User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
pascal:1670:homem-monstro

Homem, monstro incompreensível

Fr. 163 Se ele se vangloria, eu o humilho;
se ele se humilha, eu o exalto;
e sempre o contradigo,
até que compreenda
que é um monstro incompreensível.

Fr. 58 A condição do homem.
Inconstância, tédio, inquietação.

Fr. 12 A verdadeira natureza do homem, seu verdadeiro bem, a verdadeira virtude e a verdadeira religião são coisas cujo conhecimento é inseparável.

Fr. 530 […] Nossa natureza está no movimento; o repouso absoluto é a morte. […]

Fr. 34 Agitação.

Quando um soldado se queixa do cansaço que sofre, ou um lavrador etc., que se o deixe sem nada para fazer.

Fr. 62 Fraqueza.

Todas as ações dos homens tendem a possuir um bem e não podem ter fundamento para demonstrar que o possuem por justiça. Na verdade, não têm senão a fantasia dos homens e não a força para possuí-lo com segurança.

O mesmo vale para a ciência, pois a doença a retira.

Somos incapazes tanto da verdade quanto do bem.

Fr. 768 […] Tudo pode nos ser mortal, mesmo as coisas feitas para nosso benefício, assim como, na natureza, as paredes podem nos matar e os degraus podem nos matar, se não nos movimentarmos da maneira correta. […]

Fr. 105 Contradição.

Orgulho, contrapeso de todas as misérias: ou esconde suas misérias ou, se as descobre, se gloria em conhecê-las.

Fr. 525 A sensibilidade do homem pelas pequenas coisas e a insensibilidade pelas coisas maiores: sinal de uma estranha inversão.

Fr. 107 A consciência da falsidade dos prazeres presentes e a ignorância da vaidade dos prazeres ausentes provocam a inconstância.

Fr. 796 Quem percebe ter dito ou feito uma bobagem sempre acredita que será a última. Longe de deduzir que cometerá muitas outras, ele deduz que isso o impedirá de cometer mais.

Fr. 112 Orgulho.

A curiosidade nada mais é do que vaidade na maioria das vezes; quer-se saber apenas para falar sobre o assunto; caso contrário, não se viajaria pelo mar para nunca falar sobre isso e pelo mero prazer de ver, sem esperança de jamais comunicá-lo.

Fr. 32 Quem quiser conhecer plenamente a vaidade do homem basta que considere as causas e os efeitos do amor. A causa é um “não sei o quê”. Corneille. E os efeitos são assustadores. Esse “não sei o quê”, coisa tão pequena que nem se pode reconhecê-la, abala toda a terra, os príncipes, os exércitos, o mundo inteiro.

Se o nariz de Cleópatra fosse mais curto, toda a face da terra teria mudado.

Fr. 567 Eu havia passado muito tempo estudando as ciências abstratas, e a escassa possibilidade de comunicação que elas ofereciam havia me desanimado. Quando comecei a estudar o homem, percebi que as ciências abstratas não são adequadas ao homem e que, ao aprofundar-me nelas, eu me afastava mais da minha condição do que os outros ao ignorá-las. Perdoei aos outros por saberem pouco sobre isso. Mas acreditei, pelo menos, encontrar muitos companheiros no estudo do homem e que esse é o verdadeiro estudo que lhe é próprio. Eu me enganava: há ainda menos pessoas que estudam isso do que as que estudam geometria. Só porque não sabemos estudar isso, buscamos o resto. A menos que nem mesmo essa seja a ciência que o homem deve possuir, e seja melhor ignorar a si mesmo para ser feliz?

Fr. 50 Vaidade.

Que algo tão evidente como a vaidade do mundo seja tão pouco reconhecido, a ponto de parecer estranho e surpreendente dizer que é uma tolice buscar as grandezas, isso é surpreendente.

Fr. 70 Quem não vê a vaidade do mundo é ele próprio muito vaidoso.

Portanto, quem não a vê, a não ser certos jovens que estão todos imersos no barulho, na distração e no pensamento do futuro? Mas tirem-lhes a distração e vocês os verão murchar de tédio. Eles percebem então sua insignificância sem reconhecê-la, pois é uma grande desgraça encontrar-se em uma tristeza insuportável assim que se vê reduzido a considerar a si mesmo, sem poder se distrair de forma alguma.

Fr. 113 Descrição do homem.

Dependência, desejo de independência, necessidades.

Fr. 522 Essa duplicidade do homem é tão evidente que alguns chegaram a pensar que temos duas almas.

Um sujeito simples parecia-lhes incapaz de variações tão bruscas: de uma presunção desmedida a uma prostração horrível do coração.

Fr. 514 Guerra interna no homem entre a razão e as paixões.

Se ele tivesse apenas a razão, sem paixões.

Se ele tivesse apenas as paixões, sem razão.

