QUIEN SE CONOCE A SÍ MISMO, CONOCE A SU SEÑOR
1
El conocimiento más profundo de sí mismo es la toma de consciencia integral de la esencia supraindividual del alma; esta esencia es idéntica al «Sí mismo» que abarca toda realidad. El conocimiento de la Esencia implica para la consciencia su totalización o «ipseificación»: es la transformación espiritual del conocimiento distintivo y fragmentario del «yo» en la Consciencia una e infinita del «Sí mismo», de la Ipseidad suprema. El «yo» es al «Sí mismo» lo (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Schaya / Leo Schaya
Schaya / Leo Schaya
Léo Schaya (1916-1985) perenialista suíço, judeu de origem. Contribuidor assíduo dos Études Traditionnelles.
REFERÊNCIA: WORLD WISDOM
Tradicionalista, amigo e correspondente de Frithjof Schuon , nascido na Basileia de uma família hassídica em 1916. Estudioso da Qabbalah e do Sufismo, especialista em religiões e misticismo ; foi escritor e editor. Dirigiu a consagrada revista Etudes Traditionelles de 1977 a 1984, fundando em seguida outra revista importante "Connaissance des Religions". Em seus escritos defende a unidade e universalidade das Revelações divinas, confrontando em particular a tradição mística hebraica e islâmica. Morreu em sua casa em Nancy-França em 1985.
DESTAQUES:
- L’homme et l’absolu selon la kabbale
- La doctrine soufique de l’unité / La doctrina sufi de la unidad
- Naissance à l’esprit
- La Création en Dieu
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
Matérias
-
Schaya (DSU) – Quem se conhece a si mesmo...
7 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro -
Schaya (CD:493-496) – Seth
8 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroDe acordo com a Cabala (cf. Zohar, I, 54 a-55 a), Caim encarna o mal, Abel o bem, e Seth a própria Vida divina.
O pecado original do homem repercutiu em toda a esfera da existência humana. Sendo o centro, o mediador, o "rei" de seu mundo, o homem causou por sua própria culpa uma mudança completa em seu estado terreno, sua própria queda para um estado inferior, tanto análogo quanto inverso ou caído em relação ao estado paradisíaco. O ato de união de Adão e Eva no "conhecimento do bem e do mal", (...) -
Schaya (CD:499-501) – Ascensão da Alma
5 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroO ser humano se reveste da substância respectiva dos mundos que percorre, entre outras, por conseguinte, da substância edênica e etérea, que é a intermediária entre a substância celeste, sutil e “fluida” da alma e da matéria grosseira, opaca ou “sólida” do corpo terrestre.
Qualquer que seja o destino póstumo da alma humana, ela atravessa, depois de ter deixado seu corpo de carne, — como antes de sua vinda ao mundo, — o degrau cósmico correspondendo ao Paraíso terrestre. Ela passa por este degrau sendo (...) -
Schaya (Cabala:58-62) – Malkouth
28 de março de 2022, por Cardoso de CastroÉ assim que todas as Sephiroth «descem» de Kether, em uma co-emanação e cooperação perfeita, para se concentrar finalmente em Malkouth e se manifestar, por Ela, em modo cósmico.
A Tri-Unidade suprema e misteriosa, chamada Mi («Quem?»: o Suprainteligível), é o «Objeto» real das investigações (espirituais); e depois que o homem fez investigações, depois que se esforçou em meditar e de subir até o extremo limite do conhecimento, ele acabou por (descer e) parar em Mah («O que? »: o ininteligível). «Que é que» (...) -
Schaya (CD:502-504) – Corpo Etéreo
5 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroA tradição cristã prolonga a doutrina judaica do corpo etéreo, idêntico ao “Corpo de Ressurreição” — entendido, seja no sentido de sua realização imediata, seja no sentido escatológico —.
A existência do corpo etéreo é atestada também por outras tradições do Oriente e do Ocidente, ao mesmo tempo que a realidade do intermundo paradisíaco correspondendo a este corpo primordial e perfeito. Encontra-se aí em presença de um dado tradicional unânime que, à maneira de seu conteúdo, é de natureza primordial: ela (...) -
Schaya (CD:496-499) – Corpo Paradisíaco
5 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroO espírito não experimenta verdadeira alegria senão revestido do corpo paradisíaco; nele, ele se repousa e se move, e contempla sem cessar os Mistérios supremos que não poderia penetrar e assimilar, estando envelopado do corpo terrestre.
O que acabamos de explicar vale, mutatis mutandis, para os fiéis de todas as religiões ou tradições autênticas. Ao separar o homem dos quatro elementos corporais e suas causas sutis, que são os elementos psíquicos, Deus recolhe toda a diferenciação individual do ser (...) -
Schaya (DSU:25-27) – al-Wujud (Ser)
2 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroPara o sufi, o mundo fenomenal não tem realidade, que não seja a única Realidade de Deus. "Sua Unidade não tem associado" (wahdahu la sharika lahu); só a ignorância lhe atribui uma "alteridade". A ignorância é a possibilidade ininteligível ou "inexplicável" da Onipossibilidade divina; Ele «vela» o único Verdadeiro embora eternamente «apagando» a si mesmo em Seu conhecimento. Devido à nossa identificação com a ignorância, que esconde nossa Essência divina, acreditamos existir fora do único Real. Mas não (...)
