Página inicial > Antiguidade > Estoicismo (séc. III aC)
Estoicismo (séc. III aC)
-
McEvilley (SAT:626-630) – Estoicismo: estratégias mentais
9 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
Os estoicos eram mais orientados para a ação — eles queriam governar, como Platão também queria — e, portanto, "não se moveram da tese ... de que o conhecimento infalível do mundo é possível".
A psicologia estoica foi escrita principalmente por Crisipo, cujas obras praticamente todas se perderam. Há, consequentemente, uma incerteza considerável sobre muitos dos detalhes, especialmente a natureza aparentemente complexa daquele estágio do processo que Crisipo chamou de horme ou impulso.
Todo ato e (...)
-
McEvilley (SAT:623-626) – Estoicismo: a ética naturalista
28 de março de 2022, por Cardoso de Castro
De acordo com o conceito estoico de harmonia cósmica, o objetivo ético é harmonizar os padrões de desejo e aversão de alguém com o fluxo real de eventos que estão fora de nosso controle ou com a natureza.
O senso estoico de valores éticos foi derivado intimamente do cínico e apresentava os ideais cínicos de apatheia, “não reatividade”, e autarkeia, “autogoverno”. Novamente, há uma semelhança pronunciada com Epicuro, que ensinou que, como os eventos estão fora do controle, as emoções devem estar fora de (...)