Mas, tendo uma e as outras, ele não pode viver sem conflito, pois não pode ter paz com uma sem entrar em conflito com as outras.

Assim, ele está sempre dividido e em conflito consigo mesmo.

Fr. 659 […] Nunca se pratica o mal de forma tão plena e alegre quanto quando se faz em consciência. […]

Fr. 540 Os discursos sobre a humildade são motivo de orgulho para as pessoas vaidosas e de humildade para as pessoas humildes. Assim, os discursos sobre o pirronismo são motivo de afirmação para as pessoas afirmativas. Poucos falam da humildade com humildade, poucos da castidade com castidade, poucos do pirronismo com dúvida. Não somos senão mentira, hipocrisia, contradição, e nos escondemos e nos disfarçamos até de nós mesmos.

Fr. 114 O tédio que se sente ao abandonar as ocupações às quais nos dedicamos. Um homem vive com prazer em família; vê uma mulher de quem gosta, passa cinco ou seis dias se divertindo, e eis que se torna infeliz ao retornar à sua ocupação anterior. Nada é mais comum.

Fr. 129 Opiniões corretas do povo.

Ostentar não é algo totalmente vão, pois significa mostrar que um grande número de pessoas trabalha para nós; significa mostrar, pelo próprio penteado, que se tem um criado, um perfumista etc., e assim também pela gola da camisa, pelo fio, pelos enfeites etc. Ora, ter muitos braços à disposição não é uma mera aparência, nem um mero adorno.

Quanto mais mãos se tem, mais forte se é. Ostentar significa mostrar a própria força.

Fr. 793 Retira-se e esconde-se por oito meses no campo, para viver quatro deles com esplendor na corte.

Fr. 681 […] É falso que sejamos dignos de ser amados pelos outros. É injusto querer isso. Se nascêssemos razoáveis e imparciais, e com um conhecimento correto de nós mesmos e dos outros, não daríamos essa inclinação à nossa vontade. Mas nascemos assim. Nascemos, portanto, injustos. De fato, tudo tende a si mesmo: o que é contrário a toda ordem. É preciso tender para o geral, e a inclinação para si mesmo é o início de toda desordem: na guerra, na política, na economia, no corpo do próprio homem.

Fr. 502 O homem está cheio de necessidades. Ele ama apenas quem pode satisfazê-las todas. “É um bom matemático”, dirão, mas não sei o que fazer com a matemática: ele me consideraria um enunciado. “É um bom guerreiro”: ele me consideraria uma fortaleza sitiada. É preciso, portanto, um homem honrado que possa, de modo geral, atender a todas as minhas necessidades.

Um verdadeiro amigo é algo tão vantajoso, mesmo para os senhores mais ilustres, para falar bem deles e apoiá-los mesmo na ausência deles, que devem fazer de tudo para tê-lo. Mas que escolham bem! Pois se dedicarem todos os seus esforços a tolos, isso não lhes servirá de nada, mesmo que esses falem bem deles; e, na verdade, nem falarão bem, se forem os mais fracos, pois não têm autoridade, e assim falarão mal por conformismo.

Fr. 647 Tenho certeza de que, se todos os homens soubessem o que dizem uns dos outros, não haveria quatro amigos no mundo. Isso é evidente, a julgar pelas brigas que provocam os relatos indiscretos que, às vezes, são transmitidos. […]

Fr. 654 […] Não nos contentamos com a vida que temos em nós e em nosso ser: queremos viver uma vida imaginária na representação mental dos outros e, por isso, nos esforçamos para causar boa impressão. Trabalhamos incessantemente para embelezar e preservar nosso ser imaginário, e negligenciamos o verdadeiro. E, se possuímos tranquilidade, generosidade ou fidelidade, nos apressamos em divulgá-las, a fim de associar tais virtudes ao nosso outro ser; e, se pudéssemos, as separaríamos de nós para uni-las ao outro. Aceitaríamos de bom grado ser covardes, para adquirir a reputação de valentes. Grande sinal da nulidade do nosso ser é não estarmos satisfeitos com um sem o outro e, muitas vezes, trocar um pelo outro! E, de fato, quem não morresse para defender a própria honra seria um infame. […]

Fr. 662 […] somos tanto um autômato quanto uma inteligência. E daí decorre que o instrumento da persuasão não é apenas a demonstração. Quão poucas são as coisas demonstradas! As provas convencem apenas a inteligência; enquanto o hábito produz nossas provas mais sólidas e mais credíveis: ele subjuga o autômato, que arrasta a mente sem que esta reflita sobre isso. Quem demonstrou que amanhã será dia e que morreremos? E há algo em que acreditemos mais? É, portanto, o hábito que nos persuade disso […]. É preciso adquirir uma forma mais fácil de acreditar, que é a do hábito, o qual, sem violência, sem artifício, sem prova, nos faz acreditar nas coisas e inclina todas as nossas faculdades para essa crença, de modo que nossa alma se entregue a ela naturalmente. Quando se acredita apenas pela força da convicção, enquanto o autômato tende a acreditar no contrário, isso não basta. É preciso, portanto, fazer com que nossas duas partes acreditem: a mente, por meio das razões, que basta ter considerado uma vez na vida; e o autômato, por meio do hábito e impedindo-o de se inclinar para o contrário. […]

Fr. 157 Contradições.

