queda. A própria grandeza não se manifesta colocando-se em um extremo, mas tocando simultaneamente ambos os extremos e preenchendo todo o intervalo. Mas talvez seja apenas um movimento repentino da alma de um extremo ao outro, enquanto, na verdade, ela nunca se encontra senão em um ponto, como a brasa de fogo. Pode ser, mas pelo menos isso indica a agilidade da alma, se não sua extensão. Fr. 783 A natureza do amor-próprio, e desse eu humano, é não amar senão a si mesmo e não considerar senão a si mesmo. Mas o que fará? Não pode impedir que esse objeto amado esteja cheio de defeitos e de miséria: quer ser grande e se vê pequeno; quer ser feliz e se vê miserável; quer ser perfeito e se vê cheio de imperfeições; quer ser objeto do amor e da estima dos homens e vê que seus defeitos merecem apenas a aversão e o desprezo deles. Esse dilema em que se encontra gera nele a paixão mais injusta e criminosa que se possa imaginar; pois ele nutre um ódio mortal contra aquela verdade que o repreende e o convence de seus defeitos. Ele gostaria de aniquilá-la e, não podendo destruí-la em si mesma, destrói-a, na medida do possível, na própria consciência e na dos outros; ou seja, dedica todo o seu empenho a esconder seus defeitos tanto dos outros quanto de si mesmo, e não suporta nem que lhe sejam mostrados nem que sejam vistos. É, sem dúvida, um mal estar cheio de defeitos; mas é um mal ainda maior estar cheio deles e não querer reconhecê-los, pois isso significa acrescentar-lhes ainda o mal de uma ilusão voluntária. Não queremos que os outros nos enganem; não achamos justo que queiram ser estimados por nós mais do que merecem: portanto, também não é justo que nós os enganemos e pretendamos ser estimados por eles mais do que merecemos. Assim, quando descobrem em nós apenas imperfeições e vícios que de fato possuímos, é evidente que não nos causam dano, pois não são eles a causa disso, e que nos fazem bem, pois nos ajudam a nos livrar de um mal, que é a ignorância dessas imperfeições. Não devemos nos incomodar com o fato de que eles as conheçam e nos desprezem, pois é justo que nos conheçam como realmente somos e nos desprezem, se formos dignos de desprezo. Eis os sentimentos que surgiriam de um coração cheio de equidade e justiça. O que devemos, então, dizer do nosso, no qual vemos uma tendência totalmente oposta? Não é, de fato, verdade que odiamos a verdade e aqueles que nos dizem a verdade, e que gostamos que eles se enganem em nosso benefício, e que queremos ser considerados diferentes do que realmente somos? Eis aqui uma prova que me causa horror. A religião católica não obriga a revelar os próprios pecados a todos indistintamente. Ela admite que se permaneça oculto a todos os outros homens, exceto a um único. Ela ordena que se revele apenas a ele o íntimo do coração e que se mostre como realmente se é. Há apenas esse homem no mundo a quem ela nos ordena desenganar, e o obriga a um segredo inviolável, de modo que esse conhecimento é nele como se não existisse. É possível imaginar algo mais caridoso e manso? E, no entanto, a corrupção do homem é tal que essa lei ainda lhe parece dura; e é um dos principais motivos que levou grande parte da Europa a se rebelar contra a Igreja. Quão injusto e irracional é o coração do homem, ao considerar nefasto que se o obrigue a fazer com um homem o que seria justo, de certa forma, que ele fizesse com todos os homens! De fato, será que é justo que os enganemos? Existem vários graus nessa aversão à verdade, mas pode-se dizer que todos nós a possuímos em certa medida, pois ela é inseparável do amor-próprio. É essa falsa delicadeza que obriga quem se vê compelido a repreender os outros a escolher tantas voltas de palavras e tantos amenizações para evitar ofendê-los. É preciso que eles minimizem nossos defeitos, que finjam desculpá-los, que