Jean Laurent: Pinheiro de Natal, traduzido de Études Traditionnelles 482, 1983
Sempre verde, mesmo no solstício de inverno o pinheiro representa a celebração da vida que mesmo no mais frio e mais escuro período do ano exibe esta vida. Acredita-se que a adoção do pinheiro de Natal esteja conectado com uma festa pagã relativa ao deus Attis, cujo festival incluía a decoração de um pinheiro; embora se dê preferência à combinação de dois costumes: o romano de decorar as casas com verdes nas Calendas de (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Études Traditionnelles
Études Traditionnelles
Matérias
-
Jean Laurent (ET:1983) – Árvore de Natal
23 de dezembro de 2022, por Cardoso de Castro -
Demariaux – DO TAO AOS DEZ MIL SERES
2 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroJean-Christophe Demariaux. Tradicionalista, estudioso da Tradição Chinesa, e colaborador da conceituada revista "Études Traditionnelles".
Resumo de seu ensaio "DO TAO AOS DEZ MIL SERES" na revista Études Traditionnelles n. 491, março de 1986.
Em prelúdio a este estudo é indispensável apresentar as passagens mais características do Tao-te king, do Tchouang-tseu e do Lao Tzu. Tao-te king Havia algo de indiviso antes da formação do céu e da terra... Não conhecendo seu nome (ming) denomino-o Tao. (XXV) (...) -
Burckhardt (EI) – Sufismo e Misticismo
28 de março de 2022Traduzido de "Esoterismo islámico. Introducción a las doctrinas esotéricas del Islam"
Os manuais científicos definem, habitualmente, o sufismo como "misticismo muçulmano". Adotaríamos de bom grado o epíteto de "místico" para designar o que distingue o sufismo da religião islâmica comum, se este termo fosse entendido ainda no sentido em que o empregavam os Padres gregos e os que continuam sua linha espiritual, ou seja, para designar o que tem relação com o conhecimento dos "mistérios". Mas a (...) -
Bonnet Mim-Ele
28 de março de 2022Traduzido de seu ensaio na revista "Études Traditionnelles" n.477. MIM-ELE «Mas ele lhes disse: Sou eu; não temais.» (Jo 6,20)
A Vulgata que traduz literalmente o texto grego diz: «Ego sum»: «Eu sou»
Da mesma forma:
«Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados» (Jo 8,24). «Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, (...) -
Burckhardt Arte Islamica
28 de março de 2022GENERALIDADES SOBRE EL ARTE MUSULMÁN Artículo publicado originalmente en Études Traditionnelles, marzo de 1947, y posteriormente incluido en Aperçus sur la connaissance sacrée, Milano, Archè, 1987.
1
El arte musulmán está, en muy amplia medida, determinado por el rechazo de las imágenes, especialmente de las imágenes escultóricas (NA: en cuanto al arte cristiano, señalemos aquí que sus fundamentos espirituales se hallan en la doctrina de las jerarquías celestes y eclesiásticas de san Dionisio el (...)