Página inicial > Antiguidade > Judaico-Cristandade
Judaico-Cristandade
Cristandade não se confunde com Cristianismo. A Cristandade é a graça da libertação no advento da “liberdade dos filhos de Deus ” (Rm 8,21). O Cristianismo vive da Cristandade para organizar e impor padrões fixos de comportamento nas ordens, nos rituais, nas respostas. Embora sempre convivam no empenho de um mesmo envio histórico, Cristandade e Cristianismo não se integram nem se abraçam para, sempre em todos os planos e em todas as épocas. Mas, em qualquer tempo e lugar, a Cristandade é e tem sido a caminhada da “libertação da verdade ” de Deus nas chegadas históricas. Apesar de seguir a Cristandade, nem sempre o Cristianismo lhe tem acompanhado a libertação. Muitas vezes mesmo, tenta substituí-la por uma liberdade sem verdade. E então o desamparo toma conta e se torna um destino mundial. O niilismo, a morte de Deus e do homem , a pretensão de produzir tudo enchem de decadência os palcos da história. A Cristandade parece sucumbir de todo no Cristianismo, a liberdade parece sufocar a verdade, a instituição parece garrotear a vida e a letra parece matar o espírito . [CARNEIRO LEÃO, Emmanuel, Aprendendo a pensar . Volume II. Petrópolis: Vozes, 1991]
-
Segue-me (Mt 8,18-22; Lc 9,56-62)
13 de agosto, por Cardoso de Castro
O que significa a ordem de Jesus "segue-me"? Que sentido pode ter como injunção através dos tempos? O dito apresenta duas versões até a injunção "segue-me", segundo dois contextos diferentes...
18 Mas Iéshoua vê multidões numerosas à sua volta e ordena que passem para o outro lado. 19 Um Sophér se aproxima e lhe diz: «Rabi, eu te seguirei por onde quer que fores.» 20 Iéshoua lhe diz: «As raposas têm covis, os pássaros do céu, ninhos; mas o filho do homem não tem onde repousar a cabeça.» 21 Outro dos (...)
-
Bodas de Caná
13 de agosto, por Cardoso de Castro
Tomas de Aquino: Catena aurea
Jo 2,1-11
jn.2.1 και [AND] τη [ON THE] ημερα τη [DAY] τριτη [THIRD] γαμος [A MARRIAGE] εγενετο [TOOK PLACE] εν [IN] κανα της [CANA] γαλιλαιας [OF GALILEE,] και [AND] ην [WAS] η [THE] μητηρ του [MOTHER] ιησου [OF JESUS] εκει [THERE.]
jn.2.2 εκληθη δε [AND WAS INVITED] και ο [ALSO] ιησους [JESUS] και οι [AND] μαθηται αυτου [HIS DISCIPLES] εις [TO] τον [THE] γαμον [MARRIAGE.]
jn.2.3 και [AND] υστερησαντος [BEING DEFICIENT] οινου [OF WINE] λεγει [SAYS] η [THE] μητηρ του [MOTHER] ιησου [OF JESUS] προς [TO] αυτον (...)
-
Logia Jesus: Autoridade (Mt 21,23-27; Mc 11,27-33; Lc 20,1-8)
12 de agosto, por Cardoso de Castro
Quem é aquele então cujas palavras sobre si mesmo, em ruptura com tudo o que sabemos do mundo, permanecem inconcebíveis sob a luz deste último? Uma única resposta: é com a condição de escapar, com efeito, às estruturas fenomenológicas do mundo que Cristo pode dizer de si tudo o que diz. [Michel Henry, tr. Carlos Nougué]
Lc 20,1-8
lk.20.1 και [AND] εγενετο [IT CAME TO PASS] εν [ON] μια των [ONE] ημερων εκεινων [OF THOSE DAYS,] διδασκοντος [AS WAS TEACHING] αυτου [HE] τον [THE] λαον [PEOPLE] εν [IN] τω [THE] (...)