misturem elogios e demonstrações de afeto e estima. Apesar de tudo isso, esse remédio não deixa de ser amargo para o amor-próprio. Ele o aceita o mínimo possível, e sempre com repulsa, e muitas vezes até com uma irritação velada contra quem o oferece. Consequentemente, se alguém tem algum interesse em ser amado por nós, evita nos prestar um serviço que sabe ser desagradável para nós. Eles nos tratam como queremos ser tratados: odiamos a verdade, eles a escondem de nós; queremos ser elogiados, eles nos elogiam; gostamos de ser enganados, eles nos enganam. Isso faz com que cada degrau da boa sorte, que nos eleva no mundo, nos afaste cada vez mais da verdade; de fato, teme-se mais ferir aqueles cuja benevolência é mais útil e cuja aversão é mais perigosa. Um príncipe será o assunto de toda a Europa e só ele não saberá de nada. Não me surpreende: dizer a verdade é útil para aquele a quem é dita, mas é desvantajoso para quem a diz, pois faz com que seja odiado. Ora, aqueles que vivem com os príncipes preferem seus próprios interesses aos do príncipe a quem servem; e, assim, cuidam muito bem de não lhe proporcionar uma vantagem prejudicando a si mesmos. Esse problema é, sem dúvida, maior e mais comum nas classes mais elevadas, mas as classes mais baixas também não estão isentas dele, pois há sempre algum interesse em ser amado pelos homens. Assim, a vida humana nada mais é do que uma ilusão perpétua: não fazemos senão enganar-nos e bajular-nos mutuamente. Ninguém fala de nós na nossa presença como fala na nossa ausência. A união existente entre os homens baseia-se apenas nesse engano mútuo; e poucas amizades subsistiriam se cada um soubesse o que seu amigo diz dele quando ele não está presente, embora, nessas ocasiões, fale com sinceridade e sem paixão. O homem não passa, portanto, de disfarce, mentira e hipocrisia, tanto em si mesmo quanto para com os outros. Por isso, ele não quer que lhe digam a verdade. Evita dizê-la aos outros. E todas essas inclinações, tão distantes da justiça e da razão, têm uma raiz natural em seu coração. Fr. 15 É injusto que alguém se afeiçoe a mim, por mais que o faça com prazer e voluntariamente. Eu enganaria aqueles em quem despertasse esse desejo, pois não sou o fim de ninguém e não tenho com o que satisfazê-los. Não estou, por acaso, prestes a morrer? Assim morrerá o objeto de seu apego. Portanto, assim como seria culpado se fizesse acreditar em uma falsidade, mesmo que a inspirasse suavemente e fosse acreditada com prazer e me desse prazer; da mesma forma sou culpado se me faço amar e se induzo as pessoas a se afeiçoarem a mim. Devo advertir todos aqueles que estivessem dispostos a aceitar a mentira de que não devem acreditar nela, qualquer que seja a vantagem que disso me advir, e igualmente de que não devem se afeiçoar a mim, pois é preciso que dediquem sua vida e seus esforços a agradar a Deus ou a buscá-Lo. Fr. 510 Quem não odeia em si mesmo o próprio amor-próprio e aquele instinto que o leva a se tornar Deus é verdadeiramente cego. Quem não vê que não há nada tão contrário à justiça e à verdade? De fato, é falso que nós o mereçamos, e é injusto e impossível alcançá-lo, pois todos pretendem a mesma coisa. Nascemos, portanto, em uma injustiça evidente, da qual não podemos nos livrar, embora devêssemos. No entanto, nenhuma religião destacou que isso fosse um pecado, nem que tivéssemos nascido assim, nem que fôssemos obrigados a resistir a isso, nem pensou em nos oferecer os remédios para isso. Fr. 520 A vaidade está tão enraizada no coração do homem que um soldado, um ajudante, um cozinheiro, um carregador se vangloria e quer ter seus admiradores; e os próprios filósofos também querem; e aqueles que escrevem contra a vaidade querem ter o orgulho de ter escrito bem; e aqueles que os leem querem ter o orgulho de tê-los lido; e eu, que