-
Schaya (Cabala:129-133) – Humano na Cabala
7 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroO que é então o homem? É feito de pele, de carne, de ossos e de nervos? Não, é a alma que constitui realmente o homem; a pele, a carne, os ossos e os nervos só formam seu envelope, seu “hábito”, mas não são de modo algum o homem ele mesmo.
Metatron é Deus em Ato; é por isso que a Tradição o designa como "pequeno YHVH", a Manifestação universal do transcendente "grande YHVH", ou mesmo como o divino "Príncipe da Face" (Sar ha-Panim), a primeira Revelação da Schekhinah. Ele é o “Anjo” ou o “Enviado” (Malakh) (...) -
Abade Stéphane – Interpretação Metafísica da Trindade
7 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroLas tres interpretaciones de la Trinidad dadas por F. Schuon (Comprender el Islam) pueden obtenerse por transposición metafísica del dogma cristiano, bien a partir de las Hipóstasis , o bien a partir de las Procesiones divinas, por medio de un conjunto de correspondencias analógicas o de «identificaciones misteriosas» entre los elementos de las tres «representaciones». En el caso de las Hipóstasis, la base de la analogía será la «determinación»; en el caso de las Procesiones divinas, será la (...)
-
Schaya (Cabala:46-51) – Hesed-Din / Graça-Rigor
6 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroHesed é o Amor de Deus, que criou o mundo em precedendo Seu Rigor, Din.
O primeiro «traço» que aparece na «Pequena Face» de Deus, é Hesed, Sua «Graça». «Hesed» vem (qualitativamente) do lado do Pai (Hokhmah)», mas hierarquicamente do lado da «Mãe», Binah. O Fluxo infinito e indistinto de pura Beatitude, Hokhmah, não permanece o que é senão no seio da Tri-Unidade Suprema, onde vai — simbolicamente falando — de Face à Face divinas, sem sofrer qualquer modificação. Quando sai da «Grande Face» para engendrar a (...) -
Schaya (Cabala:51-55) – Tiphereth
7 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroTiphereth é a Sephirah mediadora por excelência, o «Coração» de Deus ou Sua «Misericórdia» (Rahamim) que abarca e fusiona tudo o que, no Mundo da Emanação, se encontra «no alto» e «em baixo», «à direita» e «à esquerda».
Tiphereth, a «Beleza» de Deus, é Sua Unidade infinita, enquanto Ela Se revela como Plenitude e Harmonia beatíficas de todas Suas Possibilidades. Ao passo que estas residem em Kether em sua Identidade suprema, em Tiphereth elas aparecem como tantos Arquétipos particulares, dos quais cada reúne-se (...) -
Schaya (Cabala:36-39) – Kether - Coroa
6 de novembro de 2022, por Cardoso de CastroKether, o único Real, por um lado, permanece oculto nEle mesmo, em Sua Transcendência absoluta, e por outro, Se manifesta como Imanência incriada, no seio de Seu próprio reflexo transitório: a criação.
Kether, a “Coroa” — denominada também Kether elyon, a “Coroa suprema” entre todas as “Coroas” divinas, Sephiroth, ou Princípios universais — é a Toda-Realidade incriada e infinita de Deus. Nada Dele está fora; o nada não existe, pois se existisse, não seria mais nada, mas realidade de sua Realidade.
Kether, (...) -
Schaya (Criação:419-423) – Jardim do Éden
28 de março de 2022, por Cardoso de CastroDepois de ter descrito a gênese do “Homem do alto”, — gênese em Deus, em seguida no céu — passamos agora àquela do “homem de baixo”, nascido desta terra paradisíaca que está repleta e inundada da Divindade imanente até parecer se confundir com Ela.
Ora, entre o “Mundo da Formação” celeste e nosso “Mundo do Fato” terrestre se situa o paraíso terrestre que, em seu aspecto primordial, é o Éden e a respeito do qual nos encontramos em um estado de queda, de inversão, de imperfeição. O paraíso terrestre está (...)
Notas
- Bíblia das Origens – Gênesis - Dia 1 (Gn 1,1-5)
- Bíblia das Origens – Gênesis - Dia 2 (Gn 1,6-8)
- Relato dos Seis Dias: Gn 1,1 – No princípio...
- Schaya (Cabala:20-22) – Oração de Elias
- Schaya (CD:374-376) – Gênesis - Dia 7 (Gn 2,1-3)
- Segundo Relato: Gn 2,10-14 – Rios do Éden
- Segundo Relato: Gn 2,15 – Adam posto no jardim do Éden
- Segundo Relato: Gn 2,18 – uma ajuda para Adão não ser só
- Segundo Relato: Gn 2,19 – concepção dos animais
- Segundo Relato: Gn 2,20 – nomear animais, não os reconhecendo como ajuda
- Segundo Relato: Gn 2,23 – substância da minha substância
- Segundo Relato: Gn 2,24 – abandonar pai e mãe
- Segundo Relato: Gn 2,6 – vapor eleva-se da adama
- Segundo Relato: Gn 2,7 – sopro nas narinas, alento de vida de Adão
- Segundo Relato: Gn 2,8 – Jardim do Éden
- Segundo Relato: Gn 2,9 – Deus fez crescer árvores no Éden
- Shaya (Cabala:13-15) – Torah