Esse profundo pensamento aponta filosoficamente para o Caminho pelo qual os discursos de Heidegger sobre Da-sein, temporalidade e apropriação vão e voltam. Portanto, é razoável traduzir “Dasein” para o chinês como “yuan tsai” (“o ser originário-dependente”) e “Ereignis” como “yuan-ch’i” (“a origem dependente”). E a “relação” de apropriação entre samsara e nirvana é um tanto paralela àquela entre o modo inautêntico de existência do Dasein e o autêntico no Ser e Tempo de Heidegger.
It seems to be a natural tendency (...)
Página inicial > Oriente > Tradição do Buda
Tradição do Buda
-
Zhang (HT:179-184) – Budismo: Não-Eu
26 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro -
Caoomaraswamy (HB:69-71) – Escrituras Budistas
23 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroAs escrituras nas quais as tradições da vida e dos ensinamentos do Buda são preservadas se dividem em duas classes, as do Caminho Estreito (Hnayna) e as do Caminho Largo (Mhyana).
Las escrituras en las que se conservan las tradiciones de la vida y las enseñanzas del Buddha caen en dos categorías, a saber, las de la Vía Estrecha (Hinayana) y las de la Vía Ancha (Mahayana). Aquí trataremos principalmente de la primera, y del conjunto de los textos más antiguos. Los libros que pertenecen a la «Vía (...) -
Coomaraswamy (PVB:72-79) – Gotama: Passagens Autobiograficas
23 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroEu também, monges, antes do meu total despertar, quando era ainda bodhisattva, não totalmente desperto, e pelo fato de que estava sujeito ao nascimento devido ao eu, buscava o que estava igualmente sujeito ao nascimento, etc. Veio-me esta ideia: "Por que, sujeito ao nascimento devido ao eu, busco o que é igualmente sujeito ao nascimento?... etc.
Outrora, meus monges, eu residia em Uruvela, sobre a margem de Neranjara, sob o Banyan dos Cabreiros; foi logo depois de ter alcançado o grande (...) -
Coomaraswamy (HB:69-70) – Budismo, Escrituras e Difusão
15 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroÉ de fato surpreendente que um corpo de doutrina como a budista, com sua ênfase profundamente sobrenatural e até mesmo anti-social, e nas próprias palavras do Buda “difícil de ser entendida por você que tem pontos de vista diferentes, outra tolerância, outros gostos, outras lealdades e outros treinamentos”, possa ter se tornado tão “popular” quanto no ambiente ocidental moderno.
tradutor (?)
Las escrituras en las que se conservan las tradiciones de la vida y las enseñanzas del Buddha caen en dos (...) -
Coomaraswamy (PVB:52-56) – Buda - Si Mesmo e Ego
15 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroTodos os homens sabem por experiência que há "uma coisa na alma, como diz Platão, que os convida a beber e uma coisa que lhes proíbe; uma tem fome e sede, a outra "contabiliza" e cabe a nós decidir qual das duas será soberana, a melhor ou a pior. O "Eu" é o Agathos Daimon; cabe a "mim" obedecer-lhe.
Ary Vasconcelos
Em todos os escritos canônicos do budismo, procurar-se-ia inutilmente a afirmação de que não existe o Eu, nem realidade distinguível do eu empírico que sofre repetidamente a decomposição (...) -
Coomaraswamy (PVB:56-58) – Buda - Purificação
15 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro"A "pureza" não se atinge pela fé, nem a audição, nem o conhecimento, nem a ética, nem a ação: mas ela não se atinge também sem elas (Suttanipata 839); em outros termos, a formação moral é absolutamente indispensável, mas em si ela não traz a perfeição.
Isto nos leva a considerar a doutrina da "pureza do Daimon" (yakkassa suddhi). Não nos importemos com o fato que os gênios possam ser múltiplos, da mesma maneira que outras tradições conhecem uma multiplicidade de outros espíritos além do Espírito; (...) -
Coomaraswamy (PVB:17-19) – Buda - Luta - Liberação
15 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroUm Buda não mais participa de uma categoria; não pode ser comparado com qualquer outro ser; não é mais chamado por um nome; não é mais uma pessoa, é um ser que seria vão querer conhecer pelo nome próprio, e ao qual só poderiam convir epítetos tais como Arahant ("Digno"), Tathagata ("o que veio autenticamente"), Bhagava ("Dispensador") Mahapurisa ("Grande Cidadão), Saccanama ("aquele cujo nome é Verdade"), Anoma ("Insondável"), dos quais nenhum designa um indivíduo.
Nos recessos das florestas o príncipe (...) -
Coomaraswamy (PVB:24-28) – Buda - Mosteiro - Discípulos
15 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroDe outra parte, quando pelo século I de nossa era, sem dúvida, se vai começar a representar Buda sob sua forma humana, deve-se notar que, no seu mais típico aspecto, sua imagem será menos feita à semelhança de um homem que modelada sobre o velho conceito do "Grande Cidadão" (maha-purusha), da "Grande Personalidade", do Homem cósmico, e ela repete bem expressamente o tipo reconhecido da estátua de Yakkha: um Yakkha é um Agathos, Daimon, ou gênio tutelar.
Entretanto, o príncipe-negociante Anatha (...) -
Coomaraswamy (PVB:42-45) – Buda e a questão do "eu"
15 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroSe constatamos que tudo é fluido... constatar-se-á que a individualidade e a falsidade são apenas uma única e mesma coisa...
Ary Vasconcelos
"A alma é vosso maior inimigo" . "Se não tivesse seus empecilhos, quem ousaria dizer "sou eu" . O eu é a raiz, a árvore e os ramos de todos os males de nossa queda . "É impossível captar duas vezes a essência de qualquer coisa mortal.. . num único e mesmo instante ela chega e se dissipa" . Poder-se-ia multiplicar as citações deste gênero. O que menos se sabe, é (...) -
Waldberg (BZ) – O Sofrimento
31 de agosto de 2022, por Cardoso de CastroWALDBERG, Michel. Los Bosques del Zen. Madrid: Espasa, 1978
Realidad del sufrimiento.
Es una locura negar la existencia del sufrimiento, como lo es el resignarse a sufrirlo o el atribuirle engañosas virtudes.
No: sólo es admisible la actitud que exalta estas palabras atribuidas a Buda: «Yo sólo enseño dos cosas: el sufrimiento y la liberación del sufrimiento.»
Pero, ¿por qué se sufre? La respuesta a esta cuestión constituye la primera de las Cuatro Nobles Verdades. Sufrimos, dice Buda, por una (...)