User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
brague:2015:0

0 Introdução

BRAGUE, Rémi. Le règne de l'homme: Genèse et échec du projet moderne. Paris: Gallimard, 2015.

1. Antes de examinar as consequências, julgadas funestas, do abandono de todo contexto pelo saber humano, convém esclarecer que o cosmológico e o teológico foram contextos da antropologia e da ética (que a coroa) não por permitirem por si sós compreender o humano, cuja descrição continua possível e neutra sem eles, mas por lhe conferirem uma dimensão suplementar, sendo o projeto moderno justamente a intenção de dispensar todo contexto.

2. Os historiadores designam por Tempos modernos dois períodos, ambos iniciados com a queda de Constantinopla, a descoberta do Novo Mundo ou a Reforma, mas terminados ora na Revolução Francesa, ora nos dias atuais, e é neste segundo sentido, abrangendo tudo o que sucede à Idade Média, que o termo deve ser tomado, sem esquecer as rupturas ou ondas que ritmam a modernidade.

3. Moderno é originalmente um conceito relativo e móvel, como um cursor pelo qual toda época é mais moderna que a anterior e menos que a seguinte, e a modernidade como época histórica nasce da decisão de deter o cursor, considerando o que precede ainda não moderno e o que segue definitivamente moderno, de modo que é moderno o que quer sê-lo e assim se define, paradoxo apenas aparente, pois só a fixação de um ponto de partida permite medir o progresso e transforma o passado congelado em história.

4. O projeto moderno não se confunde com o conteúdo nem com o aporte específico do período moderno, mas abrange tudo aquilo pelo qual se pretende arrancar-se ao que precede, expulsando-o, de modo que o projeto implica uma rejeição que despeja o expulso na categoria vazia de Idade Média, lixeira universal sempre aberta a novos conteúdos, mesmo surgidos na modernidade, denunciados como resquícios medievais.

5. A expressão projeto da modernidade, de Jürgen Habermas, que via a modernidade como projeto inacabado, é recente, mas desde cedo se observa na época moderna a ascensão de palavras que designam o ensaio, a tentativa e a experimentação, como nos Ensaios de Montaigne ou no Saggiatore de Galileu, intenção que antecede o efeito, pois nunca se falou tanto de experimentar quanto quando os fatos invocados eram puras experiências de pensamento, ascensão ligada ao deslocamento da definição do homem da razão para a imaginação, como vivente capaz de representar-se um possível.

6. A modernidade foi não só vivida, mas pensada como projeto, de Descartes, que quis intitular o Discurso do método como projeto de uma ciência universal, a Nietzsche e sua idade das tentativas, passando por Defoe, que chamou sua época de idade dos projetos, por Swift, que caricaturou os projetistas da Royal Society, e pelo abade de Saint-Pierre, até a tradição antropológica que vê o homem como ser projetado, de Fichte a Heidegger, que fez do projeto um traço do Ser, a Sartre, para quem o homem não é senão seu projeto, e aos éticos contemporâneos do projeto de vida.

7. A palavra projeto, sem correspondente substantivo no latim antigo, designa etimologicamente um lançamento em que o móvel perde o contato com o motor e prossegue por impulso, fenômeno que a física antiga explicava mal e que a modernidade foi a primeira a tornar concebível, como sentiu Napoleão ao comparar-se a um fragmento de rocha lançado no espaço, e dessa imagem-mãe derivam três ideias fundamentais da modernidade: um novo começo que faz esquecer o passado, a autonomia do sujeito agente no presente e um meio portador que prolonga a ação e assegura seu êxito no futuro, o progresso.

8. O projeto moderno tem duas faces, uma voltada para baixo, para o que é inferior ao homem, e outra voltada para cima, para o que lhe é superior.

9. A primeira face é o projeto de submeter a natureza, que inverte o contexto cosmológico da antropologia, pois em vez de o cosmos dar a medida ao homem é o homem que deve criar um hábitat à sua medida, e a ordem, antes situada sobretudo nas realidades celestes inacessíveis que legitimavam o nome kosmos, passa a existir apenas onde o trabalho humano a cria num ambiente caótico, num domínio acessível ao homem e indefinidamente ampliável.

10. A segunda face é a emancipação em relação a tudo o que se apresenta acima do homem como sua origem inacessível, um deus criador ou legislador ou uma natureza divinizada, invertendo o contexto teológico da antropologia, pois é o homem que passa a determinar o que pode ter autoridade sobre ele, numa relação com o divino do tipo ele ou eu, de modo que o humanismo tende a realizar-se como ateísmo.

