We shall now explain the difference obtaining between a part and a faculty of the soul. One part differs from another by the characteristics of its genus (or, kind); while different faculties may relate to a common genus. That is why Aristotle did not allow that the soul contained parts, though granting that it contained faculties. Indeed, the introduction of a new part changes the nature of the subject, while the diversity of faculties does not alter its unity. Longinus did not allow in (...)
Página inicial > Antiguidade > Aristóteles (384 aC – 322 aC)
Aristóteles (384 aC – 322 aC)
-
Aubenque: phronesis
21 de julho -
4 OF THE DIFFERENCE OF THE PARTS. AND OF THE FACULTIES OF THE SOUL.
24 de março de 2022 -
A psyche em Aristóteles
24 de março de 202220. Aristóteles segue esta teoria no De anima I, 406b-407b e põe-lhe objeções baseado numa série de razões, mas principalmente porque pensa que nela Platão reduziu a alma à extensão (megethos). Para a sua maneira de pensar a kinesis teria de ser movimento circular (ver noesis) de tal maneira que Platão, tal como Demócrito, pôs a alma a mover um corpo por estar ela própria em movimento, em vez de ver que a alma move as coisas por ser a causa final delas e por isso pode dizer-se que origina o movimento (...)
-
O noûs em Aristóteles
24 de março de 20228. O princípio transcendente de Aristóteles é, primeiro e antes de tudo, um «motor», desenvolvido a partir de uma série de argumentos que derivam da natureza da kinesis e da genesis (ver kinoun 7-10) e que Aristóteles, tal como Anaxágoras, escolheu para identificar como um princípio inteligente, o noûs. Mas diferentemente de Anaxágoras, ele está agora perante uma «separação» entre o material e o imaterial e assim tem de recorrer, mesmo no caso desta causa eficiente, à força motriz da causalidade final (ver (...)
-
Aristóteles
24 de março de 2022Escritos na Internet Depósito Internet Archive Exposição elementar de alguns pontos de maior relevo na filosofia de Aristóteles, segundo E. P. Lamana, História da Filosofia, I (tr. cast. por Eudoro de Sousa), pp. 207 e segs.
O maior dos discípulos de Platão foi Aristóteles de Estagiro (384-322 a. C.), que iniciou sua reflexão partindo da crítica da teoria das ideias do seu Mestre. Para A. o ponto mais débil da doutrina é a separação estabelecida entre o mundo das ideias e o mundo sensível. A ideia (...) -
Ferreira dos Santos: A GERAÇÃO E A CORRUPÇÃO NA FILOSOFIA GREGA
24 de março de 2022Excertos de Mário Ferreira dos Santos, «Aristóteles e as Mutações»
Impõe-se caracterizar a posição aristotélica, dentro do pensamento grego, para que se torne melhor compreensível esta obra, cujo valor afirma-se em nossos dias em face dos atuais conhecimentos da física, que é mais aristotélica do que se julgava no século passado, quando a valorização de Demócrito atingira a um nível jamais alcançado.
A posição metafísica de Parmênides fundava-se em grande parte num adágio axiomático para a filosofia grega (...) -
Ferreira dos Santos: Sinopse de conceitos aristotélicos sobre temas físicos
24 de março de 2022Na "Sinopse" que se seguirá, sintetizaremos alguns pensamentos aristotélicos que nos auxiliarão a compreender esta obra, não só sobre o que tratamos, como sobre o que irá Aristóteles tratar neste livro, sempre de grande atualidade.
Sinopse de alguns conceitos fundamentais de Aristóteles sobre temas físicos.
Damos a seguir a sinopse de alguns conceitos que muito auxiliarão a boa inteligência desta obra. Procuraremos sintetizar, tanto quanto possível, as principais ideias, expostas na obra do (...) -
Ferreira dos Santos: O conceito aristotélico de «medida»
24 de março de 2022AS MEDIDAS Medir é uma ação que consiste em dar um valor numérico a um objeto pelo número de vezes que contenha a unidade empregada. A medida quantitativa realiza-se por um metron, como se procede na medida da extensão por uma extensão, que serve de termo da comparação. Compara-se esta extensão com uma extensão menor, e vê-se quantas vezes a primeira contém a segunda. A medida, portanto, implica o homogêneo ao medido. Medem-se homogeneidades. Quando se trata da extensidade, temos as medidas (...)
-
Peters: genesis (Aristóteles)
24 de março de 202212. Tudo isto é, porém, a genesis pré-cósmica, a situação «antes que ouranos se formasse» (ibid. ). As qualidades, juntamente com os seus «poderes» associados (dynameis; ver pathos, paschein), andam à deriva no Receptáculo de maneira caótica (ibid. ). Mas então o nons começa a sua ação e põe ordem no caos ao transformar as qualidades primárias da terra, ar, fogo e água nos quatro corpos primários do mundo sensível (ibid. ), pela identificação de cada um dos «elementos» com um dos sólidos geométricos primários (...)
-
Aristóteles - a alma, forma do corpo
24 de março de 2022Nouvelle traduction pour Internet par sœur Pascale Nau op
L’un des genres de l’Être est, disons-nous, la substance. Mais la substance, c’est, en un premier sens, la matière (ce qui, par soi, n’est pas une chose déterminée) ; en un second sens, c’est la figure et la forme (en vertu de quoi l’on peut parler d’une réalité unique) ; et, en un troisième sens, c’est le composé de la matière et de la forme. Or la matière est puissance, et la forme, réalisation, et ce dernier terme se dit en deux sens : la (...)