Você tem certeza que nós vivemos no mesmo mundo? Não me refiro à natureza, ao mar ou a terra, às plantas e aos animais. Eles não são o problema, nem o espaço sem fim, ou o tempo infinito, o poder inesgotável.
Saliba & Marazzi
Pergunta: Você diz que tudo quanto vê é você mesmo. Também admite que você vê o mundo como o vemos. Aqui está o jornal de hoje com todos os horrores que estão acontecendo. Desde que o mundo é você mesmo, como pode explicar tal mau comportamento?
Maharaj: (...)
Página inicial > Oriente > Nisargadatta Maharaj (1897-1981)
Nisargadatta Maharaj (1897-1981)
-
Nisargadatta (Eu Sou:60) – não se compartilha um mundo
6 de setembro, por Cardoso de Castro -
Nisargadatta (Eu Sou:31) – só percebes manchas...
6 de setembro, por Cardoso de CastroA natureza do espelho perfeito é tal que você não pode vê-lo. Qualquer coisa que veja será necessariamente uma mancha.
Saliba & Marazzi
P: Mas como conhecer a mim mesmo? Para conhecer-me, tenho que estar distante de mim mesmo. Mas o que está distante de mim mesmo não pode ser eu. De modo que parece que não posso conhecer-me, só o que tomo por mim mesmo.
M: Correto. Assim como não pode ver o seu rosto senão apenas como um reflexo no espelho, do mesmo modo só poderá conhecer sua (...) -
Balsekar (DO:1) – Ashtavakra 13-15
11 de setembro de 2022tradução
Tendo declarado em termos inequívocos a Verdade, o guru exorta o discípulo nos seguintes versos a ir mais fundo do que o nível intelectual e permanecer na Verdade:
“Abandone a ilusão de que você é o eu individual junto com todas as automodificações externas e internas, e medite no Atman, a conscientidade imutável e não-dual”. (13)
“Querida criança, há muito você está sujeita aos laços de identificação com o corpo. Corte-os com a espada do Conhecimento e seja feliz.” (14) (...) -
Balsekar (DO:1) – Ashtavakra 9-10
10 de setembro de 2022tradução
Ashtavakra continua:
“Tendo queimado a floresta da ignorância com o fogo da convicção ‘Eu sou o Uno, Conscientidade Pura’, descarte toda a dor e seja feliz. ” (9)
“Você é aquela Conscientidade – Suprema Bem-aventurança – sobre a qual aparece esta manifestação fenomênica, como a ilusão de uma cobra em uma corda. Viva contente." (10)
Nestes dois versos, o sábio imprime em seu discípulo a verdade básica de que tudo o que existe é Conscientidade e, portanto, não há dúvida de (...) -
Balsekar (DO:1) – Ashtavakra 7
10 de setembro de 2022tradução
Ashtavakra continua:
“Você é o único observador e, como tal, você sempre foi livre. Sua única sujeição é que você vê outra pessoa como o observador. ” (7)
O único observador é, naturalmente, a Conscientidade [Consciousness] — a Conscientidade universal — na qual apareceu, como uma rede de ondas no oceano, a totalidade da manifestação fenomenal. A Conscientidade Universal (númeno subjetivo), é, portanto, o único observador (como subjetividade pura) e tudo o mais na (...) -
Balsekar (DO:1) – Ashtavakra 1-5
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro“Meu filho, se você está buscando a liberação, evite os objetos dos sentidos como veneno; e busque perdão, sinceridade, bondade, contentamento e verdade como você buscaria néctar”.
tradução
“Como o conhecimento pode ser adquirido? Como se pode alcançar a liberação? Como pode ocorrer a renúncia?” (1)
A primeira pergunta do discípulo é intensamente significativa para o guru. Diz-lhe o nível geral e o condicionamento do discípulo. Diz-lhe em que ponto da evolução espiritual o (...) -
Robert Powell: Cosmogonia de Nisargadatta
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro“Nossas vidas, em vez de serem vividas por nós como parecemos pensar, na verdade estão sendo vividas para nós como todos os personagens de um sonho...” De: R.S. Balsekar, ponteiros de Nisargadatta Maharaj
tradução
Observe como a atividade mental – que é essencialmente a imaginação – se sobrepõe ao real e assim produz o mundo da multiplicidade. Somente quando a pessoa morre psicologicamente para tudo isso, existe o estado natural sobre o qual Maharaj fala (embora não haja “alguém” que o (...) -
Nisargadatta (CA:) não sou o sentimento de conscientidade [consciousness]
10 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroO princípio do nascimento, a substância química em torno da qual a formação do corpo ocorre, não tem forma ou design e, na verdade, não existia. Aquela coisa inexistente surgiu de repente. Qual é a validade de sua existência? É apenas uma aparição, não pode ser a verdade.
tradução
Questionador: As experiências espirituais que tenho são algo que não deveria ser aí? O que é isto?
Maharaj: É tudo entretenimento. És presente aqui; não é teu corpo o resultado do entretenimento de (...) -
Balsekar (PN:) – Nisargadatta, sobre sofrer
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castrotradução
Uma das visitas naquela manhã, uma dama, ficou muito comovida com a condição de Maharaj e com a maneira como ele estava sentindo sua dor estoicamente. Ela pensou que a dor física poderia ser ainda pior que a morte. Ela não pôde deixar de contar a Maharaj: Senhor, não tenho medo da morte, mas tenho um medo terrível da dor física. Por favor me diga como poderia me livrar desse medo?
Maharaj riu e disse: Receio não poder ajudá-la por aí, mas tenho certeza de que existem muitos (...) -
Nisargadatta (PN:1) – orgulho do sucesso
10 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroSe você se aprofundar no assunto, perceberá que a fonte do corpo — o esperma masculino e o óvulo feminino — é em si a essência do alimento consumido pelos pais; que a forma física é feita e alimentada pelos cinco elementos que constituem o alimento; e também que muitas vezes o corpo de uma criatura se torna o alimento para outra criatura
tradutor(?)
“He trabajado duro y considero que soy en este momento un hombre exitoso. Mentiría si no admitiera que me siento muy satisfecho y, sí, (...)