11. O arsenal de imagens e slogans da modernidade é de origem bíblica, constatação usada ora para legitimá-la, ora para responsabilizar a Bíblia por seus desvios, estando a submissão da natureza presente desde o Antigo Testamento e a emancipação mais visível no Novo.

12. Desde o Gênesis ressoa o mandamento de dominar plantas e animais, o que se chamará natureza, e mais profundamente o domínio entregue à ação humana já é previamente desvalorizado, pois o natural é posto fora de circuito como potência e autoridade em favor da história, apanágio do homem, como no Deuteronômio.

13. No Novo Testamento, Paulo formula a ideia de autonomia e forja a imagem da emancipação do homem tornado adulto diante dos elementos do mundo que eram seus pedagogos, mas o divino se apresenta ali com um rosto que, tomado a sério, esvazia a reivindicação ateia, pois aquele que possui a natureza divina assumiu a figura de Servo, tornando sem sentido toda rivalidade entre homem e Deus, e em João é o próprio Deus que concede ao homem viver sua relação com Ele não como dependência, fazendo-o passar de escravo a amigo.

14. Se o programa da modernidade já está esboçado no fim do mundo antigo e nos textos fundadores do mundo medieval, o projeto moderno merece esse adjetivo justamente por ser projeto, pois o gênero empreendimento comporta outra espécie, a tarefa, que se opõe ponto por ponto ao projeto: nela recebo a missão de uma origem que não controlo e que preciso descobrir, devo perguntar se estou à altura dela, desapropriando-me do que me é confiado, e sou o único responsável por sua realização, sem instância que me garanta o êxito.

15. A ideia de tarefa permite distinguir Bíblia e modernidade, pois todas as imagens bíblicas invocadas, inclusive a tensão para a frente da Carta aos Filipenses, pertencem à tonalidade da tarefa e não à do projeto, e a passagem à modernidade encontra seu símbolo na evolução da epopeia, em que o herói cumpre uma missão, para o romance, em que parte em busca de aventuras.

16. A relação do homem com a natureza admite vários modelos e não precisa ser uma conquista, nem estar ligada à ideia de um reino do homem, nem tomar a forma de uma dominação técnica.

17. A ideia de uma dominação da natureza em geral é lógica e cronologicamente anterior à sua aplicação técnica e precedida por uma dominação moral, cabendo perguntar o que é preciso e quando ocorre para que o objeto que o asceta filosófico ou religioso pretende dominar possa receber o nome de natureza.

18. Uma genealogia dessa ideia parte da noção elementar de antropologia, que supõe a distinção entre o homem e as demais realidades, interpretável como superioridade, ideia antiquíssima, e pergunta por que essa superioridade passou a assumir a forma de uma conquista da natureza, questão que se desdobra em três interrogações sobre quando e por que ela passou a ser compreendida segundo três características.

19. A primeira característica é compreender a superioridade do homem não como condição já adquirida e possuída, mas como situação ainda por realizar, ideia de um reino do homem futuro que surge na Bíblia com o messianismo e supõe uma promessa cujo cumprimento depende da graça de Deus.

20. A segunda característica é compreendê-la não como algo a esperar de um fator divinizante exterior, anterior e superior ao homem, natural ou divino, mas como obra própria do homem, que dele dependerá não só no êxito, mas já na origem, devendo ele não receber um mandamento como o do Gênesis, mas dar-se a si mesmo a ordem e determinar-se como senhor virtual do ser.

21. A terceira característica é compreendê-la não como ascese, trabalho interior do homem sobre si para atualizar as potencialidades humanas, mas como dominação da natureza exterior, percebida como objeto a conquistar.

22. Isso implica considerar a natureza ainda imperfeita e perfectível, o que exige perguntar de onde vem esse olhar insatisfeito sobre o que por muito tempo se julgou perfeito, e considerar o homem incapaz de realizar seu destino sem a mediação da natureza exterior, obrigado a controlá-la, o que exige perguntar que sentimento de inferioridade ou ilegitimidade essa conquista procura compensar.

23. O messianismo, a divinização e a ascese constituem alternativas ao projeto moderno de conquista da natureza, que as recalcou, e cabe examinar as razões que impediram de ater-se a uma delas e depois como a ideia de um reino do homem garantido pela conquista da natureza se torna ela mesma soberana e conquistadora, mas também como se volta contra si mesma.

brague/2015/0.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki