Os nomes divinos são o conceito mais importante a ser encontrado nas obras de Ibn Arabi. Tudo, divino ou cósmico, está relacionado com eles. Nem a Essência Divina nem a criatura mais insignificante do cosmos podem ser compreendidas sem referência a elas. É verdade que a Essência é desconhecida em si mesma, mas é precisamente a Essência que é nomeada pelos nomes. Não há duas realidades, Essência e nome, mas uma única realidade – a Essência — que é chamada por um nome específico em um determinado contexto e (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Chittick / William Chittick
Chittick / William Chittick
William C. Chittick (1943)
Professor da State University of New York (SUNY) com trabalhos publicados sobre Rumi e sobre Ibn Arabi , a quem vem dedicando seus estudos mais recentes. Empreendeu juntamente com Michel Chodkiewicz a tradução da obra mestre de Ibn Arabi, Revelações de Meca.
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
Matérias
-
Chittick (SPK:1.1) – Os Atributos Divinos (Ibn Arabi)
4 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro -
Chittick & Wilson (Iraqi:6-9) – a unicidade do ser
5 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroEm suma, por sua própria natureza, o Ser Ilimitado possui todas as possibilidades de Automanifestação (zuhur, tajalli). Por sua própria natureza Ele é Vivente e tem Conhecimento, Poder, Vontade, Audição, Visão, Fala. Pode assumir a entificação que é representada por cada “possível existente” (mumkin), cada criatura, cada coisa.
“Ser” é aquilo que, por sua própria natureza, é. Não pode não ser. Quanto ao que exatamente significa esse termo “ser”, por um lado, seu significado é auto-evidente e, por outro, é (...) -
Chittick (SPL:33-35) – o ego e o intelecto
3 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroPor sua própria natureza, o espírito possui a faculdade de discernimento, que é conhecida como "intelecto". As diferenças de níveis espirituais entre os seres humanos derivam em grande parte dos diferentes graus em que a luz do intelecto penetra o véu do ego.
Rumi muitas vezes se refere ao espírito animal pelos termos nafs, que é mais comumente traduzido em inglês como "alma" ou "eu". Em árabe e persa, o termo nafs às vezes é sinônimo dos termos ruh ou jan, ou seja, "espírito". O próprio Rumi (...) -
Ibn Arabi (Fusus): Enoque
2 de agosto de 2022, por Cardoso de CastroSantidade = qadasa = estar muito distanciado Distanciamento de Deus dos embaraços do Cosmos Transcendência - elevação elevação de posição: atividade pela alma elevação de grau: conhecimento do espírito Teoria mística do número Relação da Natureza cósmica com Deus Pai-Filho Adão-Eva Nomes divinos
tradução desde Burckhart (extrato)
...Um dos Nomes de perfeição de Deus é o Elevado (al-’ali). Mas em relação a que é Ele elevado, pois não há nada aí senão Ele tão-somente? [As existências relativas não podendo ser (...) -
Rumi (Chittick:21-23) – o sentido e a forma
1º de outubro de 2022, por Cardoso de CastroO mundo é pó, e no pó escondem-se o varredor e a vassoura. (Diwan-i Shams-i Tabrizi 13164)
tradução (português)
As pessoas olham para as causas secundárias e pensam que elas são a origem de tudo o que acontece. Mas foi revelado aos santos que as causas secundárias não passam de um véu. (Fihi ma fihi 68/80)
Essas causas secundárias são véus sobre os olhos, pois nem todo olho é digno de ver Sua habilidade. É preciso ter um olho que atravesse as causas secundárias e rompa todos os véus, A fim de que possa (...) -
Chittick (SPL:19-23) – a forma e o sentido
1º de outubro de 2022, por Cardoso de CastroO mundo então é forma, ou coleção de uma miríade de formas. Por sua própria natureza, cada forma exibe seu próprio significado, que é sua realidade com Deus. É tarefa do homem não ser enganado pela forma. Ele deve entender que a forma não existe por si mesma, mas manifesta um significado acima e além de si mesma.
tradução (português)
Rumi não tem nada além de pena e desdém por aqueles que olham para o mundo ao redor e dentro de si e não entendem que o que estão vendo é um véu sobre a realidade. O mundo é (...) -
Chittick (SPL:30-33) – os níveis de espírito
3 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroInteriormente Tu és o Espírito do espírito do espírito do espírito, exteriormente o Sol do sol! (D 28789)
A oposição entre corpo e espírito dificilmente é tão simples e direta como pode parecer à primeira vista. Vimos que sentido tem mais de um nível e que somente em última análise pode ser identificado com o próprio Deus. Assim, os níveis intermediários de sentido são elevados e "sutis" (latif) em relação às formas e corpos, mas "grosseiros" (kathif) em relação a Deus.
