Página inicial > Logos do Logos > Relato dos Seis Dias: Gn 1,27 – criação do homem

Tradição judaico-cristã

Relato dos Seis Dias: Gn 1,27 – criação do homem

Bíblia

domingo 20 de março de 2022

      

Chouraqui

27 Elohîms crée le glébeux   à sa réplique, à la réplique d’Elohîms, il le crée, mâle et femelle, il les crée.

Nothomb

Gen 1,27 E «Deus  » Criou o Homem   a sua imagem à imagem de «Deus» e o Criou Macho e fêmea os Criou.

A tripla afirmação da Criação do Homem desmente que Deus tenha visualizado, mesmo que por um instante  , de o «fazer», de o «fazer fazer» como as «espécies» e as categorias   que o precedem na cronologia dos Seis dias. (ficando bem entendido que esta cronologia é uma ficção didática e que estas espécies e estas categorias fazem parte da Realidade já Criada na cabeça do Homem, e isso desde o «princípio», antes que o Homem tome plenamente consciência aqui de sua tripla Criação.)

O triplo «Criou» que funda a natureza do Homem se analisa com efeito em três fases, cuja a principal é a primeira. A segunda lhe parece equivalente em francês, mas é um erro  . Em hebreu   o verbo de uma ocupa o lugar do complemento da outra, e vice versa, é como um duplo ao inverso em um espelho  . A segunda reflete portanto a primeira posto que ela vem em seguida. Se na primeira pode se dizer que o Homem é Criado, a princípio a sua revelia, «em si» na imaginação   de Deus, na segunda é «para si» em tomando consciência à maneira de um espelho subitamente iluminado do interior. Enfim a última fase situa o Homem todavia «no exterior de si» na ordem   biológica ao qual não pertence senão por associação.

Encontram-se paralelos destas três fases, marcando os três níveis da natureza do Homem, no segundo relato da Criação, onde esta se denomina «Concepção». Os termos são diferentes mas a hierarquia dos três níveis de importância decrescente (menos em valor   que em profundidade, menos do alto para baixo que do núcleo para casca) é a mesma (Gen 2,7). «Em si», aqui enquanto imagem de Deus, o Homem o é aí enquanto «pó no vento  », «para si», aqui enquanto «espelho», é aí em baixo em sua «consciência de existir». Enfim «ao exterior de si», o é aqui como lá por sua sexualidade não reprodutora, por sua animalidade aparte, fora das espécies.

Souzenelle

Elohim   cria o Adão à sua imagem na imagem de Elohim Ele o cria Macho e fêmea
 
Ele os cria lembrando e contendo o Nome
 
O verbo "criar"
é dito pela terceira vez desde o início do primeiro verso
Diz aqui três vezes
O "Adão" colocado "no ver" está também no mistério da imagem-sombra.
 
O Adão é sopro pelo artigo que o define
(letra   He que, em hebraico, é a sopro)
 
Ele é o Adão porque ele se tornará יהוה
Mãe  , ele se tornará uma esposa casada

Fabre d’Olivet

27. Et LUI, l’Être des êtres, avait créé l’existence   potentielle d’Adam, l’Homme universel  , en son ombre réfléchie ; en son ombre divine il l’avait créé ; et puissance collective, l’avait identifié ensemble mâle et femelle.

LXX

(1:27) και εποιησεν ο θεος τον ανθρωπον κατ εικονα θεου εποιησεν αυτον αρσεν και θηλυ εποιησεν αυτους

Vulgata

(1:27) et creavit Deus hominem ad imaginem suam ad imaginem Dei   creavit illum masculum et feminam creavit eos  


Ver online : Bíblia