escrevo isto, talvez tenha esse desejo, e talvez quem o ler... Fr. 152 Somos tão presunçosos que gostaríamos de ser conhecidos pelo mundo inteiro, até mesmo por aqueles que virão quando já não estivermos mais aqui. E somos tão vaidosos que a estima de cinco ou seis pessoas nos dá prazer e nos satisfaz. Fr. 513 O homem foi claramente feito para pensar. Nisso reside toda a sua dignidade e todo o seu mérito; e seu dever consiste inteiramente em pensar como se deve. Ora, a ordem do pensamento exige que se comece por si mesmo, pelo próprio criador e pelo próprio fim. Ora, em que as pessoas pensam? Nunca nisso! Mas sim em dançar, tocar alaúde, cantar, compor versos, competir na arena etc., lutar, tornar-se rei, sem pensar no que significa ser rei e no que significa ser homem. Fr. 515 Tédio. Nada resulta tão insuportável para o homem quanto estar em pleno repouso, sem paixões, sem nada para fazer, sem distração, sem dedicação. Então ele sente seu nada, seu abandono, sua insuficiência, sua dependência, sua impotência, seu vazio. Imediatamente, do fundo de sua alma brotarão o tédio, o mau humor, a tristeza, o descontentamento, a irritação, o desespero. Fr. 73 Os homens se preocupam em correr atrás de uma bola e de uma lebre. É o prazer até mesmo dos reis. Fr. 574 Ordem. Eu teria gostado de abordar esse tema da ordem da seguinte maneira, para demonstrar a vaidade de todo tipo de condição: demonstrar a vaidade das vidas comuns e, em seguida, a vaidade das vidas filosóficas, pirrônicas, estoicas. Mas a ordem não teria sido respeitada. Eu sei um pouco o que ela é e quão poucos a compreendem. Nenhuma ciência humana pode respeitá-la. São Tomás não a respeitou. A matemática o respeita, mas ela é inútil em sua profundidade. Fr. 521 Desejo de ser estimado por aqueles com quem se convive. O orgulho nos domina com um domínio tão natural em meio às nossas misérias, erros etc., que estamos dispostos a perder com alegria até mesmo a vida, desde que se fale disso. Vaidade: jogos, caça, visitas, teatro, falsa perpetuidade de um nome. Fr. 65 Nas cidades pelas quais se passa, não nos preocupamos em ser estimados. Mas, quando precisamos ficar por algum tempo, nos preocupamos. Quanto tempo é necessário? Um tempo proporcional à nossa existência vã e frágil. Fr. 97 A glória. A admiração estraga tudo desde a infância: “Ah, como isso foi bem dito! Oh, como ele fez bem, como é sensato”, etc. As crianças de Port-Royal, às quais não é dado esse estímulo de inveja e glória, caem na indiferença. Fr. 71 Ofícios. O doce sabor da glória é tão intenso que, a qualquer objeto que se associe a ele, até mesmo à morte, se ama. Fr. 548 […] São necessários o prazeroso e o real, mas esse prazeroso também deve ser extraído do verdadeiro. Cada um é um todo para si mesmo, pois, uma vez morto, o todo está morto para ele. E é justamente daí que deriva que cada um acredita ser tudo para todos. Não se deve julgar a natureza segundo nós, mas segundo ela. Fr. 98 Meu, teu. “Este cachorro é meu”, diziam aquelas pobres crianças. “Este é o meu lugar ao sol.” Eis o início e a imagem da usurpação de toda a terra. Fr. 551 Querem que pensem bem de vocês? Não falem disso. Fr. 627 […] É terrível sentir tudo o que se possui escorrer para longe. Fr. 565 Glória. Os animais não se admiram uns aos outros. Um cavalo não admira seu companheiro. Não que não haja entre eles uma rivalidade na corrida, mas isso não tem consequências, pois no estábulo o mais pesado e mal constituído não cede, por isso, sua aveia ao outro, como os homens querem que se faça com eles. A virtude deles se satisfaz por si mesma. Fr. 553 Ele não ama mais aquela pessoa que amava há dez anos. Acredito nisso: ela não é mais a mesma, e nem ele. Ele era jovem e ela também; agora ela está completamente diferente. Talvez ele ainda a amasse como ela era naquela época. Fr. 568 O que é o “eu”? Um homem que se coloca na janela para ver os transeuntes: se eu passar por ali, posso dizer que ele se colocou ali para me ver? Não, porque ele não pensa em mim especificamente. Mas quem ama uma pessoa por sua beleza, ama-a de verdade? Não, porque a varíola, que destruirá a beleza sem destruir a pessoa, fará com que ele não a ame mais. E, se me amam pela minha sensatez, pela minha memória, será que me amam? Não, porque posso perder essas qualidades sem perder a mim mesmo. Onde está, então, esse “eu”, se não está nem no corpo, nem na alma? E como amar o corpo e a alma, senão por essas qualidades que não são, de forma alguma, o que constitui o “eu”, visto que podem desaparecer? De fato, seria possível amar a essência da alma de uma pessoa de forma abstrata, independentemente de suas qualidades? Não é possível, e seria injusto. Portanto, nunca se ama uma pessoa, mas apenas algumas qualidades. Portanto, não se deve mais zombar daqueles que são honrados pelos cargos e funções que ocupam, pois não se ama ninguém a não ser por qualidades fictícias. Fr. 631 Todos os grandes passatempos são perigosos para a vida cristã. Mas, dentre tantos que o mundo inventou, nenhum é mais temível do que o teatro. É uma representação das paixões tão natural e tão sutil que as agita e as desperta em nosso coração, sobretudo a do amor, especialmente quando é retratada de forma muito casta e honesta, pois quanto mais inocente ela parece às almas inocentes, mais elas ficam sujeitas a serem abaladas por ela. Sua intensidade agrada ao nosso amor-próprio, que imediatamente gera um desejo de provocar os mesmos efeitos que se vêem tão bem representados. E, ao mesmo tempo, cria-se uma consciência fundamentada na honestidade dos sentimentos que ali se veem representados e que eliminam o temor das almas puras, as quais imaginam que a pureza não é ofendida, se se ama com um amor que lhes parece tão sábio. Assim, sai-se do teatro com o coração tão repleto de todas as belezas e de todas as doçuras do amor, e com a alma e a mente tão convencidas de sua inocência, que se está bem preparado para receber as primeiras impressões, ou melhor, para buscar a ocasião de despertá-las no coração de alguém, a fim de receber os mesmos prazeres e os mesmos sacrifícios que se viram tão bem retratados no teatro. Fr. 486 Existe um certo modelo de encanto e beleza, que consiste em uma certa relação entre nossa natureza — seja ela fraca ou forte — e aquilo que nos agrada. Tudo o que é moldado segundo esse modelo nos agrada: seja uma casa, uma canção, um discurso, um verso, uma prosa, uma mulher, pássaros, rios, árvores, quartos, roupas etc. Tudo o que não é feito segundo esse modelo desagrada a quem tem bom gosto. […] Assim como se fala em beleza poética, também se deveria falar em beleza geométrica e beleza medicinal. Mas não se fala nisso, e o motivo está no fato de que se sabe bem qual é o objetivo da geometria, ou seja, as demonstrações, e qual é o objetivo da medicina, ou seja, a cura. Mas não se sabe em que consiste o prazer, que é o objetivo da poesia. Não se sabe qual é o modelo natural que se deve imitar e, na falta desse conhecimento, inventaram-se certos termos bizarros como “século de ouro”, “maravilha dos nossos dias”, “fatal”, etc. E chama-se a esse jargão “beleza poética”. Mas quem imaginar uma mulher segundo esse modelo, que consiste em dizer pequenas coisas com palavras grandiosas, verá uma graciosa moça toda enfeitada de espelhinhos e correntinhas, e rirá dela, pois sabe-se melhor em que consiste o encanto de uma mulher do que o apelo dos versos. No entanto, alguém que não entenda do assunto irá admirá-la com tal adereço, e em muitas aldeias a tomariam por rainha. Por isso, chamamos de “rainhas da aldeia” os sonetos compostos segundo esse modelo. […] {{tag>Pascal humano eu}}