Assim como esses corpos são (...) -
Ibn Arabi (Fusus): Seth
2 de agosto de 2022, por Cardoso de CastroTópicos Doação e favorecimento divinos Latência Predisposição Possibilidade de se conhecer sua própria predisposição Funções respectivas do Selo dos Santos e do Selo dos Apóstolos (v. Chodkiewicz (SS) – Apresentação da obra)
tradução desde Burckhardt
Saiba que os dons e os favores (de Deus), que se prodigalizam neste mundo por intermédio das criaturas ou sem sua intermediação, se distinguem, para os homens de gosto espiritual (adh-dhawq), em dons essenciais (como o Conhecimento imediato) e em dons que (...) -
Chittick (SPK:1.1) – Como posso “des-encobrir” Deus? (Ibn Arabi)
4 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroA famosa expressão “Unicidade do Ser” ou “Unidade da Existência” (wahdat al-wujud), que representaria a posição doutrinal de Ibn Arabi e sua escola, pode também ser traduzida por “Unicidade” ou “Unidade do Des-encobrimento”. A proposição de Ibn Arabi não é somente metafísica e também ontológica, mas ainda mais dirigida para uma experiência do Ser de Deus, um saborear (dhawq) do Ser, este des-encobrimento que é tanto perceber quanto ser o que verdadeiramente é. Todo instante na vida, neste mundo e por toda (...)
-
Chittick (SPK:1.1) – Dinâmica Cósmica (Ibn Arabi)
4 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroA natureza evanescente e mutável da existência, ou o cosmos como criação sempre renovada e auto-des-cerramento divino nunca repetido, é evocada por um dos nomes mais conhecidos de Ibn Arabi para a substância do universo, o “Sopro do Todo misericordioso” (nafas al-rahman). Deus expira, e enquanto respira, Ele fala. Mas somente Seu Discurso é eterno, não Suas palavras faladas como palavras. Cada palavra aparece por um instante apenas para desaparecer do cosmos criado para sempre (embora permaneça (...)
-
Chittick (SPL:27-30) – o espírito
3 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroRumi costuma discutir o espírito do ponto de vista de sua relação com outras realidades. Suas inúmeras referências à conexão do espírito com o corpo esclarecem bastante a natureza de ambos. Como Rumi gosta de apontar, "As coisas se tornam claras através de seus opostos".
A forma externa do mundo e de tudo dentro dele manifesta um sentido oculto. A forma humana não é exceção.
Primeiro eles fazem ou compram uma tenda, depois trazem o turcomano como convidado. Saiba que sua forma é a tenda e seu sentido (...) -
Chittick (SPK:1.1) – Os Atos Divinos (Ibn Arabi)
4 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroTudo outro que Deus é Não Ele, o que significa que tudo outro que Deus é não Realidade, não Ser, não Des-encobrir, não Conhecimento, não Poder, etc. No entanto, nós “des-encobrimos” os efeitos desses atributos nas coisas existentes, e isso nos permite saber que Ele é presente.
O termo “atos” tem muitos sinônimos que Ibn Arabi costuma empregar, embora cada sinônimo tenha suas próprias conotações e nuances que só podem ficar claras quando explicadas em detalhes e empregadas no contexto. Os atos são (...) -
Chittick & Wilson (Iraqi) – A filosofia mística dos instantâneos divinos
4 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroA originalidade de Iraqi, então, é que ele segue Ghazzali ao chamar a Realidade Suprema de “Amor”, e assim ele negligencia a terminologia relativa à discussão do Ser preferida pela maioria dos outros membros da escola de Ibn Arabi. Ao mesmo tempo, quase tudo o que ele diz sobre o Amor – para não falar do Amor enquanto Ser – deriva dos ensinamentos de seu mestre, Qunawi. Mas em nenhum lugar seu mestre, nem qualquer um dos outros seguidores de Ibn Arabi, consegue apresentar uma discussão sobre o Amor (...)
-
Dagli (RW): ayn - identidade
21 de agosto de 2022, por Cardoso de CastroCaner K. Dagli: THE RINGSTONES OF WISDOM; veja
O termo ayn é um dos termos mais desafiadores de traduzir na metafísica de Ibn Arabi, possuindo diversos significados únicos, ocupando um lugar de extrema importância, e ocorrendo com grande frequência através do texto. Entre seus vários significados lexicográficos estão "nascente", "olho", "fonte", "quintessência", "essência", além de ser usado para expressar o significado de identidade, quando se diz "a coisa ela mesma", ou "isto é idêntico àquilo". (...) -
Chittick (SPK:1.1) – O Macrocosmo (Ibn Arabi)
4 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroTodos os termos básicos que Ibn Arabi emprega para descrever a estrutura do cosmos devem ser vistos em termos relativos. Quando dizemos que existem ‘dois’ tipos básicos de existentes, os feitos de luz e os feitos de barro, isso significa que a pura luz criada e o barro puro são, relativamente falando, dois polos cósmicos. Entre eles, todas as coisas existentes no cosmos estão dispostas de acordo com qualquer atributo que se queira levar em conta.
Para obter uma visão geral do sistema de Ibn (...)
Notas
- al-mana
- Chittick (SPK:1.1) – Mundos e Presenças
- Chittick (SPK:1.1) – O Microcosmo (Ibn Arabi)
- Chittick (SPK:1.1) – Presença Divina (Ibn Arabi)
- Chittick (SPK:1.1) – retorno a Deus (Ibn Arabi)
- Chittick (SPK:1.1) – Ser e não-existência (I)
- Chittick (SPK:1.1) – Ser e não-existência (II)
- Chittick (SPL:194) – Amor (Rumi)