-
Logia Jesus: Renúncia (Mt 16,24-28; Mc 8,34-38; Lc 9,23-27; Lc 14,33)
12 de agosto, por Cardoso de Castro
Dos dois “si mesmos” do homem, os dois Atmans dos textos indianos, aquele que era conhecido pelo nome de Fulano de Tal deve matar a si próprio para que o outro esteja livre de todos os fardos — “livre como a Divindade em sua não-existência”. [AKC]
Tomas de Aquino: Lucas IX, Lucas XIV
Mt 16,24-28
mt.16.24 τοτε ο [THEN] ιησους [JESUS] ειπεν τοις [SAID] μαθηταις αυτου [TO HIS DISCIPLES,] ει [IF] τις [ANY ONE] θελει [DESIRES] οπισω [AFTER] μου [ME] ελθειν [TO COME,] απαρνησασθω [LET HIM DENY] εαυτον [HIMSELF,] και (...)
-
Couliano : Hénoch
2 de agosto, por Cardoso de Castro
Extraits de PSYCHANODIA, de Ioan Couliano
Les informations de la Genèse 5,18-24 sur Hénoch ont créé une riche série d’interprétations légendaires autour de la figure mystérieuse du patriarche ravi par Dieu. Il est capable de monter aux cieux pour apprendre les secrets astronomiques, pour contempler le monde divin et s’informer sur la venue du Sauveur et la fin des temps. Il est dépositaire de toutes les doctrines secrètes, instruit de tout ce qui se passe sur la terre et dans les cieux, dans le (...)
-
Mopsik (LHE): Enoque
2 de agosto, por Cardoso de Castro
Dois versos apenas do Gênesis suscitam desde muito tempo uma legítima emoção junto aos teólogos preocupados com a coerência da história santa. O capítulo 3 do livro do Gênesis expõe o processo que levou o homem para fora do Paraíso e introduziu a morte. Desde então, os profetas anunciaram e prometeram uma redenção para o final dos tempos e o retorno escatológico ao estado de Adão antes do pecado. Para os cristãos esta redenção já foi aportada pelo Cristo, a partir do qual é possível ao homem recuperar sua (...)
-
Nothomb: Criar
27 de julho, por Cardoso de Castro
CRIAR
Para distinguir notadamente o “criar” divino, Nothomb sempre que utiliza este verbo o faz com a primeira letra maiúscula, denotando uma obra exclusiva do Criador, e assim seguindo de perto o sentido do verbo hebreu ‘BR do qual só Deus pode ser o sujeito. Mas que quer dizer “Criar”, como já se menciona no RELATO DOS SEIS DIAS na abertura da “Criação”?
Interessante verificar que nas traduções, o verbo “criar” neste RELATO é pouco frequente. Diz-se “Deus disse”, “Deus fez”, “Deus fez crescer”. “Deus (...)
-
Eva - Serpente - Maçã
25 de julho, por Cardoso de Castro
Paul Nothomb
A serpente do Paraíso é introduzida no relato sem outro preâmbulo que seu qualificativo, idêntico àquele atribuído no versículo precedente ao casal híbrido. Astuta, maliciosa (aroum em hebreu). Como o Adão e sua mulher “fazia malícia”, se cria astuciosa em suas adivinhações. Seu nome significa “adivinhar”. Ela não figura o espírito do mal. Mas o espírito lógico dos membros do casal, mutilada como ele. Pois se sempre estão no jardim, seu entendimento está reduzido àquele do “animal” que Adão se (...)
-
Nothomb: Isha (Eva)
24 de julho, por Cardoso de Castro
Bem entendido, teoricamente, se se tomam estes relatos por descrições, resenhas «realistas», se se comete, em lendo-os, o erro dos pintores religiosos, que quiseram reproduzir ou imaginar as cenas «como se aí se estivesse», se poderia me objetar que o Homem que se exprime aqui no discurso direto não está ao corrente da narração que precede seu propósito, e não sabe que ela empregou antes dele no texto a palavra ‘(SH) H, e que esta coincidência prova simplesmente que significa nos dois casos «mulher» como (...)
-
Nothomb Enoque
24 de julho, por Cardoso de Castro
Um evadido salva a honra do Homem de entre os resignados. Na genealogia sethista (), Enoque não é o filho de mas o bis-bis-neto de Seth. Ele tem quatro gerações antes dele. Sua notícia biográfica começa como aquela de seus ancestrais. Mas no anúncio de seu filho mais velho, se adiciona uma informação que não concerne mais exclusivamente seu estado civil. É dito que depois do nascimento de seu filho , que teve aos sessenta e cinco anos, Enoque, “andou com os deuses” trezentos anos. O que não o (...)