O homem é, por natureza, crédulo, incrédulo, temeroso, temerário.

Fr. 184 Somos bem ridículos ao confiar na companhia de nossos semelhantes, miseráveis como nós, impotentes como nós. Eles não nos ajudarão. Morreremos sozinhos.

É preciso, portanto, agir como se estivéssemos sozinhos. E, então, quem construirá palácios grandiosos etc.? Buscar-se-ia a verdade sem hesitar. Quem se recusasse a isso demonstraria valorizar mais a estima dos homens do que a busca pela verdade.

Fr. 659 […] Assim como a mente se corrompe, também o sentimento se corrompe.

As companhias moldam a mente e o sentimento; as companhias corrompem a mente e o sentimento. Assim, as boas ou más companhias moldam ou corrompem. É, portanto, da máxima importância saber escolher, para formá-los e não corrompê-los. E essa escolha não pode ser feita, a menos que já os tenhamos formado e de forma alguma corrompido. É um círculo do qual quem sai tem sorte.

Fr. 243 Por natureza, todos os homens se odeiam uns aos outros. Serviu-se da concupiscência, na medida do possível, para torná-la útil ao bem público. Mas isso não passa de uma ficção e de uma falsa imagem da caridade, pois, no fundo, é apenas ódio.

Fr. 244 Da concupiscência foram extraídas e fundamentadas regras admiráveis de política, de moral e de justiça. Mas o fundo, esse fundo sombrio do homem, esse figmentum malum, está apenas encoberto, não eliminado.

Fr. 81 A mente desse juiz supremo do mundo [o homem] não é tão independente a ponto de não se perturbar com o primeiro barulho que surge ao seu redor. Não é preciso o estrondo de um canhão para atrapalhar seus pensamentos. Basta o rangido de uma cata-vento ou de uma roldana. Não se surpreendam se agora ele não raciocine bem: uma mosca zumbe em seu ouvido, e isso basta para torná-lo incapaz de tomar uma boa decisão. Se querem que ele encontre a verdade, afugentem esse animal que mantém sua razão em xeque e obscurece essa poderosa inteligência que governa cidades e reinos.

Que divindade ridícula! Ó herói ridículo!

Fr. 80 Nunca nos limitamos ao presente. Antecipamos o futuro como se demorasse demais a chegar, quase que para apressar seu curso, ou evocamos o passado para detê-lo, quase que por ser rápido demais; somos tão imprudentes a ponto de vagar por tempos que não nos pertencem de forma alguma, sem pensar no único que nos pertence, e tão inconclusivos a ponto de pensar em tempos que não são nada, fazendo com que o único que subsiste nos escape de forma imprudente. O fato é que, geralmente, o presente nos fere. Nós o escondemos de nossa vista porque ele nos aflige e, se for agradável, lamentamos vê-lo fugir. Tentamos sustentá-lo por meio do futuro e pensamos em organizar coisas que não estão ao nosso alcance, para um tempo ao qual não temos nenhuma certeza de chegar.

Que cada um examine seus próprios pensamentos. Encontrará todos eles voltados para o passado ou para o futuro. Quase não pensamos no presente e, quando pensamos nele, é apenas para obter orientação na preparação do futuro. O presente nunca é nosso fim. O passado e o presente são nossos meios; somente o futuro é nosso fim. Assim, nunca vivemos, mas esperamos viver e, ao nos prepararmos sempre para ser felizes, inevitavelmente nunca o somos.

Fr. 529 […] Quando se está com boa saúde, ficamos surpresos com o que poderíamos fazer se estivéssemos doentes. Quando estamos doentes, tomamos os remédios de bom grado: a doença é decisiva; não temos mais as paixões e os desejos pelos lazeres e passeios que a saúde despertava, e que são incompatíveis com as necessidades da doença. A natureza nos dá, então, paixões e desejos condizentes com o estado atual. O que nos perturba são apenas os temores, que nós mesmos criamos e não a natureza, pois eles unem ao estado em que estamos as paixões do estado em que não estamos.

Visto que a natureza sempre nos torna infelizes em qualquer estado, nossos desejos nos retratam um estado feliz, pois associam ao estado em que nos encontramos os prazeres do estado em que não estamos. E, se chegássemos a esses prazeres, não por isso seríamos felizes, pois teríamos outros desejos adequados à nova situação.

É preciso aplicar essa afirmação geral ao caso específico.

pascal/1670/homem-monstro.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki